No arranque do novo ano, o podcast No final de contas contou com a presença de Sérgio Cardoso, Chief Education Officer do Doutor Finanças, para falar sobre a importância de fazer um orçamento familiar, poupança, gestão de expectativas e investimento.
À conversa com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças, Sérgio Cardoso defendeu que "ao fazer um orçamento familiar, conseguimos antecipar desafios para depois conseguirmos efetivamente atingir os nossos objetivos".
O especialista do Doutor Finanças salientou que o processo de desenhar um orçamento familiar não tem de ser igual para todos. "Todos temos objetivos diferentes, temos pontos de partida diferentes, temos formas diferentes de estar na vida", referiu.
Acreditando que muitas pessoas evitam fazer orçamentos com receio do que vão encontrar depois de fazerem contas, Sérgio Cardoso salienta que "o orçamento obriga-nos a refletir sobre quem é que nós somos enquanto consumidores".
Ao longo da conversa, o convidado aponta ainda para a importância do planeamento neste processo para uma melhor gestão de expectativas. E destaca ainda a importância da poupança no desenho do orçamento.
Além disso, Sérgio Cardoso é da opinião de que nem sempre tem de haver um objetivo para a poupança. "Eu acho que poupar é gastar, mas é gastar no futuro. Ao estarmos a abdicar de alguma coisa hoje, estamos a permitir-nos fazer esse mesmo consumo noutro período."
No final, ainda há espaço para algumas recomendações para quem quer começar a investir.
Sérgio Cardoso é licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. É professor na Universidade Católica Portuguesa e na Escola Naval, e é Chief Education Officer do Doutor Finanças.
Ouça também o podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo desta conversa.
Leia ainda: O que fazer para garantir a liberdade financeira em 2024
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário