Doutor Finanças

Diretor Financeiro Externo: O serviço do Doutor Finanças para garantir a saúde financeira da sua empresa

Através do Diretor Financeiro Externo, os especialistas do Doutor Finanças ajudam empresários e gestores a potenciar os seus negócios.

Doutor Finanças

Diretor Financeiro Externo: O serviço do Doutor Finanças para garantir a saúde financeira da sua empresa

Através do Diretor Financeiro Externo, os especialistas do Doutor Finanças ajudam empresários e gestores a potenciar os seus negócios.

As vendas da sua empresa estagnaram? Não sabe de que benefícios fiscais pode usufruir o seu negócio? Está a avaliar uma fusão e não conhece os procedimentos? Foi para responder a estes e outros problemas que o Doutor Finanças Empresas lançou o Diretor Financeiro Externo (DFE), um serviço que assegura a gestão e saúde financeira da sua empresa para que possa concentrar-se exclusivamente no seu negócio.

Apoiado na vasta experiência dos seus especialistas, o Doutor Finanças Empresas proporciona um acompanhamento de A a Z, dando resposta às reais necessidades dos empresários e ajudando-os a potenciar os seus negócios.

Segundo Hugo Rosa Ferreira, diretor-geral do Doutor Finanças Empresas, “este serviço resulta não apenas das inúmeras solicitações que temos tido desde que abrimos a área de empresas no Doutor Finanças, como também da avaliação que temos tido dos clientes sobre o valor que temos aportado, que tem sido extremamente gratificante”.

Como funciona o Diretor Financeiro Externo?

O primeiro passo é conhecê-lo a si e à sua empresa. Para isso, os nossos especialistas reúnem-se consigo para saberem mais sobre o seu negócio e perceberem as suas dores, necessidades e objetivos. Depois, é realizada uma análise completa ao negócio e ao mercado onde atua, e elaborado um relatório que identifica todas as situações com necessidade de intervenção.

Feito este diagnóstico, os especialistas do Doutor Finanças emitem um conjunto de recomendações com vista à melhoria da saúde financeira da sua empresa e acompanham a implementação e controlo das medidas acordadas, produzindo relatórios periódicos com a avaliação do seu sucesso.

Com a ajuda do DFE pode contar, entre outros, com:

  • Produção de relatório com plano de otimização de custos
  • Consultoria fiscal
  • Produção de relatórios periódicos de controlo financeiro e de gestão
  • Elaboração de planos de tesouraria e gestão de fundo de maneio
  • Elaboração de plano de negócios a médio-longo prazo
  • Intermediação na obtenção de crédito bancário
  • Acompanhamento e intermediação de operações de compra e venda de negócios
  • Produção de relatório identificando oportunidades de expansão de negócio
  • Candidaturas a fundos estatatais e europeus
  • Acompanhamento de projetos de investimento
  • Produção de relatório com valor estimado da empresa
  • Identificação de potenciais compradores ou investidores para o seu negócio
  • Elaboração de planos de sucessão para a empresa

“O compromisso que está na génese do Doutor Finanças – ajudar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras – é o que transpomos para o Diretor Financeiro Externo. Queremos ajudar as empresas a tomar as melhores decisões, a encontrar as soluções que melhor sirvam as suas necessidades e interesses, tendo sempre em vista a sustentabilidade dos seus negócios”, afirma Hugo Rosa Ferreira. "Para isso, trabalhamos em estreita colaboração com empresários e gestores, assegurando os passos certos para um futuro mais próspero”.

Preciso da ajuda do DFE. O que posso fazer?

Se a sua empresa precisa do apoio do Diretor Financeiro Externo, deve preencher o formulário disponibilizado pelo Doutor Finanças Empresas, para ser contactado pelos especialistas.

O processo será gerido por uma equipa multidisciplinar, com mais de 30 anos de experiência acumulada na gestão empresarial apoiando as empresas no seu crescimento contínuo e sustentável.

Dependendo do caso, o processo pode durar até três meses, havendo sempre a possibilidade de manter posteriormente um acompanhamento regular do desenvolvimento do seu negócio.

Os custos associados ao DFE são acordados caso a caso com a empresa, variando consoante os serviços contratados.

Conheça histórias de sucesso

Retalhista online reforça equipa e aumenta vendas

Um empresário desenvolveu um negócio de vendas online diretamente ao consumidor, mas faltava-lhe tempo para se focar em todas as suas vertentes. O seu objetivo era constituir uma empresa e montar uma estrutura capaz de responder aos desafios do mercado e potenciar o valor da empresa.

Com a ajuda do Diretor Financeiro Externo, foi elaborado um plano de negócios a cinco anos, determinado o potencial da empresa e realizado um orçamento trimestral e anual, para que fosse possível controlar a rentabilidade do negócio e medir desvios das previsões iniciais.

Além disso, foi desenhado todo o organigrama e estrutura da empresa, definindo as áreas do negócio com necessidade de reforço (vendas, apoio ao cliente, logística, marketing, produção) e analisando as vantagens e desvantagens entre subcontratar certos serviços ou contratar pessoal. Ao mesmo tempo, foi definido o perfil adequado para os profissionais a contratar e planeados todos os investimentos necessários para potenciar as vendas.

Por fim, foram implementadas ferramentas para controlar as métricas mais fundamentais à atividade da empresa, promovendo o controlo de gestão e financeiro.

Como resultado, dois anos depois, a empresa já contava com cinco colaboradores além do sócio fundador e as vendas haviam crescido significativamente. 

Transportadora reduz fatura de IRC e garante investimentos

No início de novembro de 2021, os gerentes de uma empresa de transporte e entregas estavam reunidos para preparar o fecho do ano, que havia sido muito positivo em termos de rentabilidade. Nesse contexto, tinham sido informados pelo seu contabilista que teriam um montante bastante significativo de IRC a pagar em maio do ano seguinte.

Decidiram contactar o serviço do Diretor Financeiro Externo do Doutor Finanças pois, além desta preocupação, necessitavam de se financiar para investimentos significativos em 2022.

Após análise de todo o contexto, a equipa do Diretor Financeiro Externo identificou diversos instrumentos previstos no Estatuto dos Benefícios Fiscais dos quais a empresa poderia beneficiar e que, simultaneamente, se conjugariam com os investimentos a realizar, nomeadamente:

  • Remuneração convencional do capital social
  • Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos
  • SIFIDE

Após a aplicação dos referidos benefícios, a empresa reduziu em 78% o montante de IRC a pagar relativo ao ano fiscal de 2021 e implementou uma estrutura financeira mais atrativa e robusta, conseguindo também realizar todos os investimentos a que se tinha proposto sem necessidade de recorrer a outras fontes de financiamento.

Doutor Finanças Empresas: a missão

O Doutor Finanças Empresas é uma consultora financeira que ajuda empresários e diretores financeiros a melhorarem a sustentabilidade financeira das suas empresas, através de um acompanhamento particular, mais próximo e regular das suas necessidades de financiamento. A equipa de especialistas conta com mais de 30 anos de experiência acumulada e está focada na procura das soluções do mercado que melhor servem os interesses e as necessidades das empresas portuguesas.

Além do Diretor Financeiro Externo, o Doutor Finanças Empresas disponibiliza uma série de ferramentas para ajudar os empresários nos seus negócios, como o simulador que permite calcular o valor de uma empresa e uma ferramenta de análise financeira robotizada que produz, de modo automático, um relatório com indicadores de gestão para ajudar os decisores a melhorar a saúde financeira da sua empresa.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.