Contas bancárias

Já ouviu falar em E-Wallet, mas não sabe o que é? Saiba em que consiste

Já ouviu falar de pagamentos através de uma e-wallet, mas não sabe como funciona? Conheça as funcionalidades desta carteira digital.

Nos últimos anos, as operações financeiras realizadas através de smartphones têm crescido exponencialmente, e é devido a este contexto que as e-wallets (carteira digital) têm ganhado popularidade na hora de fazer pagamentos e adquirir novos produtos e serviços. Mas ainda há muitas pessoas que não sabem o que é uma e-wallet ou já ouviu falaram mas não sabem como funciona.

De seguida vamos explicar o que é uma e-wallet e como funcionam os meios de pagamento através deste tipo de carteira. Saiba ainda quais são as principais vantagens e desvantagens do uso de uma e-wallet no dia a dia.

O que é uma e-wallet?

Uma e-wallet não é nada mais, nada menos do que uma carteira digital ou eletrónica que funciona através de uma aplicação. Esta carteira digital simplifica bastante as operações financeiras, pois não só permite que sejam guardados dados de cartões bancários, sejam estes de débito ou de crédito, como também possibilita efetuar pagamentos através do seu smartphone ou do seu computador.

No fundo, uma e-wallet permite ter acesso à sua carteira física sem ter que a levar consigo para todo o lado. Através desta carteira digital pode ter acesso às suas informações bancárias, como transações financeiras que fez e às suas senhas de utilizador. Consoante cada aplicação, o software usado permite armazenar os seus dados financeiros no seu telemóvel e aceder aos mesmos de forma rápida e confortável. Existem ainda aplicações que permitem ter mais que um cartão associado à sua e-wallet e também carregar a mesma com o valor que desejar.

Embora nem todas as e-wallets permitam ter acesso às mesmas opções e modalidades, algumas chegam a permitir armazenar cupões digitais e até cartões de fidelidade. Atualmente ainda não é possível utilizar estas carteiras digitais em todas as lojas físicas e serviços. No entanto, são cada vez mais as superfícies comerciais que têm modernizado os seus métodos de pagamento, de forma a facilitar o uso deste tipo de tecnologia.

Ler mais: Pagar com o telemóvel: como funciona este serviço?

Como funcionam os meios de pagamento através destas carteiras digitais?

Para quem esteja completamente familiarizado com a tecnologia NFC, Near Field Communication, ou em português, comunicação por proximidade, ou esteja habituado a fazer pagamentos por QR Code não vai ter qualquer dificuldade em utilizar uma e-wallet.

No entanto se este não é o seu caso não se preocupe, pois não é difícil aprender a utilizar uma e-wallet em segurança. No fundo, o primeiro passo é igual a descarregar qualquer aplicação e instalá-la no seu smartphone. De seguida, deve inserir os dados do cartão que quer associar à sua carteira digital e criar os seus códigos de segurança. Lembre-se que segurança nunca é demais, por isso se a aplicação permitir deve reforçar a mesma, como a sua impressão digital ou reconhecimento facial.

Para fazer pagamentos em lojas físicas deve primeiro certificar-se que os terminais de pagamento automático e o seu telemóvel dispõem da tecnologia NFC ou QR Code. Nos pagamentos por NFC basta aproximar o seu telemóvel do terminal até que este valide o seu pagamento. Já em relação aos pagamentos por QR Code deve utilizar a câmara do seu smartphone e apontar a mesma para o símbolo que vai surgir no TPA.

Desta forma não vai precisar de utilizar os seus cartões físicos ou dinheiro para fazer os seus pagamentos. E assim que estiver habituado, será bem mais prático e rápido todo o processo de pagamento. Caso pretenda fazer compras numa loja online, o processo é ainda mais simples. Apenas têm que preencher os dados de pagamento na sua e-wallet e autorizar essa compra.

Por fim, também existe a possibilidade de utilizar a sua e-wallet para receber e enviar dinheiro a amigos e familiares, sendo que em muitos casos não precisa de ter uma conta bancária associada. Tal como acontece se transferir dinheiro para a sua e-wallet, também é possível receber dinheiro na mesma caso assim o pretenda.

Ler mais: Comissões sobre prestações de crédito e MBWay vão acabar

É possível utilizar uma e-wallet no estrangeiro?

Sim, é possível utilizar uma carteira digital no estrangeiro, no entanto em alguns países podem existir limitações ou não ser mesmo possível a utilização desta. Algumas e-wallets vão funcionar em determinados países, mas não em outros. No entanto, se for viajar e pretender fazer uso da sua e-wallet, aconselhamos a que consulte com antecedência as suas condições no estrangeiro e veja as várias opções, prós e contras da sua utilização.

