Crédito

Simulador de Taxa de Esforço

Utilize este Simulador de Taxa de Esforço e saiba o peso real das suas despesas no seu orçamento familiar.

Sofia Serrano Sofia Serrano , 24 Abril 2020

Organize as suas finanças pessoais e familiares com a ajuda deste simulador de taxa de esforço.

Através desta ferramenta fique a saber o peso das suas despesas mensais no seu orçamento face aos rendimentos do seu agregado familiar.

Dados para a simulação da taxa de esforço

Rendimentos mensais
Despesas mensais

Resultado da taxa de esforço

Dados em falta

Insira valores acima para ver os resultados da simulação

{[{result.crescent_symbol}]}{[{result.taxa_esforco}]}%
Taxa de esforço {[{result.taxa_esforco_message}]}

{[{result.taxa_esforco_alert}]}

O que é a Taxa de Esforço?

A taxa de esforço é a relação entre os rendimento mensal liquido de um agregado familiar e as despesas dos mesmo.

A fórmula de cálculo é relativamente simples:

[Total de prestações financeiras / Rendimento mensal liquido] x 100 = Valor da Taxa de Esforço em percentagem.

Para fazer esta conta ou utilizar o Simulador de Taxa de Esforço, deve considerar como despesas todos os gastos dos seu agregado familiar, nomeadamente prestações do crédito habitação, crédito automóvel, cartões de crédito, bem como mensalidades de infantários, escolhas, gastos com deslocações e alimentação, por exemplo.

Como rendimento mensal líquido deve entender todos os seus ganhos, independentemente da sua origem. Deve considerar o salário de um emprego a full-time, bem como remunerações de um part-time, trabalho freelance ou rendimentos de aplicações financeiras e rendas imobiliárias. Tenha ainda em conta subsídios ou abonos familiares que possa receber.

Em que situações devo utilizar o Simulador de Taxa de Esforço?

  • Para fazer o orçamento familiar

O conhecimento da sua Taxa de Esforço é essencial para que tenha noção do estado de saúde das suas finanças.

Ao calcular a sua taxa de esforço terá necessariamente de olhar para todas suas despesas e para os rendimentos dos seu agregado. Esta análise deve ser ao cêntimo, mas vai permitir-lhe saber para onde está a ir o seu dinheiro e traçar um plano para as suas finanças pessoais e familiares, bem como para a sua poupança.

  • Se vai fazer um pedido de crédito

Se está a pensar fazer um crédito habitação também deve lembrar-se da taxa de esforço. Para que as suas finanças não fiquem comprometidas recomenda-se que a taxa de esforço seja abaixo 30% do rendimento agregado familiar. Se estiver acima deste valor, deve considerar rever as suas despesas para conseguir reduzir a taxa de esforço para comprar casa.

Para o pedido de outro tipo créditos, a taxa de esforço também é importante. Esta representa o esforço do cliente ao assumir uma nova prestação. Se a taxa de esforço se apresentar demasiado elevada, a instituição credora pode não ter confiança no cliente para prestar o financiamento.

Assim, antes de fazer um investimento ou subscrever novas prestações, deve utilizar o Simulador de Taxa de Esforço como forma de saber qual o impacto real que essa prestação vai ter no seu orçamento mensal.

Partilhe este artigo