Literacia financeira

Como preencher um cheque

Embora sejam cada vez menos utilizados, por vezes, existe a necessidade de emitir um cheque. Saiba como preencher um cheque

Literacia financeira

Como preencher um cheque

Embora sejam cada vez menos utilizados, por vezes, existe a necessidade de emitir um cheque. Saiba como preencher um cheque

Ao preencher um cheque, lembre-se que os espaços não são todos de preenchimento obrigatório, mas é preferível que os preencha para maior segurança.

Valor do cheque

O valor do cheque em algarismos (“pague por este cheque Euros”) é obrigatório. Insira o valor em números nas respetivas quadrículas. Preencha as casas decimais, correspondentes aos cêntimos, mesmo que sejam zeros (ex.: 50,00€). Risque as quadrículas não preenchidas à esquerda com um traço horizontal. O valor do cheque em extenso (“a quantia de”) não é obrigatório mas deve preencher o espaço, já que em caso deste ser diferente do valor numerário o que prevalece é o valor em extenso. Preencha referindo a moeda (ex: cinquenta euros e vinte cêntimos - para o valor numérico de 50,20€). Risque o espaço inutilizado na horizontal para o inutilizar.

Local de Emissão

Insira o local de emissão do cheque, apesar de não ser obrigatório (ex: Lisboa).

Data

A data de emissão é obrigatória. Introduza a data de emissão do cheque em algarismos, nas respetivas quadrículas (ex: 2013-02-28). Esteja atento à data de validade do cheque já que a data de emissão tem de ser anterior a esta.

Assinatura

Assine como consta na ficha de assinaturas do seu banco, sempre da mesma forma para que o banco possa reconhecer alguma possível tentativa de imitação. Não ultrapasse o respetivo espaço (se ultrapassar os espaços delimitados do cheque este pode ser anulado).

À ordem de/Não à ordem de

Escreva o nome da pessoa/entidade que receberá o pagamento do cheque (o beneficiário do cheque). Se o cheque tiver a expressão “à ordem de” o beneficiário do cheque pode endossar o cheque, isto é, pode transmiti-lo a uma terceira pessoa/entidade. Se não desejar que o seu cheque seja endossado a terceiros, risque a expressão “à ordem de” e escreva a expressão “não à ordem” (ou então utilize um cheque que tenha já essa expressão). Esta é a única emenda permitida num cheque. Se passar o cheque cruzado este só pode ser levantado depois de depositado. Se o beneficiário do cheque quiser endossar o cheque a terceiros, este deve assinar no verso do cheque debaixo de “Nº Conta a Debitar” e, de seguida, escrever o nome da pessoa/entidade a quem o deseja passar. Apesar de não ser recomendável, também é possível não escrever o nome do destinatário, passando-se um cheque ao portador.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.