Quando tiver necessidade de fazer uma reclamação por escrito deve ter em atenção alguns passos para conseguir que a sua intenção seja tida em consideração pela outra parte.
Se escrever uma carta de reclamação utilize de preferência o computador, sobretudo se a sua letra não for bem legível. Guarde sempre uma cópia da carta.
Dicas para escrever uma carta de reclamação
- Identifique os intervenientes, indicando os nomes (ou denominação social, no caso de uma empresa), as moradas completas e, eventualmente, o seu número de telefone, para facilitar o contacto;
- Situe os factos. Não se esqueça de mencionar o local e a data da comunicação;
- Descreva o sucedido de forma clara e precisa e conclua com o que pretende da outra parte;
- Junte eventuais documentos relevantes para a compreensão do assunto ou para comprovar os seus direitos (apenas cópias, nunca os originais);
- Assine a comunicação.
Como enviar
Uma carta registada simples apenas permite comprovar que o remetente a enviou. A opção de envio com aviso de receção tem como objetivo demonstrar que o destinatário a recebeu efetivamente, pois tem de assinar o impresso próprio para esse efeito. É a forma mais frequente de enviar correspondência em caso de conflito pois é prática, simples e em certa medida eficaz. Por isso, é a solução mais indicada para a maioria das situações.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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