Seguro de vida do crédito habitação – A lei protege-o!

Pensa que é obrigado a fazer o seguro de vida na companhia de seguros associada ao seu banco? Não é obrigado. E a lei protege-o de abusos. É certo que pode ter um agravamento ligeiro no spread, mas tal não significa (antes pelo contrário) que não valha a pena ter o seguro de vida noutro lado.

Porque é que olhamos apenas para o spread?

Sabia que há bancos que lhe propõe um seguro de vida que tem o prémio mais de duas a três vezes acima do prémio praticado noutra seguradora? E sabe por que isso acontece? Por dois motivos:

  1. Quando contratamos um crédito habitação somos mal aconselhados e tendemos a olhar apenas para o valor do spread, esquecendo-nos de olhar para todos os custos que teremos de suportar;
  2. Porque alguns bancos acabam por nos levar a crer que não temos alternativa e que se não fizermos o crédito com o seguro naquele banco, mais nenhum banco irá dar o crédito.

Leia ainda: Quando fizer o seu crédito habitação, não olhe só para o spread

Com o Doutor Finanças não tem estes dois riscos

Sim, com o Doutor Finanças irá ter um aconselhamento que lhe garante o melhor spread, muitas vezes sem a necessidade de contratação de diversos produtos financeiros. Mesmo que tenha de o fazer, o Doutor Finanças ajuda-o a ter seguros mais baratos. Para além destas vantagens, terá ainda acesso a diversos bancos – aumenta a taxa de aprovação do seu pedido – e a apoio para tratamento de todas as burocracias.

Leia ainda: Como posso poupar nos meus Seguros de Vida e Multi-riscos?

Conheça o Decreto-Lei que o protege

Em 2009 foi publicado um decreto-lei (222) que define um conjunto de regras na celebração de contratos de seguro quando associados à contratação do crédito habitação. Na prática, o que este decreto visa é impossibilitar o banco de obrigar à contratação de seguros na sua companhia de seguros. Assim, fica possível:

  1. Escolher a seguradora com quem quer trabalhar (atenção que não deverá focar-se apenas no preço no dia da contratação mas também com a evolução ao longo dos anos);
  2. Transferir os seus seguros para outras companhias de seguros se o desejar. Ao longo do contrato poderá encontrar promoções ou companhias mais agressivas e não fica impossibilitado de aproveitar essas benesses a seu favor.

Leia ainda: Como posso transferir o meu crédito habitação?

O que acontece ao seu spread?

Não sendo obrigatório, costuma existir uma bonificação comercial pela contratação do seguro de vida junto do banco. O motivo é muito simples: o banco dá com uma mão para tirar com a outra. É assim a vida comercial. Mas atenção! Na maioria dos casos vale sempre a pena mudar de seguro de vida e sofrer o agravamento do spread, porque o benefício é de facto expressivo, especialmente quanto mais velhos formos.

Ainda acha que é difícil poupar dinheiro?