banner publicitário
Três pessoas conversam ao fundo da sala. Em cima da mesa estão relatórios financeiros da empresa

As vendas da sua empresa estagnaram? Não sabe de que benefícios fiscais pode usufruir o seu negócio? Está a avaliar uma fusão e não conhece os procedimentos? Foi para responder a estes e outros problemas que o Doutor Finanças Empresas lançou o Diretor Financeiro Externo (DFE), um serviço que assegura a gestão e saúde financeira da sua empresa para que possa concentrar-se exclusivamente no seu negócio.

Apoiado na vasta experiência dos seus especialistas, o Doutor Finanças Empresas proporciona um acompanhamento de A a Z, dando resposta às reais necessidades dos empresários e ajudando-os a potenciar os seus negócios.

Segundo Hugo Rosa Ferreira, diretor-geral do Doutor Finanças Empresas, “este serviço resulta não apenas das inúmeras solicitações que temos tido desde que abrimos a área de empresas no Doutor Finanças, como também da avaliação que temos tido dos clientes sobre o valor que temos aportado, que tem sido extremamente gratificante”.

Como funciona o Diretor Financeiro Externo?

O primeiro passo é conhecê-lo a si e à sua empresa. Para isso, os nossos especialistas reúnem-se consigo para saberem mais sobre o seu negócio e perceberem as suas dores, necessidades e objetivos. Depois, é realizada uma análise completa ao negócio e ao mercado onde atua, e elaborado um relatório que identifica todas as situações com necessidade de intervenção.

Feito este diagnóstico, os especialistas do Doutor Finanças emitem um conjunto de recomendações com vista à melhoria da saúde financeira da sua empresa e acompanham a implementação e controlo das medidas acordadas, produzindo relatórios periódicos com a avaliação do seu sucesso.

Com a ajuda do DFE pode contar, entre outros, com:

  • Produção de relatório com plano de otimização de custos
  • Consultoria fiscal
  • Produção de relatórios periódicos de controlo financeiro e de gestão
  • Elaboração de planos de tesouraria e gestão de fundo de maneio
  • Elaboração de plano de negócios a médio-longo prazo
  • Intermediação na obtenção de crédito bancário
  • Acompanhamento e intermediação de operações de compra e venda de negócios
  • Produção de relatório identificando oportunidades de expansão de negócio
  • Candidaturas a fundos estatatais e europeus
  • Acompanhamento de projetos de investimento
  • Produção de relatório com valor estimado da empresa
  • Identificação de potenciais compradores ou investidores para o seu negócio
  • Elaboração de planos de sucessão para a empresa

“O compromisso que está na génese do Doutor Finanças – ajudar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras – é o que transpomos para o Diretor Financeiro Externo. Queremos ajudar as empresas a tomar as melhores decisões, a encontrar as soluções que melhor sirvam as suas necessidades e interesses, tendo sempre em vista a sustentabilidade dos seus negócios”, afirma Hugo Rosa Ferreira. “Para isso, trabalhamos em estreita colaboração com empresários e gestores, assegurando os passos certos para um futuro mais próspero”.

Preciso da ajuda do DFE. O que posso fazer?

Se a sua empresa precisa do apoio do Diretor Financeiro Externo, deve preencher o formulário disponibilizado pelo Doutor Finanças Empresas, para ser contactado pelos especialistas.

O processo será gerido por uma equipa multidisciplinar, com mais de 30 anos de experiência acumulada na gestão empresarial apoiando as empresas no seu crescimento contínuo e sustentável.

Dependendo do caso, o processo pode durar até três meses, havendo sempre a possibilidade de manter posteriormente um acompanhamento regular do desenvolvimento do seu negócio.

Os custos associados ao DFE são acordados caso a caso com a empresa, variando consoante os serviços contratados.

Conheça histórias de sucesso

Retalhista online reforça equipa e aumenta vendas

Um empresário desenvolveu um negócio de vendas online diretamente ao consumidor, mas faltava-lhe tempo para se focar em todas as suas vertentes. O seu objetivo era constituir uma empresa e montar uma estrutura capaz de responder aos desafios do mercado e potenciar o valor da empresa.

Com a ajuda do Diretor Financeiro Externo, foi elaborado um plano de negócios a cinco anos, determinado o potencial da empresa e realizado um orçamento trimestral e anual, para que fosse possível controlar a rentabilidade do negócio e medir desvios das previsões iniciais.

Além disso, foi desenhado todo o organigrama e estrutura da empresa, definindo as áreas do negócio com necessidade de reforço (vendas, apoio ao cliente, logística, marketing, produção) e analisando as vantagens e desvantagens entre subcontratar certos serviços ou contratar pessoal. Ao mesmo tempo, foi definido o perfil adequado para os profissionais a contratar e planeados todos os investimentos necessários para potenciar as vendas.

Por fim, foram implementadas ferramentas para controlar as métricas mais fundamentais à atividade da empresa, promovendo o controlo de gestão e financeiro.

Como resultado, dois anos depois, a empresa já contava com cinco colaboradores além do sócio fundador e as vendas haviam crescido significativamente. 

Transportadora reduz fatura de IRC e garante investimentos

No início de novembro de 2021, os gerentes de uma empresa de transporte e entregas estavam reunidos para preparar o fecho do ano, que havia sido muito positivo em termos de rentabilidade. Nesse contexto, tinham sido informados pelo seu contabilista que teriam um montante bastante significativo de IRC a pagar em maio do ano seguinte.

Decidiram contactar o serviço do Diretor Financeiro Externo do Doutor Finanças pois, além desta preocupação, necessitavam de se financiar para investimentos significativos em 2022.

Após análise de todo o contexto, a equipa do Diretor Financeiro Externo identificou diversos instrumentos previstos no Estatuto dos Benefícios Fiscais dos quais a empresa poderia beneficiar e que, simultaneamente, se conjugariam com os investimentos a realizar, nomeadamente:

  • Remuneração convencional do capital social
  • Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos
  • SIFIDE

Após a aplicação dos referidos benefícios, a empresa reduziu em 78% o montante de IRC a pagar relativo ao ano fiscal de 2021 e implementou uma estrutura financeira mais atrativa e robusta, conseguindo também realizar todos os investimentos a que se tinha proposto sem necessidade de recorrer a outras fontes de financiamento.

Doutor Finanças Empresas: a missão

O Doutor Finanças Empresas é uma consultora financeira que ajuda empresários e diretores financeiros a melhorarem a sustentabilidade financeira das suas empresas, através de um acompanhamento particular, mais próximo e regular das suas necessidades de financiamento. A equipa de especialistas conta com mais de 30 anos de experiência acumulada e está focada na procura das soluções do mercado que melhor servem os interesses e as necessidades das empresas portuguesas.

Além do Diretor Financeiro Externo, o Doutor Finanças Empresas disponibiliza uma série de ferramentas para ajudar os empresários nos seus negócios, como o simulador que permite calcular o valor de uma empresa e uma ferramenta de análise financeira robotizada que produz, de modo automático, um relatório com indicadores de gestão para ajudar os decisores a melhorar a saúde financeira da sua empresa.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Institucional