Carreira e Negócios

Como fazer um plano de marketing

Neste artigo explicamos todos os passos a seguir para elaborar o seu plano de marketing. Quanto mais detalhado for, mais probabilidade terá de ser bem sucedido.

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Como fazer um plano de marketing

Neste artigo explicamos todos os passos a seguir para elaborar o seu plano de marketing. Quanto mais detalhado for, mais probabilidade terá de ser bem sucedido.

Um plano de marketing é um documento que analisa o contexto da empresa, que define os objetivos e que explica a forma como determinada organização, produto ou serviço vão ser colocados no mercado.

Eis algumas dicas de como fazer um plano de marketing. São passos a seguir se quer que esta ferramenta de trabalho seja realmente eficaz na promoção do seu produto ou empresa. Quanto mais detalhado for, mais probabilidade terá de ser bem sucedido. Veja aqui todos os passos para fazer o seu plano de marketing:

1. Diagnóstico da situação

Para definir o que terá de fazer, há que definir primeiro o contexto. Comece por fazer um diagnóstico externo e interno.

  • Análise PEST

A análise PEST (Política, Económica, Social e Tecnológica) permite compreender o contexto envolvente de uma empresa, de um produto ou serviço.

  • Análise SWOT

Traçado esse cenário inicial, esta análise identifica os pontos fortes e os pontos fracos da sua organização, produto ou serviço, e a partir deles, as oportunidades e as ameaças que poderá enfrentar.

2. Objetivos de marketing

Este é o passo a partir do qual começa a definir o futuro da empresa, marca ou produto. Nesta fase do seu plano deverá definir os objetivos de marketing. Não em termos vagos, mas especificando o que quer alcançar e em que prazos.

Os objetivos devem ser:

  • Claros;
  • Mensuráveis;
  • Acompanhados de uma escala de avaliação.

3. Segmentação, mercado-alvo e posicionamento

Começe por definir como vai segmentar o seu mercado (idade, género, tamanho do agregado familiar, escolaridade, etc…), tendo em conta a sua marca.

Depois de perceber como vai dividir o mercado, deve definir o mercado-alvo. Por exemplo, se estiver a vender um iogurte para bebés, importa segmentar o mercado por idades, e definir o mercado alvo como pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos (os pais das crianças, que vão comprar o produto).

O terceiro passo é definir o posicionamento da sua marca. Aqui, a pergunta que deve fazer é: o que diferencia o meu produto ou serviço do da concorrência? Ao conseguir explicar isso de uma forma breve e clara, vai posicionar a sua marca no mercado.

4. Marketing mix

Da estratégia de marketing deverá passar à estratégia operacional, através do Marketing Mix. Comece a desenhar as ações práticas a implementar a quatro níveis:

  • Produto (tendo em conta as necessidades do cliente);
  • Preço (margem de lucro e poder de compra do cliente-alvo);
  • Promoção (publicidade, relações públicas, promoções);
  • Pontos de venda (como e onde distribuir os produtos).

5. Orçamento

Deverá calcular quanto pensa gastar em cada ação a implementar, de acordo com o seu orçamento, e perceber qual o impacto das atividades de marketing esperado nos resultados finais da operação.

6. Avaliar os resultados

Para saber se esta ferramenta de trabalho está a ser útil para a sua marca ou empresa, há que avaliar os objetivos definidos. Defina no plano de marketing como e em que fases vai monitorizar os resultados, de forma a poder agir sempre que algo corra fora dos objetivos esperados.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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