Trabalhamos para ajudar pessoas e famílias a gerir as suas finanças pessoais, através de duas dimensões operacionais, distintas, mas complementares: conteúdos de literacia financeira e apoio na negociação de produtos financeiros.
O Doutor Finanças tem desempenhado um papel ativo nesta missão ao longo da última década, assumindo-se como uma referência na área. No entanto, estamos conscientes de que o impacto isolado de uma entidade é limitado e é claro para nós que este é um caminho que precisa de ser trilhado em conjunto com diversos stakeholders. A melhoria dos níveis de conhecimento financeiro deve ser encarada como uma responsabilidade coletiva e um desígnio nacional, exigindo o envolvimento do Governo, de instituições públicas, privadas e do terceiro setor e da sociedade civil.
Rui Bairrada, Chairman do Doutor Finanças
Ano de fundação: 2014
Fundadores: Rui Bairrada, João Saleiro, Paulo Velho Cabral, Rui Costa
Sede: Miraflores, Portugal
Crescimento do volume de negócios (2023-24): 40%
Setor: Intermediação de crédito; Mediação de seguros
Comissão Executiva: Rui Bairrada, Bruno Coelho, Cláudio Santos, Hugo Rosa Ferreira, Iolanda Gonçalves, Irene Vieira Rua, João Saleiro, Nuno Leal, Paulo Velho Cabral, Ricardo Santos, Rui Costa, Sérgio Cardoso; Vanda de Jesus.
Acionistas: Rui Bairrada, Cláudio Santos, Hugo Rosa Ferreira, João Saleiro, Joaquim Felisberto, Maria Gabriel Costa, Nuno Leal, Patrícia Santos, Patrícia Saraiva, Paulo Velho Cabral, Ricardo Santos, Rui Costa.
O Doutor Finanças foi o primeiro intermediário de crédito em Portugal a oferecer uma experiência 100% digital na contratação de crédito e seguros. Sabemos que as decisões financeiras têm uma forte carga emocional, por isso combinamos o potencial da tecnologia com um toque humano para garantir um processo automatizado, mas também personalizado.
O desenvolvimento do universo tecnológico do Doutor Finanças reflete a aposta estratégica da organização na construção de um ecossistema de soluções que transformem a relação com os stakeholders envolvidos no processo – clientes, especialistas internos, parceiros bancários.
Faça download do Relatório Integrado 2024 para saber mais.
pessoas acompanhadas em 2024
Foi um ano a pintar o país de azul, colocando o Doutor Finanças no mapa de Portugal. A Rede Doutor Finanças transpõe a proposta de valor do digital, para uma dimensão local, com uma experiência presencial. Fechámos o ano com 278 especialistas na Rede e 74 franchisados.
O ano 2024 foi um ano de aposta na comunicação e na diversificação de conteúdos, com o objetivo de posicionar a Academia Doutor Finanças como uma entidade de referência em formação financeira e de potenciar o seu alcance junto de novos públicos, particularmente do segmento B2B.
Em parceria com a Laicos – Behavioural Change, lançámos o estudo “O Bem-Estar Financeiro em Portugal: Uma Perspetiva Comportamental”, que fez um retrato da situação financeira dos portugueses. O projeto contou com a chancela científica da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) e da NOVA Information Management School (NOVA IMS).
O Doutor Finanças tem hoje um ecossistema tecnológico robusto composto por diferentes produtos tecnológicos, além da “Clínica”, como a “Área Pessoal”, a “Prescrição”, o “Portal de Parceiros”, o “Portal de Administração” e a app “Ganhamos Juntos”.
À medida que crescemos enquanto empresa, ampliamos também o nosso impacto social positivo. Foi neste contexto que, em 2024, foi criada a Direção de ESG e Sustentabilidade, com o objetivo de tornar estes temas mais presentes e consistentes na forma como fazemos e pensamos o negócio.
Este terceiro livro do Doutor Finanças, pretende ajudar as pessoas a darem os primeiros passos no mundo dos investimentos. A principal mensagem é que investir está ao alcance de todos, sendo uma estratégia fundamental para uma vida financeira mais equilibrada.