Carreira e Negócios

Quer mudar de carreira? 6 livros que podem ajudar a tomar uma decisão

Encontre nestas sugestões as ferramentas e os recursos que podem ajudá-lo a mudar de carreira. Confiança e segurança são palavras chave.

Carreira e Negócios

Quer mudar de carreira? 6 livros que podem ajudar a tomar uma decisão

Encontre nestas sugestões as ferramentas e os recursos que podem ajudá-lo a mudar de carreira. Confiança e segurança são palavras chave.

Está a pensar em mudar de carreira? Para que tome uma decisão com mais confiança e segurança, reunimos seis livros que podem fazer a diferença e impulsionar a mudança.

Contudo, mudar de carreira não significa apenas mudar de emprego ou de empresa. Implica mudar a natureza do trabalho que desempenha. Logo, pode trazer mudanças estruturais na forma como aborda a sua vida profissional, muitas vezes, até a sua própria identidade.

Para fazer tamanha mudança, por muito entusiasmo que possa sentir, também é normal que tenha de lidar com dúvidas, incertezas e receios associados. Assim sendo, é essencial que faça uma análise criteriosa daquilo que procura atingir com essa mudança, assim como um bom planeamento e uma boa estratégia.

Assim, reunimos seis livros que, segundo os especialistas nestas matérias, podem ajudá-lo neste ponto de viragem profissional e nos quais encontra vários recursos e ferramentas úteis para avançar com mais segurança.

Leia ainda: Saiba como melhorar o seu marketing pessoal e o impacto na sua carreira

“Quem mexeu no meu queijo” (Dr. Spencer Johnson)

Comece com uma leitura leve, com um dos clássicos do desenvolvimento pessoal.

Quem mexeu no meu queijo” é uma fábula simples que conta a história de como 4 personagens (dois ratinhos e dois pequenos seres humanos que vivem juntos num labirinto) encaram a mudança: aceitando-a ou negando-a.

A busca pelo queijo, que representa qualquer coisa que se queira atingir (como uma nova carreira), dentro de um labirinto, que é uma metáfora para o mundo real, revela ensinamentos preciosos sobre a tão necessária capacidade de se adaptar à mudança, como estar atento aos bloqueios que a impedem, e até como antecipar quando novas mudanças podem estar a surgir.

Com esta leitura pode começar a refletir sobre a sua própria forma de lidar com a mudança de carreira e de que forma ainda precisa de trabalhar a sua mentalidade para se tornar mais recetivo à transformação que quer realizar.

Vai mudar de carreira mas“Primeiro pergunte porquê” (Simon Sinek)

Tão importante como preparar a mentalidade para a mudança é perceber aquilo que o leva a querer mudar. Qual é o verdadeiro motivo por detrás desse desejo.

Simon Sinek é autor da TED Talk sobre liderança mais vista de sempre, onde fala sobre como os grandes líderes nos inspiram a fazer sempre melhor.

No livro “Primeiro pergunte porquê”, o autor, explica no que consiste a teoria do Círculo Dourado que assenta em três conceitos fundamentais:

  • As pessoas têm de ter um "porquê"para as mover. Um propósito, uma crença, uma causa.
  • Só depois das pessoas terem esse "porquê" bem claro, conseguem definir as ações que se desenvolvem para concretizar essa crença: o "como".
  • O resultado dessas ações será "o que" as pessoas fazem.

Ainda que o livro seja mais focado em liderança, ao conseguir aplicar esta teoria à sua vida profissional vai ter, certamente, uma melhor orientação quanto àquilo que pretende atingir: reconhecendo a importância de saber aquilo que o move (porquê), a disciplina que precisa de ter para o atingir (como) e a consistência necessária para lá chegar (o quê).

“De que cor é o seu pára-quedas” (Richard N. Bolles) na hora de mudar de carreira

A mudança de carreira pode surgir por dois motivos: uma vontade própria muito grande de fazer algo diferente mais alinhado com os valores e talentos do indivíduo; ou por uma necessidade imposta, como o despedimento.

Este “guia prático para encontrar emprego e mudar de carreira” oferece ferramentas para ambos os casos, abordando não só questões técnicas, como preparar-se para entrevistas e saber negociar o salário, mas também questões emocionais como saber lidar com o choque da rejeição ou como “entrar no mundo dos maiores de 50”.

É um livro repleto de exercícios que o vão ajudar a identificar com maior clareza as suas competências, os seus interesses, as condições em que pretende trabalhar e muito mais, ajudando a definir concretamente os critérios que deve considerar para a mudança.

“Quero, posso e mudo de carreira” (Lourdes Monteiro)

Também em Portugal o tema da mudança de carreira começa a ser cada vez mais abordado.

O livro “Quero, posso e mudo de carreira” é escrito na primeira pessoa por quem já passou por duas mudanças de carreira e encontrou nestas suas experiências de vida uma forma de concretizar o seu propósito profissional e pessoal: “ajudar os outros na sua gestão de carreira”.

Além de partilhar a sua própria experiência, a autora reflete sobre as tendências de mudança esperadas no mercado de trabalho e entrega um exercício, que faz parte da sua metodologia Career Redesign, para que o leitor interessado numa mudança de carreira possa desenhar o seu próprio modelo de negócio pessoal.

O livro conta ainda com várias histórias de portugueses que também passaram por mudanças de carreira e como experienciaram as mesmas.

Leia ainda: Como um coach de carreira pode mudar a sua vida profissional

“Quando dar o salto” (Mike Lewis) para mudar de carreira

Salvo algumas exceções, a mudança não se faz de um dia para o outro.

Por muita insatisfação que a pessoa possa sentir no seu local de trabalho, a mudança pode ser assustadora e é preciso assegurar questões fundamentais como a sustentabilidade financeira.

Foi por isso que Mike Lewis demorou ainda alguns anos a fazer a sua mudança de carreira: quis sentir-se seguro para dar o salto, garantindo que deu todos os passos possíveis para mudar de vida profissional e evitar imprevistos.

Neste livro, o autor conta precisamente como criou o seu plano para a mudança, a importância de ter falado com várias pessoas que passaram por experiências semelhantes (muitas das quais relatam as suas histórias no livro) e ainda no que consiste a “curva do salto”: um modelo de quatro fases para o orientar ao longo deste percurso.

“Como encontrar o trabalho perfeito” (Roman Krznaric)

Roman Krznaric, membro fundador da The School of Life, que estuda as grandes questões da vida, entrega neste livro uma abordagem ao “trabalho perfeito” baseada na psicologia, na sociologia e na filosofia.

Através de várias questões colocadas ao longo do livro, o autor conduz o leitor a fazer uma autorreflexão sobre como tem sido o seu percurso profissional e como se imagina perante diferentes possibilidades para o futuro, recorrendo a várias histórias inspiradoras de pessoas que fizeram aquilo que efetivamente queriam fazer na sua vida profissional.

Aborda ainda conceitos importantes para quem procura mudar para uma carreira menos tradicional, como desenvolver um portefólio de carreiras ou a importância dos projetos experimentais.

Leia ainda: Multipotencial e Polímata: os perfis profissionais do futuro

Em suma, sublinhamos que qualquer mudança acarreta dúvidas e incertezas, por isso, é importante que consiga munir-se de estratégias que o ajudem a encarar os possíveis obstáculos que o aguardam ao longo do percurso.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido