Finanças pessoais

10 desafios para transformar a poupança num jogo

Tem dificuldade em poupar? Parece-lhe muito complicado? Veja estes 10 desafios que temos para si.

Finanças pessoais

10 desafios para transformar a poupança num jogo

Tem dificuldade em poupar? Parece-lhe muito complicado? Veja estes 10 desafios que temos para si.

Poupar nem sempre é fácil. Muitas vezes, por mais que tentemos parece que não chegamos ao nosso objetivo e acabamos por nos perder no meio de tantas despesas. Contudo, é possível simplificar as estratégias de poupança. Por exemplo, já pensou em transformar a poupança num jogo?

Aumente as suas poupanças em 1 euro por semana

Estipular um objetivo semanal de poupança pode ser uma ótima forma de ganhar hábitos de poupança. Comece devagar e vá progredindo aos poucos. Por exemplo, comece a sua poupança semanal por 1 euro, depois passe para 2 euros e assim sucessivamente até um valor que considere aceitável. Pode começar com um valor mais alto e mantê-lo ao longo do tempo. Fica ao seu critério. O importante é poupar semanalmente e colocar esse dinheiro de lado.

Guarde os seus trocos "perdidos"

Guardar os trocos que ficam "perdidos" (ou esquecidos) nos bolsos da roupa, pela casa ou pelo carro, a princípio, pode parecer-lhe uma ideia sem grande utilidade, no entanto, não a descarte logo à partida. Pense que todo o dinheiro é bem-vindo e que devagar se vai ao longe. Utilize um frasco ou uma caixa e guarde todos os trocos que for encontrando. Ao fim de algum tempo vai ter uma quantia "simpática" que pode juntar às suas poupanças. Para tornar este jogo mais interessante, pode até competir com alguém e ver quem chega primeiro as 20 euros. Vai, certamente, passar a olhar com atenção redobrada para todos os lados.

Leia ainda: Onde guardar as minhas poupanças?

Tenha um mês sem gastos

Já pensou como seria ter um mês sem gastos? Sabemos que não é totalmente possível, pois existem despesas que têm sempre de ser acauteladas, como a casa, serviços essenciais, alimentação e transporte. No entanto, pode ser um jogo interessante tentar ter um mês em que determina que não vai gastar dinheiro em algo específico, por exemplo: "Este mês não vou gastar dinheiro em refeições fora ou em vestuário...". Estes são meros exemplos. Na verdade, pode ser qualquer outra categoria que queira, o ideal até é fazer várias categorias em vários meses. De seguida, o dinheiro que poupar deve colocá-lo nas suas poupanças. Com o tempo, e fazendo este jogo com regularidade, estas podem aumentar significativamente.

Criança a pôr moedas num mealheiro

Envolva as crianças no jogo da poupança

Incluir os mais novos nas suas estratégias de poupança é muito importante. Desde cedo, deve ser trabalhado junto das crianças a importância de poupar. Se o seu filho lhe pede constantemente aquele brinquedo que viu na loja, incentive-o a poupar dinheiro para o comprar. Pondere criar um sistema de recompensa por trabalho realizado. Ou seja, atribua ao seu filho pequenas tarefas que ele possa fazer e, por cada uma que complete, atribua a devida recompensa monetária. Por exemplo, peça ao seu filho para aspirar uma divisão e estipule o valor de 1 euro como recompensa. Assim, os mais novos podem aprender que o dinheiro requer trabalho e, ao mesmo tempo, vão perceber que se queremos comprar algo o dinheiro que tanto custou a amealhar vai desaparecer. Para ser mais fácil de ver o dinheiro que estão a poupar, opte por guardá-lo num recipiente transparente, como um frasco.

"Jogo dos recibos"

O "jogo dos recibos" é simples e intuitivo. Neste desafio, falamos daqueles recibos que no fim têm mostram o valor que poupou. Por exemplo, no final de um recibo de compras é indicado que poupou 4,63 euros. Será que é mesmo assim? Na verdade, não. Esse dinheiro nunca foi gasto, logo não pode ter sido poupado. O que que pode fazer para que essa poupança se torne efetiva é colocar de lado, nas suas poupanças, o valor mencionado no recibo. Ou seja, a ideia por detrás deste jogo é: por cada recibo com um valor de poupança, deve mesmo colocá-lo de lado e, assim, poupá-lo efetivamente.

Leia ainda: 5 jogos virtuais que ensinam crianças e jovens a lidarem com o dinheiro

Até onde estica o seu euro?

Até onde consegue esticar o seu euro? Este desafio pode mesmo ser interessante, mas inclua outros membros do agregado no jogo e torne-o ainda mais desafiante. O que consegue comprar com 2 euros? Será que consegue jantar fora com o seu companheiro por menos de 7 euros? Sabe aquela nota de 20 euros que tem na certeira? Quanto tempo a consegue fazer durar? Estes são apenas alguns exemplos que pode utilizar. O importante é ver até onde consegue esticar o seu dinheiro. Seja criativo.

Jogo "desafio da despensa"

Este jogo também é simples. Desde logo, deve percorrer a sua despensa e utilizar apenas o que tem em casa. A ideia por detrás deste desafio é utilizar os produtos que já possui, que muitas vezes acabam esquecidos, pois vão sendo substituídos por outros novos. Seja criativo na preparação de refeições, pense em combinações diferentes, use a sua imaginação. Desta forma, não só vai reduzir o desperdício alimentar, como vai estar a poupar, uma vez que não tem de ir às compras durante algum tempo.

Leia ainda: Um guia para poupar no supermercado: melhores compras, mais poupança

Coloque um post-it na sua carteira

Este desafio é igualmente. Como o próprio nome indica, apenas necessita de colocar um post-it na sua carteira onde deve escrever "preciso mesmo de comprar isto?". Seja criativo, coloque-o na carteira, diretamente no seu cartão de débito ou até mesmo no bolso das moedas, o importante é que esteja bem visível. Neste caso, o objetivo é levá-lo a pensar sobre a necessidade de comprar certos itens antes de gastar que pode vir a ser direcionado para a sua poupança.

"Desafio Jerry Seinfeld"

O "desafio de Jerry Seinfeld" não foi criado, inicialmente, para poupanças, mas sim para escrita. De modo a motivar a escrita diária, o comediante criou o hábito de colocar um calendário à vista, onde diariamente, depois de se ter dediado à escrita, riscava o dia. Desta forma, garantia que todos os dias escrevia algo e, o número de cruzes preenchidas no calendário, servia como motivação. Este jogo pode facilmente adaptar-se à poupança de dinheiro. Crie um calendário e defina objetivos diários no que diz respeito a poupar. Pode ser "hoje vou poupar 5 euros" ou "hoje não vou gastar dinheiro nenhum". Seja criativo e misture os objetivos. O importante é cumpri-los e riscá-los diariamente. Assim, à medida que for vendo as cruzes a crescer no calendário, vai ficando cada vez mais motivado.

Seja competitivo

Ser competitivo é algo inerente ao ser humano. E com a poupança não é diferente. Assim, e de modo a ver quem poupa mais, faça uma pequena competição com o seu companheiro, amigo ou com um familiar. Veja, por exemplo, quem consegue chegar aos 500 euros primeiro. Pode também definir uma data e ver quanto poupou cada pessoa no tempo limite. Quem tiver poupado mais, ganha.

Leia ainda: Desafios de poupança: Descubra quais são os mais populares e se são boas soluções para aumentar a sua poupança

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.