Marca pessoal e IA, a última fronteira para agentes imobiliários

Ainda em Nova Iorque e depois de três dias intensos num dos maiores eventos internacionais para o setor da mediação imobiliária, o INMAN Connect, posso concluir que a tecnologia está cada vez mais acessível a todos os agentes imobiliários profissionais que a queiram abraçar como uma ferramenta democratizada e primordial para apoiar a sua ação estratégica, operação e muito importante, a sua marca pessoal.

Uma das frases que mais me marcou neste evento foi que os consumidores, compradores e vendedores adoram os seus agentes, mas detestam a atividade e mesmo marcas que estes representam. Afinal, querem ser abordados, acompanhados e cuidados por pessoas em toda a jornada de interação e relação.

Esta conclusão aplica-se muito ao mercado norte-americano, mas é uma tendência no mercado português. Um exemplo: muitas das pessoas que me procuram para resolver a sua situação de investimento de compra, venda ou arrendamento residencial e mesmo comercial, não me pedem referência de uma empresa, agência ou marca. Em vez disso, querem saber quem é a pessoa mais indicada, credível e principalmente de confiança que pode ajudá-los a resolver a situação.

A inteligência artificial (IA) é uma conquista extraordinária da tecnologia moderna. É capaz de realizar tarefas complexas e aprimorar diversas áreas do dia-a-dia rotineiro de pessoas e empresas. No entanto, cultiva-se, por receio, a ideia errada de que a IA pode substituir seres humanos obsoletos no mercado de trabalho, eliminando a necessidade de esforço e dedicação individual. Pode substituir seres humanos, claro, mas em tarefas sistemáticas e rotineiras que roubam tempo ao que mais importa, por exemplo, para um agente imobiliário: cultivar relações.

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O poder da marca pessoal

A IA não irá, de todo, substituir o agente imobiliário profissional e relacional, ou seja, que todos os dias se dedica à relação com pessoas. Será apenas uma ajuda preciosa e uma extensão da sua ação e comunicação. E é por isso que a marca pessoal tem assumido uma importância fulcral para quem está neste negócio e a consciência de que deve ser autêntica, cuidada e humanizada.

Vejamos, as pessoas até podem ser atraídas por jornadas de algoritmos, podem até iniciar a conversa com um bot, mas anseiam, em temas mais complexos, falar rapidamente com alguém que o consiga entender e criar empatia com a sua situação, querem falar com um ser humano empático, criativo e com sentido crítico.

Num mundo em que tudo e todos fazem e parecem iguais, a autenticidade e conexão humana é cada vez mais fundamental para subir em conexão. O ChatGPT pode ajudar a construir a sua história, mas não a vai conseguir contar de forma espontânea e autêntica.

É a sua imagem, o seu diálogo direto e as ações que leva a cabo todos os dias que o farão destacar-se. Não é o aparecer e parecer, é o aparecer e ser, mostrar quem realmente é, o que sente, o que faz!

Para isso nada melhor que comunicar em vários canais com presença, com áudio, com vídeo, com fotos e, claro, com conteúdo genuíno e relevante! Para quem? Para um target definido de acordo com a sua aspiração ou especialização como agente imobiliário.

O seu valor reside no que não pode ser replicado. Por isso, o seu trabalho reside na procura do que o faz único e autêntico, na procura da sua marca pessoal.

Aprenda a dar antes de receber com conteúdo relevante e não pago. Seja uma espécie de guardião e curador da informação que transforma e organiza informação em conteúdo relacional, criativo, simples e principalmente percetível para cada um dos seus targets.

Dê informações tratadas e privilegiadas sobre o seu dia-a-dia, a sua especialização, a sua zona ou nicho, as pessoas e locais com quem e onde interage, fale sobre o estilo de vida e benefícios que pode oferecer a quem o procura, fale sobre preferências do seu target atual e aspiracional, fale de quem já ajudou a comprar e vender, e como. Exemplos:

- “Este é o melhor café”

- “Esta é a melhor escola”

- “Estes são os melhores restaurantes”

- “Estes são os locais que ninguém conhece”

- “Estas são as pessoas da zona”

- “Estes são os meus clientes depois da mudança”

O mais contagiante e, por isso, viral em redes sociais são os seus comentários, porque as pessoas valorizam o feedback e percebem que é mesmo você! E é por isso que não se vendem imóveis nas redes socias, vende-se a forma como pode habitar nestes imóveis, vendem-se experiências e prova-se a sua reputação.

A criação de relação é a base deste negócio, e a passagem do contacto do online para o offline para conhecer as pessoas pessoalmente, deverá ser sempre o seu grande objetivo porque…desta forma, é você, com a sua marca pessoal, que conhecerá e saberá intuir sempre melhor sobre o seu cliente e sempre melhor do que qualquer tecnologia ou programa de IA.

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