Carreira e Negócios

Como um coach de carreira pode mudar a sua vida profissional

Já pensou pedir ajuda a um coach de carreira? Neste artigo, explicamos-lhe como este o pode ajudar a transformar o seu futuro profissional.

Lídia Dias Lídia Dias , 23 Junho 2020

Se está desempregado ou pretende mudar de emprego, certamente já pensou no que pode fazer. Investir na formação, aumentar a rede de contactos, explorar novas áreas. Mas já pensou pedir ajuda a um coach de carreira? Neste artigo, explicamos-lhe o que faz um coach de carreira e como este o pode ajudar a transformar o seu futuro profissional.

O que é o processo de coaching?

Com cada vez mais adeptos nos últimos anos, o processo de coaching tem várias vertentes. Em cada uma delas, o coach trabalha juntamente com o indivíduo para melhorar as suas competências pessoais e profissionais. No processo de coaching de carreira, o coach irá focar a vida profissional do indivíduo.

É preparado e posto em prática um plano de ação para concretizar as metas desejadas. O acompanhamento durante o percurso de coaching é um fator muito importante. Será com este acompanhamento que serão trabalhadas as questões como a motivação, a autoconfiança e o mindset.

Os principais benefícios do coaching de carreira são o reconhecimento e potencialização das principais qualidades e competências técnicas. Neste processo, existe um grande foco nos resultados e uma maior rapidez no alcance dos objetivos.

Quem deve recorrer a um coach de carreira?

duas raparigas sentadas num sofá a conversar

Qualquer profissional pode recorrer a um coach de carreira. Ao procurar um coach de carreira a título individual, os profissionais procuram, habitualmente, atingir objetivos muito específicos. Podem ser objetivos como mudar de carreira, conseguir um aumento ou promoção, adquirir competências de liderança ou melhorar os relacionamentos com equipas e chefias. 

Por outro lado, existem cada vez mais empresas a disponibilizar este serviço aos colaboradores de forma espontânea. Neste caso, o coach tem muitas vezes o papel de auxiliar o profissional a posicionar-se na empresa e na sua estratégia de crescimento, ajudando-o a desenvolver competências profissionais que não só o beneficiem, mas que funcionem também como ativo da empresa.

O coaching de carreira pode ser um processo interessante quer para quem procura emprego (criando e fortalecendo uma marca pessoal no mercado de trabalho), quer para quem procura uma promoção dentro da empresa onde já trabalha. Mesmos aqueles que procuram criar um negócio próprio podem beneficiar do progresso e crescimento que o coaching de carreira possibilita.

Leia ainda: Linkedin: Como criar um bom perfil profissional e ser visto

Como funciona o processo de coaching de carreira?

O processo de coaching funciona, tipicamente, por sessões (presenciais ou virtuais), nas quais o "treinador" e o indivíduo identificam os pontos de melhoria desejados e traçam metas a atingir. As metas são desconstruídas em pequenos passos e o coach irá ajudar o profissional a identificar as estratégias necessárias para os cumprir. Em cada sessão, são analisados os resultados já obtidos e, se necessário, ajustados os objetivos.

O processo de coaching carateriza-se também por colocar o indivíduo fora da sua zona de conforto, para que se torne mais fácil desempenhar atividades que o deixem desconfortável como, por exemplo, falar em público. A ideia é fazer com que o profissional desconstrua os medos que o estão a impedir de alcançar os seus objetivos.

Uma ideia frequente, mas errada, é que o coach de carreira irá apresentar soluções ou caminhos pré-definidos para que o indivíduo possa alcançar os seus objetivos. Muito pelo contrário, o processo de coaching visa capacitar o indivíduo com a auto-percepção necessária para que ele próprio consiga identificar a solução para cada problema. Assim, o coaching não só trabalha os objetivos definidos em conjunto, como capacita o profissional para situações futuras.

De gestores de grandes empresas a trabalhadores independentes, cada vez encontramos mais profissionais que recorram ao processo de coaching para alavancar a sua progressão de carreira. Os principais benefícios apontados são:

  • Desenvolvimento de novas competências;
  • Identificação de bloqueios, dificuldades e pontos a melhorar;
  • Maior capacidade de gestão de tempo;
  • Maior capacidade de planeamento;
  • Gestão de expectativas; 
  • Melhoria da autoestima.

Onde encontrar um profissional de coaching?

mulher pensativa sentada no sofá a agarrar um caderno

Por não se tratar de uma atividade regulamentada, o coaching pode apresentar-se como um mercado confuso, com profissionais a apresentar serviços que, na verdade, não se caraterizam como coaching.

O coaching não se trata de aconselhamento nem acompanhamento psicológico. É uma metodologia de desenvolvimento de competências onde, à semelhança da relação entre treinador e atleta, o coach apenas orienta o profissional para que este possa alcançar os seus próprios objetivos. 

Das várias organizações mundiais e nacionais de credenciação de coaches, destaca-se a International Coach Federation (ICF). Esta organização funciona exclusivamente através da acreditação de cursos de formação e credenciação de profissionais em 3 níveis, segundo as horas de experiência. Através do site da organização, poderá ter acesso aos contactos de coaches portugueses credenciados. 

Alguns coaches especializam-se em áreas específicas. Ao procurar um coach de carreira, poderá encontrar coaches mais direcionados para as áreas das finanças, gestão, recursos humanos, etc. Escolha um coach que tenha experiência de acompanhamento de profissionais da mesma área profissional que a sua (ou áreas relacionadas).

O coaching de carreira pode ser bastante útil para ajudar a definir claramente os objetivos profissionais e as estratégias necessárias para os alcançar. Acima de tudo, o processo de coaching é um processo de autoconhecimento, no qual o profissional fortalece a sua autoestima e confiança, conseguindo assim desenvolver as competências necessárias para conseguir alcançar os seus objetivos. 

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)