Carreira e Negócios

Sustentabilidade: 16 dicas para ser mais ecológico no trabalho

Passamos grande parte do nosso tempo a trabalhar. Em casa ou na empresa, saiba como ser ecológico e contribuir para um planeta sustentável

Carreira e Negócios

Sustentabilidade: 16 dicas para ser mais ecológico no trabalho

Passamos grande parte do nosso tempo a trabalhar. Em casa ou na empresa, saiba como ser ecológico e contribuir para um planeta sustentável

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta deve ser uma preocupação de todos. Gostava de ser mais ecológico no trabalho e não sabe como? Respeite o meio ambiente e saiba como algumas práticas podem contribuir para um planeta mais saudável.

Desde logo, pode ser mais ecológico se trabalhar a partir de casa ou também pode escolher formas mais sustentáveis de se deslocar para o trabalho.

Mas, afinal, o que é a sustentabilidade? Não é mais do que usar os recursos do nosso planeta sem comprometer a capacidade das gerações futuras de o fazer igualmente.

Leia ainda: Sustentabilidade: sabe mesmo o que é? Vai muito além do ambiente

16 dicas para ser mais ecológico no trabalho

Para ser mais ecológico no trabalho é importante que tenha atitudes mais conscientes e sustentáveis, não só em casa mas também na sua empresa, onde passa grande parte do seu dia.

Trabalhar em casa

Se tiver essa possibilidade, trabalhe a partir de casa. Assim, evita deslocações, poupa combustível e ajuda o meio ambiente. Além disso, evita a utilização desnecessária de recursos, principalmente se puder fazer tudo online, via telefone ou videoconferência.

Use meios de transporte “eco-friendly”

Se não está em teletrabalho, então opte por transportes amigos do ambiente e contribua para reduzir a poluição do mesmo. Se possível, deixe o carro em casa e vá para o trabalho a pé ou de bicicleta. Em alternativa, use os transportes públicos.

Caso não seja possível, então tente partilhar boleias com amigos ou colegas de trabalho. Assim, contribui para a redução do número de carros que todos os dias poluem o ar nas cidades.

Ser mais ecológico no trabalho? Diga não aos descartáveis

O uso de copos descartáveis ainda é muito comum nas empresas. Contudo, este comportamento, além de prejudicar o meio ambiente, traz custos desnecessários para a maior parte das empresas. Por exemplo, para beber um pouco de água num copo descartável, gasta poucos segundos. No entanto, o tempo de decomposição desse copo pode chegar a 400 anos.

Mudar este comportamento não é assim tão difícil. Existem várias alternativas aos copos de plástico, nomeadamente, copos de vidro, garrafas, canecas ou copos reutilizáveis. Assim, evite usar copos descartáveis. Para o seu café, utilize uma chave de vidro ou cerâmica. Para a água, prefira um copo de vidro ou uma garrafa reutilizável. Pequenos gestos que podem fazer toda a diferença.

Leia ainda: Kits de reciclagem chegam a todas as habitações em Lisboa

Refeições no trabalho feitas em casa  

Leve comida de casa e evite almoçar fora. Só tem vantagens. Em primeiro lugar, poupa dinheiro e tempo. Por outro lado, pode aproveitar as sobras do jantar do dia anterior e, assim, reduzir o desperdício de comida.

Evite imprimir

Sempre que possível, use o email. Se necessário, pode fazer a partilha/armazenamento digital de documentos. Dessa forma, pode partilhar o documento sem ser necessário gastar papel com a impressão. Quando tiver mesmo de imprimir, utilize os dois lados da folha. Por outro lado, aproveite sempre o papel impresso para algumas notas ou rascunho. Pode ainda enviar o papel usado para as escolas, nas quais pode ser reutilizado nas aulas de artes, por exemplo.

Como resultado, reduz o consumo de energia e combate o desperdício de papel.

Opte por material de escritório reciclável

Promova o uso de materiais de escritório amigos do ambiente. Por exemplo:

  • resmas de papel e envelopes reciclados;
  • utilize canetas recarregáveis, em vez de descartáveis.
  • prefira os clips aos elásticos, uma vez que estes últimos são produzidos com recurso a petróleo bruto;
  • escolha tinteiros recicláveis para as impressoras e fax.
  • entre outros.

