Faz Crescer o teu Mealheiro” é o título de um novo livro recém-publicado e direcionado aos mais novos e à sua literacia financeira. Já muito falámos sobre o tema e a sua importância aqui no blog do Doutor Finanças, pelo que é com muita alegria que divulgamos este trabalho literário da autora Elisabete Lourenço.

Faz Crescer o teu Mealheiro” é um livro destinado a um público infantil, entre os 6 e os 12 anos (apesar da autora ter conhecimento de alguns adultos que também puseram em prática as suas dicas), estruturado sob a forma de diário/agenda, cujo objetivo é permitir que sejam as crianças a fazer a gestão da sua própria semanada, com o registo diário de entradas e saídas de dinheiro, definição e planeamento dos seus próprios objetivos e organização das suas poupanças, por forma a adquirirem conhecimentos de educação financeira pela prática das suas acções e dos seus erros.

Como – infelizmente – em Portugal (ao contrário de outros países europeus) a Educação Financeira não faz parte dos currículos escolares, pelo que este livro assume ainda mais importância.
O ideal seria que a Educação Financeira fizesse parte da vida das crianças desde sempre, para que desde cedo possam fazer boas escolhas e cultivar uma vida financeira saudável e livre de dívidas e outros sufocos pelos quais muitos adultos passam. Afinal, crianças bem informadas, tornam-se adultos financeiramente autónomos, responsáveis, conscientes e com objetivos bem delineados.

Como as crianças baseiam o seu processo de aprendizagem e socialização na imitação dos adultos, não deixe também de ler este livro com o(s) seu(s) filho(s). Mesmo que já tenha uma boa literacia financeira, sempre ficará familiarizado com as táticas utilizadas no ensino desta matéria às crianças, tão sensíveis e curiosas por natureza.

Este pode ser um processo de aprendizagem muito saudável e até prazeroso, tanto para os pais, como para as crianças! 🙂

“O objetivo desta agenda/diário é sensibilizar os pais ou educadores para a necessidade da educação financeira e estimular as crianças através de brincadeiras, dicas e conhecimento de alguns conceitos básicos, aprenderem a fazer a gestão do seu mealheiro. No final do livro são sugeridas 10 dicas, para relembrar os adultos que o apoio deles é fundamental!” – refere a autora, Elisabete Lourenço.

Atualmente, o livro “Faz Crescer o teu Mealheiro” está disponível nas livrarias habituais e pode ser também encomendado online em sites como o Wook.pt (PVP 8€) e diretamente à autora na sua página no Facebook.

Sobre a autora

Elisabete Lourenço é licenciada em Gestão e pós graduada em Finanças. Tem 40 anos e há relativamente pouco tempo trocou a sua carreira profissional de Diretora Financeira de uma empresa multinacional para uma de freelancer onde desenvolve vários trabalhos juntos das PME’s, na área da consultoria, contabilidade, formação, controlo de gestão…

Uma das razões que me levou a tomar esta decisão, foi permitir-me ter mais tempo e mais serenidade para usufruir melhor do que me rodeia (e da vida) e também permitir-me envolver em vários projetos que me tragam prazer, nomeadamente de voluntariado nacional e internacional.

Outro projeto em que se envolveu no ano passado foi no lançamento do desafio a centros de estudo e ATL’s de workshops e atividades no âmbito da educação financeira por várias razões: era um assunto que não era abordado nas escolas e também pouco abordado no seio familiar.
Elisabete fez também algumas atividades com crianças e rapidamente percebeu que havia bastantes lacunas na percepção de assuntos relacionados com o dinheiro.
Com isto, Elisabete percebeu que não bastava só passar-lhes conceitos, pois seria também muito importante que as crianças “sentissem” o dinheiro.

Sobre o livro:

Como Elisabete Lourenço descreve a sua obra de Educação Financeira direcionada ao público infantil:

O livro não é de todo um livro de histórias infantis, até porque como costumo dizer eu não sou escritora, sou apenas criadora de ideias, apesar de mencionar alguns textos com conceitos importantes, é sobretudo uma ferramenta para desenvolverem habilidades financeiras, onde o meu grande objectivo é que as crianças desenvolvam uma relação com o dinheiro saudável e tranquila, para que no futuro se tornem adultos conscientes e responsáveis e também com um “bichinho” de empreendedorismo.

Por agora, deixe-se contagiar pelo “bichinho” da literacia financeira e compre um exemplar de “Faz Crescer o teu Mealheiro” para oferecer aos seus pequenos. 🙂