Comprar ou arrendar casa? Vantagens e desvantagens

Independentemente da idade, se não vive numa habitação própria, é normal que tenha dúvidas sobre se deve comprar ou arrendar casa. Esta dúvida pode estar relacionada com vários fatores, como os seus rendimentos, as suas poupanças, as suas ambições e desejos, mas também com o seu próprio estilo de vida. Por isso, a forma mais simples de chegar a uma conclusão é analisar os prós e contras de comprar ou arrendar.

Se está indeciso sobre o caminho que deve seguir, fique a conhecer os prós e contras de comprar ou arrendar um imóvel.

Leia ainda: A minha primeira casa: Devo comprar ou arrendar?

Comprar ou arrendar casa: Que vantagens existem em cada uma das opções?

Começando pelas vantagens, tanto a compra como o arrendamento de um imóvel têm os seus benefícios. No entanto, é preciso salientar que os prós e contras podem não ser uma verdade absoluta para todas as pessoas. Afinal, o que pode ser vantajoso para si, não tem de ser obrigatoriamente vantajoso para outra pessoa que tem objetivos de vida diferentes dos seus. E aplica-se o mesmo às desvantagens.

Contudo, existem alguns benefícios incontornáveis em cada uma das alternativas.

Vantagens de comprar casa

Leia ainda: Comprar casa com crédito habitação: O que ter em consideração

Vantagens de alugar uma casa

Tal como acontece com a compra de um imóvel, o aluguer de uma casa também tem as suas vantagens. Por exemplo:

Desvantagens de comprar ou arrendar uma casa

Desvantagens de comprar uma casa

As desvantagens de comprar uma casa estão maioritariamente associadas aos encargos que este investimento implica. Em primeiro lugar, se decidir avançar com a compra de um imóvel através de um crédito habitação, saiba que segundo as normas do Banco de Portugal, o banco não pode financiar a compra do seu imóvel a 100% (a menos que seja um imóvel do banco).

Ou seja, se o valor da aquisição de uma casa for de 180.000 euros e o valor da avaliação 190.000 euros, o banco, no máximo, pode financiar 90% dos 180.000 euros (162.000 euros). Isto quer dizer que precisa de ter em capitais próprios, no mínimo, 18.000 euros para cobrir o valor não financiado.

Depois, além do valor da prestação mensal que fica a pagar (que vai depender do valor de financiamento, taxa de juro e do prazo do contrato), precisa de fazer contas a todos os encargos envolvidos com esta aquisição. Assim, saiba que precisar de pagar:

Além destes encargos, a compra de uma casa implica a manutenção do imóvel e eventuais despesas com obras urgentes que podem surgir. E aqui, pode ter de pagar um valor significativo, caso exista uma intervenção na fachada, renovação da canalização ou do sistema elétrico.

Leia ainda: Quanto dinheiro preciso para comprar uma casa?

Desvantagens de alugar uma casa

Leia ainda: Arrendar casa: Quais os cuidados a ter antes de assinar contrato?