Além disso, em vez de usar caixotes do lixo normais, escolha os que foram criados para fazer reciclagem e que permitem fazer a separação do lixo (orgânico e reutilizável).

Evite o papel

Sempre que precisar de comunicar algo importante na empresa, troque o papel pelo email ou então faça-o pessoalmente. Esqueça as cartas ou faxes a clientes. Opte por um telefonema ou e-mail.

sala de empresa sustentável

Desligue os equipamentos e/ou luzes

Sempre que estiver fora do escritório por um período longo, desligue todos os equipamentos. Apesar do consumo de energia ser baixo no modo standby, acaba por ser um gasto desnecessário. Desligue também todas as luzes.

Chame a atenção para a importância da utilização de lâmpadas LED em todo o escritório (mais económicas), em vez de lâmpadas tradicionais. Sempre que possível, aproveite para trabalhar com luz natural.

Atenção, não deixe o carregador de telemóvel na tomada depois de carregado, nem deixe os telemóveis do escritório a carregar durante a noite.

leia ainda: 5 sites para aprender mais sobre sustentabilidade

Ser mais ecológico no trabalho: eficiência energética

Escolha equipamentos com o máximo de eficiência energética, mais sustentáveis e económicos. Dessa forma, reduz custos e promove ainda um ambiente mais ecológico.

Instalação de sensores de presença

Outra forma de reduzir o desperdício de energia, é investir na instalação de sensores de presença na empresa.

Caso seja possível, deve ser feito em toda a empresa. Caso contrário, pode sugerir à sua empresa que comece pelos locais onde os colaboradores passam menos tempo, como por exemplo, casas de banho e corredores. Ao reduzir o tempo em que as luzes ficam ligadas desnecessariamente por longos períodos de tempo, a empresa vai estar a poupar.

Ser mais ecológico no trabalho é reduzir o desperdício de água

Para reduzir o desperdício de água dentro da empresa e diminuir os gastos associados é essencial que se tomem algumas medidas simples:

  • não deixar torneiras ligadas;
  • utilizar a descarga da casa de banho apenas quando é necessário e verificar se a válvula está regulada para evitar um grande desperdício de água. Sempre que possível instalar um sistema com dois botões – descarga total e descarga parcial, para ajustar às necessidades do utilizador;
  • verificar e reparar danos em equipamentos;
  • escolher equipamentos com eficiência energética alta (A, A+, A++ ou A+++).

Receba o seu ordenado de forma ecológica

Na hora de receber o seu ordenado, opte pela transferência bancária em vez de cheques ou dinheiro. Evita papel e deslocações ao banco para depositar.

Controle o ar condicionado

Se possível, evite o uso deste aparelho. Caso não seja possível, tente diminuir a temperatura do aquecimento/ar condicionado em 1 grau (este pequeno gesto é suficiente para reduzir significativamente o consumo energético e ninguém vai notar a diferença).

Ter plantas no seu escritório

As plantas dão oxigénio e purificam o ar. Além disso, dão uma nova imagem e alegria ao espaço onde trabalha.

Formação sobre como ser mais ecológico no trabalho

É necessário investir em formação nas empresas sobre sustentabilidade, para que todos entendam a sua importância. Dessa forma, os colaboradores ficam mais sensibilizados para seguir boas práticas no seu dia a dia, quer seja na empresa, em casa ou na rua.

Ser mais ecológico no trabalho: implemente uma política de reciclagem

Se a sua empresa não tem uma política de reciclagem, sugira e implemente uma. Fale com os responsáveis sobre a possibilidade de adquirirem um pequeno "ecoponto" para o escritório. Ou então, pode arranjar três caixas para papel, plásticos e vidros, respetivamente. Em seguida, fale com os seus colegas e veja a melhor forma de ir ao ecoponto da rua para levar a vossa reciclagem.

Leia ainda: Regresso às aulas "eco-friendly": 7 dicas simples e sustentáveis

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.