Se ainda não ativou a Chave Móvel Digital saiba por que o deve fazer já

Ativar a Chave Móvel Digital é algo muito simples. Esqueça o cartão de cidadão ou o leitor para o chip do cartão de cidadão, porque não precisa de nenhum deles. E, sem sair do seu sofá, pode ativar esta chave que lhe permitirá fazer coisas como renovar documentos e assiná-los. Tudo à distância de alguns cliques. Leia este artigo e saiba como é simples e útil.

A propagação do coronavírus tem levado o Governo e as empresas a tomar medidas de contenção. Entre elas, destacam-se a quarentena voluntária por prevenção de contágio ou a possibilidade de desempenhar o trabalho de forma remota.

Felizmente, a digitalização da economia permite-nos aceder a uma série de serviços online a partir de qualquer lugar. Atualmente conseguimos realizar uma série de operações e resolver várias questões mais burocráticas de forma cómoda, sem precisarmos de nos deslocar a balcões.

A Chave Móvel Digital é uma ferramenta simples e segura que lhe permite usufruir de vários serviços e assinar documentos sem ter de sair de casa. Só precisa de ter acesso à internet.

Leia ainda: Coronavírus - Como será afetado o meu salário se ficar em casa?

Chave Móvel Digital: Já pediu a sua?

A Chave Móvel Digital (CMD) permite, de uma forma simples e segura, aceder a uma série de serviços sem ter de se deslocar presencialmente aos locais. Não precisa sequer do seu cartão de cidadão.

A CMD é, por exemplo, a solução para renovar documentos sem sair de casa, mas o seu potencial não se resume a isto. O processo para fazer o pedido é simples e rápido. Precisa apenas de alguns dados como o número de contribuinte, senha do Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.

Leia ainda: Como ativar a Chave Móvel Digital?

Quais são os benefícios da CMD?

Com a CMD pode tratar de vários assuntos a partir de casa. O processo garante a mesma segurança e eficácia tal como se o fizesse presencialmente.

Já imaginou poder assinar, de forma segura, documentos à distância? Com esta ferramenta, é possível assinar todo o tipo de documentos como contratos de promessa compra e venda, certificados, contratos de serviços, entre outros, a partir de qualquer lugar. É apenas necessário que ambas as partes estejam de acordo na utilização da assinatura digital.

Pode usar a CMD para aceder a todos os serviços disponíveis no portal de serviços públicos ePortugal.gov.pt. São exemplo:

Mas não só, alguns bancos em Portugal também permitem a utilização desta ferramenta para aceder aos seus serviços. São exemplo: a Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco, Millennium BCP e ActivoBank.

Tratar de assuntos como estes - por norma urgentes - e até poder assinar documentos sem ter de se deslocar aos locais é uma realidade. Tirar partido desta opção é um grande benefício, pois vai poupar tempo e, em alguns casos, dinheiro.

Ative já a Chave Móvel Digital. Não tem custos, trata tudo online e vai dar-lhe muito jeito. Leia o artigo Chave Móvel Digital: A solução para renovar documentos sem sair de casa e saiba quão simples é ativar esta ferramenta.

Confirme se assinatura digital está ativa

Há algumas situações em que, apesar de se conseguir pedir e acionar a chave móvel, não se consegue ativar a assinatura dos documentos.

Depois de já ter a chave móvel e o PIN correspondente, aceda ao site autenticacao.gov.pt, entre e faça log in e depois de confirmar os seus dados vai entrar numa zona do site onde tem várias opções do lado esquerdo, escolha a Chave Móvel Digital e consulte o estado da subscrição da assinatura digital. Se estiver ativo poderá assinar documentos através desta ferramenta, Se estiver inativo terá de realizar a ativação presencialmente nos Espaços Cidadão, Espaços Empresa e nos balcões de atendimento do IRN e da RIAC.