10 anos a aprender

Não queremos apenas melhorar a posição nos rankings de literacia financeira. Acreditamos que a literacia não é uma finalidade em si, mas sim uma ferramenta para algo muito maior do que apenas uma vida financeira mais equilibrada.

Acordamos de manhã para sermos mais felizes. Ainda que seja um conceito subjetivo e a felicidade possa ter significados distintos para todos, é nisso que investimos grande parte da nossa energia. No Doutor Finanças, acreditamos que esse bem-estar apenas se conquista com o equilíbrio de três elementos fundamentais: mente, corpo e carteira.

No cenário em constante evolução da economia global, o bem-estar financeiro emergiu como um elemento crucial de discussão entre investigadores, instituições e sociedade civil. O estudo O Bem- Estar Financeiro em Portugal: Uma Perspetiva Comportamental, visa explorar a natureza multifacetada do bem-estar financeiro, investigando os seus determinantes, impactos e as diferentes perceções que o moldam.

O bem-estar financeiro não se limita apenas à medida do rendimento ou da riqueza de cada um; abrange, antes, um espetro mais amplo de segurança financeira, liberdade de escolha e capacidade de cumprir obrigações financeiras atuais e futuras. Está intrinsecamente ligado à paz mental, satisfação e resiliência face a adversidades económicas.

A importância do bem-estar financeiro é sublinhada pela sua influência profunda na nossa qualidade de vida, na saúde mental e na capacidade de participar na sociedade com dignidade e confiança. Como tal, este estudo aborda as dimensões psicológica, social e económica que contribuem para o estado financeiro de um indivíduo.

Através de uma revisão abrangente da literatura e análise empírica, o estudo investiga o papel da educação financeira, da estabilidade do rendimento, do comportamento de poupança e do acesso a serviços financeiros no fomento do bem-estar financeiro. Além disso, avalia o impacto de fatores socioeconómicos, como idade, género, situação profissional e contexto cultural.

O objetivo final desta investigação é fornecer insights acionáveis que possam informar o desenvolvimento de políticas, o planeamento financeiro e os processos de tomada de decisão individuais. Ao aprofundarmos a nossa compreensão do bem-estar financeiro, podemos abrir caminho para sociedades mais inclusivas e prósperas.

Desde a sua criação que o Doutor Finanças tem como missão a promoção da literacia financeira, enquanto motor de um maior bem-estar geral. Ajudar os portugueses a tomar melhores decisões financeiras é algo que está presente em todas as ações que desenvolvemos. O portal, os conteúdos desenvolvidos e a Academia Doutor Finanças são apenas alguns exemplos. Já lançámos livros e uma peça de teatro infantil. Tudo isto, alinhado com o mesmo propósito.

Em 2024, ano em que celebramos o 10.º aniversário, o lançamento deste estudo pretende contribuir para uma discussão produtiva e consequente sobre a importância da literacia financeira em Portugal. Para o Doutor Finanças são 10 anos a aprender, a ensinar e a ajudar. As conclusões deste exercício de reflexão e análise serão fundamentais para desenhar o caminho para os próximos 10 anos. E queremos ir mais longe.

Não queremos apenas melhorar a posição nos rankings de literacia financeira. Acreditamos que a literacia não é uma finalidade em si, mas sim uma ferramenta para algo muito maior do que apenas uma vida financeira mais equilibrada. É crucial para o nosso bem-estar e felicidade.

Sérgio Cardoso nasceu em Matosinhos, em 1979. Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto, frequentou The Lisbon MBA, que concluiu em UCLA. Fez grande parte da carreira profissional em media e entretenimento. Atualmente, é Chief Academic Officer no Doutor Finanças, sendo responsável pela Academia do especialista em finanças pessoais, dinamizando toda a área de formação. É ainda consultor, dedicando-se a ajudar empresas nas várias áreas da gestão, o que lhe permite acumular experiências que transmite aos alunos da licenciatura de Gestão, da UCP, onde é professor assistente.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.