Seguro de Proteção de Renda: Em que consiste e quem protege

Se é senhorio e tem um imóvel para arrendar ou se é inquilino e tem rendas a pagar, certamente todos os meses tem a preocupação de receber ou de pagar rendas, consoante a sua situação. Em tempos incertos, como estes em que vivemos e que a pandemia veio ainda agravar, pondere o seguro de proteção de rendas. Ambas as partes podem ficar ficar mais descansados, sobretudo em caso de incumprimento.

À primeira vista, arrendar um imóvel pode parecer uma boa alternativa para para ganhar um dinheiro extra, principalmente para quem se encontra ainda a pagar uma casa ou para quem tem várias despesas mensais (por exemplo, um crédito automóvel ou pessoal).

Ainda que pareça bastante positivo, a verdade é que muitos proprietários têm receio de arrendar o seu imóvel, tendo em conta o risco de incumprimento por parte do inquilino.

Nestes casos, com o seguro de proteção de renda pode evitar problemas e proteger-se de situações que podem afetar o equilíbrio financeiro e familiar, quer do senhorio, quer do inquilino.

Em seguida, explicamos em que consiste este seguro e em que situações pode ser importante ter contratado esta proteção.

Leia ainda: Incumprimento no pagamento de rendas: o que fazer?

Seguro de Proteção de Renda: o que é?

Este é um seguro que o inquilino ou o senhorio podem realizar e que visa evitar situações de incumprimento relacionadas com uma quebra inesperada dos rendimentos do primeiro.

A quem se destina este seguro?

O seguro de renda destina-se a inquilinos entre os 18 e os 64 anos, com atividade remunerada.

Senhorio

Para si que é proprietário, pode proporcionar a tranquilidade e segurança de arrendar os seus imóveis com a certeza que os seus rendimentos são protegidos em caso de incumprimento por parte do seu inquilino. Na verdade, este último pode não conseguir pagar a renda por diversos motivos, como por exemplo:

Inquilino

Com o seguro de proteção de renda, fica salvaguardado caso lhe aconteça algum imprevisto, ou seja:

Leia ainda: Sou senhorio, o que ganho com o arredamento acessível?;

Coberturas disponíveis

No que diz respeito às coberturas, tal como já referido, este seguro garante:

Quando é obrigatório fazer o seguro de renda?

Com o arrendamento acessível passaram a ser obrigatórios alguns seguros e, entre eles, encontra-se o seguro de proteção de renda. Assim, este seguro vai garantir a proteção do proprietário e do inquilino durante o tempo de arrendamento, evitando problemas relacionados com o incumprimento.

Vantagens

No que respeita a vantagens, estas parecem ser claras para ambas as partes, sendo que também contribuem para uma boa relação entre senhorio e inquilino, ou seja:

Em suma, seja senhorio ou inquilino, deve assim ponderar ter um seguro de proteção de renda pois salvaguarda qualquer situação de incumprimento relativa ao pagamento de rendas.

Leia ainda: Quanto podem cobrar os senhorios pelo atraso no pagamento de rendas;