Prospeção na palma das suas mãos

Imagine que ao deslocar-se na sua zona de prospeção, conseguia obter informação de proprietários que estão a vender os imóveis em tempo real, à sua volta, e na palma da sua mão.

Fantástico, certo?

Certo! Até porque, no geral, para quem está na área de mediação imobiliária, o termo prospeção está associado à ação complexa de contactar pessoas para encontrar proprietários de imóveis que queiram ou necessitem de vender a sua casa e, por outro lado, está também associado a um tabu para muitos agentes imobiliários: contacto direto, no terreno e cara a cara...

É importante referir que, para a mediação, a prospeção representa o caminho para a angariação, ou seja, para a assinatura de um contrato de mediação imobiliária que define os grandes objetivos comuns entre proprietário e agente imobiliário que o representa: encontrar interessados, qualificar e obter propostas para concretizar a operação no menor tempo possível e sempre pelo melhor preço.

Prospeção, só online?

Hoje, com cada vez mais alcance, a internet parece ter resolvido a resistência ao tabu da prospeção no terreno. Isto porque existe uma perceção generalizada de que os imóveis disponíveis estão todos online. Basta pesquisar intensivamente os melhores sites generalistas e listar os imóveis que se pretende acompanhar para angariar, ou, no caso do cliente comprador, que se pretende visitar.

Apesar de ser uma forma de prospeção, na minha opinião, não é bem assim, porque esta não pode ser encarada como a única forma de obter informação.

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Quem já fez o caminho sabe

O que começa por parecer uma tarefa fácil, torna-se muitas vezes numa busca complexa e frustrante, pois a informação é muitas vezes duplicada, desatualizada e muito pouco transparente, já para não dizer que, na sua grande maioria, está distribuída por vários interlocutores porque o proprietário (cliente vendedor) prefere trabalhar com Agentes Imobiliários em regime aberto. Ou seja, prefere entregar a sua casa a várias mediadoras para que todas possam promover o seu imóvel ao mesmo tempo.

Provoca-se muito ruído de promoção e muitos desentendimentos, o que leva por vezes ao efeito contrário do desejado, ou seja, a uma venda desacreditada que muitas vezes é feita por um valor mais baixo do que o mercado poderia oferecer, e por vezes, até mais lenta, pois a desconfiança do comprador face à informação cruzada pouco clara tem tendência a aumentar o tempo de decisão.

Resumindo…Não é bom para quem procura, nem é bom para o proprietário, que só depois da sua decisão, é que se apercebe das dores de ter vários interlocutores sem grande compromisso a promover o seu maior bem.

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Liberte-se do tabu da prospeção e comprove resultados no terreno

Na verdade, as melhores oportunidades são as que ainda não foram anunciadas, e é no terreno, ou junto de pessoas que o conhecem bem, que esta informação privilegiada se obtém. Mas para isso, tem de estar no terreno de forma consistente e sistematizar a sua prospeção para que possa medir os seus resultados e comprovar por si o que muitos Agentes já sabem.

Para si, que ainda não passou por este processo, o que afirmei atrás pode ser uma novidade, mas para Agentes Imobiliários Profissionais esta verdade surge com a experiência de quem um dia decidiu fazer prospeção no terreno para conhecer quem vende, ou poderá vir a querer vender a sua casa.

Criando uma presença regular e uma relação consistente através de diálogo com pessoas da zona de posicionamento e prospeção, descobre-se informação preciosa para não só conseguir chegar primeiro como, mais tarde, para saber como negociar a melhor proposta com base na informação que recolhe.

Tem de se fazer prospeção através de vários canais (offline e online), de forma organizada, e principalmente consistente.

A boa notícia é que a tecnologia pode tornar a sua prospeção muito mais fácil e rápida quer seja online, ou no terreno!

Quando se pretende avaliar oferta, recolher dados, comparar e criar um histórico que apoie a sua proposta de valor para um processo de negociação, deve apoiar-se em tecnologia para o ajudar a registar e cruzar:

A novidade é que, hoje, esta tecnologia já pode ser usada em forma de app, na palma da sua mão, e controlada no seu telemóvel para que tenha acesso a toda a informação disponível em tempo real sobre quem vende, ou para registar quem poderá vir a querer vender.

De uma forma fácil, hoje já se pode registar e obter dados em real time no terreno, organizar contactos e informação, bem como comparar dados para elaborar propostas de angariação com vantagem negocial.

Mas o mais importante é que pode medir os seus passos e resultados das ações que planeou de prospeção, e são os resultados que nos incentivam a fazermos sempre mais e melhor.

Boas notícias para os agentes menos organizados e resistentes à prospeção

Faltava apenas a parte mais importante, tornar a atividade de prospeção mais interativa e menos monótona, sem perder a garantia da capacidade de recolha e tratamento de dados.

A proptech Casafari sabia que este ponto era crucial para desbloquear a ação de prospetar e criou o Casafari Go, uma nova funcionalidade dentro da sua aplicação de CRM que promete uma prospeção para agentes imobiliários mais fácil, mais divertida e mais competitiva através de gamificação, para encorajar mais consistência e gerar mais resultados.

A prospeção torna-se num jogo que desperta uma competição saudável entre agentes imobiliários que se podem organizar em grupos dentro da app Casafari Go. Só têm de definir metas, percursos e uma linha de partida, depois é só fazer go e ver o negócio crescer na palma da sua mão!