Chave Móvel Digital: Saiba que serviços públicos estão online

Através da Chave Móvel Digital pode usufruir de vários serviços e assinar documentos sem ter de sair de casa.

Numa altura em que os portugueses se encontram a cumprir o dever de recolhimento domiciliário, a internet ganha cada vez mais importância. Atualmente, é possível fazer quase tudo à distância, sem ter de sair de casa.

Felizmente, a digitalização da economia permite-nos aceder a diversos serviços online a partir de qualquer lugar. Hoje em dia conseguimos realizar uma série de operações e resolver várias questões mais burocráticas de forma cómoda, sem precisarmos de nos deslocar a balcões.

A Chave Móvel Digital é uma ferramenta simples e segura que lhe permite usufruir de vários serviços e assinar documentos sem ter de sair de casa. Só precisa de ter acesso à internet.

Pode usar a chave móvel para aceder a todos os serviços disponíveis no portal de serviços públicos ePortugal.gov.pt. São exemplo:

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Como ativar a Chave Móvel Digital

Para ativar a chave móvel sem sair de casa tem de ter assinatura digital. Muitas pessoas já têm uma vez que a acionaram quando renovaram o cartão de cidadão. Se não tem, precisa de um leitor de cartões para a obter.

Depois precisa do número de contribuinte, senha do Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.

  1. Aceda a autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital;
  2. Clique em Pedido de Chave;
  3. Escolha a opção b) "Através do Portal das Finanças";
  4. Será reencaminhado para o Portal das Finanças, onde deve fazer o login. Só precisa do seu número de contribuinte e da sua senha de acesso;
  5. Autorizar que o Portal das Finanças forneça os seus dados à Chave Móvel Digital;
  6. Criar um novo registo, associando o seu número de telemóvel e o seu e-mail;
  7. Depois, vai receber um código de segurança por SMS, no prazo de cinco minutos e deve inseri-lo onde é pedido;
  8. E, ao fim de cinco dias, irá receber na sua morada uma carta com o PIN.

A partir daí já pode usar a sua Chave Móvel Digital, fazendo a autenticação com o seu e-mail ou número de telefone e o código PIN.

Confirme se assinatura digital está ativa

Há algumas situações em que, apesar de se conseguir pedir e acionar a chave móvel, não se consegue ativar a assinatura dos documentos.

Depois de já ter a chave móvel e o PIN correspondente, aceda ao site autenticacao.gov.pt, faça log in e depois de confirmar os seus dados vai entrar numa zona do site onde tem várias opções do lado esquerdo. Escolha a Chave Móvel Digital e consulte o estado da subscrição da assinatura digital. Se estiver ativo poderá assinar documentos através desta ferramenta. Se estiver inativo terá de o fazer presencialmente nos Espaços Cidadão, Espaços Empresa e nos balcões de atendimento do IRN e da RIAC.

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(Corrige informação sobre a ativação da assinatura digital, que só pode ser feita presencialmente)