Novas regras de segurança automóvel: O que muda?

O aumento do número de acidentes e mortes rodoviárias na União Europeia tem vindo a reforçar a necessidade de serem tomadas medidas capazes de contrariar esta tendência. Nesse sentido, foram criadas novas regras de segurança automóvel com o objetivo de tornar as estradas europeias mais seguras e os carros mais inteligentes.

O que diz o novo regulamento europeu?

O novo regulamento europeu está em vigor desde 6 de julho deste ano. Numa primeira fase, aplica-se apenas aos novos modelos de veículos, mas a partir de 7 de julho de 2024 já será aplicado a todos os novos veículos.

Entre julho de 2024 e julho de 2029, serão aos poucos introduzidas novas medidas.

Assim, o regulamento é válido para todos os novos modelos lançados, enquanto os modelos já em comercialização beneficiam de um período de dois anos para adaptação.

De seguida, mostramos as medidas que serão introduzidas de forma gradual e obrigatória até 2029:

Para todos os veículos

Ligeiros e carrinhas

Camiões

As novas regras de segurança automóvel incluem ainda a introdução de dispositivos obrigatórios de assistência ao condutor tendo em vista:

De acordo com a Comissão Europeia, o objetivo é salvar 25 mil vidas e evitar 140 mil ferimentos graves até 2038. A União Europeia quer reduzir o número de acidentes mortais na Europa, e por isso vai obrigar todos os construtores automóveis a instalarem uma grande variedade de equipamentos de segurança.

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Qual a importância das novas medidas de segurança automóvel?

Estas medidas são essenciais para reduzir o número de acidentes e de mortes nas estradas. Isto mesmo nos mostra o Relatório da Comissão Europeia Salvar Vidas: Reforçar a Segurança dos Veículos na UE. Os números mostram-nos que:

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Nova regras de segurança automóvel: O que muda afinal nos carros? 

Entre as novas regras de segurança automóvel, há umas que são obrigatórias para todos os veículos rodoviários. São elas:

No entanto, há outras funcionalidades que são obrigatórias mas apenas para alguns veículos. São elas:

Ligeiros

Pesados

Veículos automatizados e totalmente autónomos

O novo regulamento traz ainda novas regras técnicas para a homologação de veículos:

Os veículos automatizados precisam de um condutor, têm o modo de condução automática apenas para a autoestrada, e não têm limite quanto ao número de veículos produzidos em cada série.

Já os veículos autónomos não precisam de condutor, a circulação só é permitida nas áreas determinadas, e só podem ser produzidos 1.500 veículos de cada modelo por ano, sendo este limite revisto em julho de 2024.

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