Juntar todas as prestações numa só, consolidando os créditos, é uma solução que lhe permite fazer uma melhor gestão das suas finanças pessoais ou familiares. Mas será que pode perder dinheiro ao fazer um crédito consolidado?

SIM. A consolidação de créditos pode ser a solução para controlar as suas despesas: ficará só com uma prestação, de um crédito que poderá ter uma taxa de juro inferior à média das taxas de cada crédito. Contudo, apesar de ser uma boa solução para muitos males financeiros das famílias portuguesas, se negociar ou gerir mal o seu crédito consolidado poderá perder dinheiro no longo prazo.

Se não quer perder dinheiro, tenha os cuidados abaixo

  • Taxa de Juros: se a taxa de juros do seu crédito consolidado for mais alta que a média das taxas de juros de todos os créditos que tinha anteriormente então consolidar pode não ser uma opção para si.
  • Aumento do prazo: Se estender demasiado o prazo do crédito consolidado poderá levar a que tenha pago mais no final.
  • Poupança: Se utilizar a folga financeira que vai conseguir todos os meses de forma não planeada ou para obter mais crédito poderá perder o controlo às suas despesas.
  • Fazer as contas: Se não fizer bem todas as contas ao que pode poupar em taxas de juros e ao tempo que vai acrescentar em prestações consolidando o seu crédito, poderá estar a pagar mais do que se pagasse cada crédito separadamente. Faça todas as contas ao cêntimo.

Três dicas para não perder dinheiro ao consolidar os seus créditos

1. Prazo e Taxa, são as variáveis mais importantes. Compare os prazos e taxas do seu crédito consolidado à dos seus créditos pessoais.

2. Aproveite parte da folga orçamental que ganha com o crédito consolidado para o ir amortizando.

3. Escolha criteriosamente a instituição onde vai realizar a consolidação dos seus créditos. Assegure-se que esta vai proteger os seus interesses e assegurar as melhores condições para o seu caso.

A redução de prestações através do crédito consolidado do Doutor Finanças pode ir até aos 60%.

A equipa do Doutor Finanças pode analisar o seu caso e calcular qual a poupança mensal que conseguirá obter. Inscreva-se no nosso serviço de crédito consolidado para que um consultor especializado possa analisar o seu caso e verificar quanto poderá poupar.

Aqui no Doutor Finanças ajudamos os nossos clientes a reencontrar o equilíbrio das suas finanças.