10 mandamentos para a maximização da poupança fiscal

O planeamento fiscal é também um passo importante para finanças pessoais de cada cidadão. O planeamento correto dos seus impostos vai permitir-lhe minimizar os seus custos fiscais e, consequentemente, aumentar a sua poupança. 

Com a primeira fase da entrega do IRS já iniciada (para quem entrega em papel), o André Neves teve a amabilidade de disponibilizar ao Doutor Finanças um conjunto de dicas para maximização da poupança fiscal.

10 mandamentos para a maximização da poupança fiscal

  1. Guarde todos os documentos (recibos, prescrição médica, etc.) comprovativos das despesas. Todos os documentos deverão estar devidamente identificados como nome, NIF e outros elementos. A organização pode valer centenas de euros;
  2. Faça a sua simulação. Quando pensar nas prendas de Natal, pense também na simulação do seu IRS, assim poderá utilizar parte do subsídio de Natal para maximizar as suas deduções fiscais;
  3. Não guarde para o último dia a entrega da sua declaração. Coimas e multas serão despesas que jamais poderá recuperar.
  4. Aproveite as novas tecnologias. Entregue a sua declaração via Internet, poupando tempo e minimizando erros (a declaração é validada antes de enviar). Se indicar o NIB, estará a acelerar o recebimento do seu reembolso.
  5. Se tiver que contrair um empréstimo, procure enquadrá-lo nas categorias de saúde ou educação, procurando assim aproveitar as deduções.
  6. Reveja as suas prioridades. Assegure os seus familiares contraindo um seguro de acidentes pessoais e vida que os contemple, colocando-os em pé de igualdade com o seu banco que está seguro porque o obrigou a contrair um seguro de vida.
  7. A saúde não tem preço, invista no que realmente tenha importância. Escolha os melhores serviços médicos para si e para a sua família, aproveitando os seguros de saúde e usufruindo do benefício fiscal.
  8. Seja solidário. Aproveite os benefícios de participar na solidariedade social através de donativos. Não se esqueça que pode fazer donativos em espécie ou em trabalho voluntário.
  9. Contribua para a sustentabilidade do planeta. Aproveite o generoso benefício associado ao uso de equipamentos que utilizam energias renováveis e reduza os custos da sua fatura energética.
  10. Acautele o seu futuro. O envelhecimento da população é irreversível, bem como a sustentabilidade da Segurança Social nos moldes atuais. Invista num PPR (Plano Poupança Reforma), reduzindo até 400€ no seu IRS e comece já a pensar na sua reforma.

Já agora, e a pensar em algumas das dúvidas que chegam ao Doutor Finanças, criámos um artigo com questões gerais sobre as deduções no IRS.