Uma das melhores formas de se começar a poupar algum dinheiro é entender onde e quando gastamos mais. Com ajuda desta calculadora de despesas fique a conhecer as suas finanças ao pormenor.

Por vezes, existe uma noção tácita do onde e do quando, mas não há nada melhor do que apontar detalhadamente (e não obsessivamente) as despesas diárias. Para facilitar essa tarefa existem dezenas de ferramentas disponíveis, começando pela muito útil folha de cálculo, altamente configurável. Para facilitar esta tarefa disponibilizamos uma calculadora de despesas que me chegou por email.

Esta calculadora de despesas não é mais do que uma folha de Excel, com várias categorias de despesas e receitas, que o vai ajudar nestes primeiros passos ou servir de modelo para algo mais avançado que necessite. Ao mesmo tempo, tomámos a liberdade de lhe adicionar uns gráficos, estes vão ajudá-lo a ter uma noção gráfica e temporal da evolução dos seus gastos.

A ideia é essencialmente entender onde gasta demasiado, para que entenda o potencial de poupança que têm à sua disposição. Muitas vezes, pequenos gestos como renegociar o contrato de telecomunicações ou cortar nas refeições fora representam grandes poupanças, que sem esta análise não seriam possíveis.

Se achar que fazer esta gestão financeira numa folha de Excel toma demasiado do seu tempo ou que é um exercício mais complexo do que gostaria, pode sempre experimentar o Boonzi, uma aplicação portuguesa que o ajuda a gerir as suas finanças, enquanto planeia também o seu futuro. 🙂