Ler mais: 4 maneiras de transferir dinheiro para o estrangeiro

4 vantagens do uso de uma e-wallet

Logo no início do artigo já referimos algumas das vantagens em ter uma e-wallet, mas deixamos aqui uma pequena lista que o pode ajudar a analisar os prós e contras de ter uma carteira digital.

  • Facilidade de pagamento: Basta ter o seu smartphone por perto e os dados móveis ativos e pode fazer pagamentos rapidamente em todos os terminais com QR Code ou tecnologia NFC. Se souber que uma loja tem disponível uma destas modalidades, nem precisa levar a sua carteira consigo para fazer as suas compras.
  • Rapidez de pagamento: Não necessita de digitar o seu PIN para fazer pagamentos.
  • Ajuda na gestão do seu dinheiro e das suas poupanças: Embora a maioria das pessoas não pensem muito nesta utilidade, uma e-wallet pode ser uma ótima aliada na gestão das suas finanças pessoais. Afinal para além de conseguir ter um excelente controlo dos seus gastos, ainda é possível definir montantes limites para os seus pagamentos. Se quiser transferir dinheiro para a sua e-wallet com um objetivo específico, pode ir passando mensalmente um montante para a sua carteira digital.
  • Descontos e possibilidade de economizar se tiver um negócio próprio: Algumas e-wallets oferecem descontos na hora de fazer o pagamento das suas contas. No entanto, é aconselhável informar-se bem sobre as condições, de forma a estar bem esclarecido se quiser poupar algum dinheiro. Já se tiver um negócio próprio, em muitos casos ao permitir que as compras ou serviços sejam pagas através de uma e-wallet vai diminuir os custos operacionais de outras modalidades de pagamento.

Mas também existem desvantagens no uso diário de uma e-wallet

Até agora temos abordado maioritariamente as vantagens de ter uma e-wallet, mas como em tudo também existem algumas desvantagens na sua utilização diária. E vamos já começar por a maior desvantagem que pode existir, que é a possibilidade de lhe cobrarem comissões na sua utilização.

Embora nem todas as modalidades e bancos cobrem taxas na utilização de uma e-wallet, podem existir comissões, principalmente na modalidade de pré-carregamento, através de um cartão de crédito. Contudo, podem existir outras comissões consoante o seu banco. Antes de começar a utilizar uma e-wallet informe-se sobre a possibilidade de comissões bancárias junto das entidades financeiras onde tem as suas contas.

A segunda grande desvantagens está na limitação que existe em alguns terminais de pagamentos, mas também nas próprias funcionalidades de telemóveis mais antigos. Por exemplo, nem todos os telemóveis e superfícies comerciais dispõem da tecnologia NFC. O uso de uma e-wallet acaba por ficar bem mais limitado sem o acesso a esta tecnologia, embora ainda seja possível fazer os pagamentos online ou fisicamente através do QR Code.

Por fim, é preciso ter cuidado se a utilização da e-wallet for exclusiva e não trouxer consigo outra forma de pagamento. Isto porque ao dependermos totalmente do nosso smartphone, estamos limitados a que este tenha bateria e dados móveis disponíveis para utilizar todas as aplicações.

É seguro fazer pagamentos com estas carteiras virtuais?

Sim, uma e-wallet é tão segura que poderíamos ter colocado na lista de vantagens na sua utilização diária. No entanto para perceber melhor o nível de segurança de uma carteira digital, é preciso explicar bem o seu funcionamento. Independentemente de quem está por detrás do desenvolvimento de uma e-wallet, qualquer modelo de uma carteira digital precisa de garantir total segurança aos seus futuros utilizadores. Por isso, antes de estarem disponíveis para download são realizados inúmeros testes de segurança, que vão garantir as diversas certificações obrigatórias.

A maioria dos modelos de e-wallets são criados com sistemas de segurança avançados, como a encriptação de dados, biometria e outros recursos a tecnologias já desenvolvidas, como o QR Code, entre outras. O nível de segurança é bastante elevado, superando facilmente a segurança de ter os seus cartões de crédito ou débito na carteira. No entanto, é importante que reforce ao máximo a segurança da mesma.

Se estiver indeciso qual a melhor e-wallet para si, tenha em consideração uma aplicação que permite proteger a sua carteira digital com um nível de segurança mais elevado, como a sua impressão digital ou reconhecimento facial. Desta forma, mesmo que perca o telemóvel, será necessário bem mais que descobrir uma password para conseguir aceder às suas contas bancárias.

Por fim, ainda é possível reforçar a segurança da sua e-wallet com uma função que já referimos, que é a limitação de gastos diários, através de um montante estabelecido por si, caso alguém consiga aceder à mesma.

Resumindo, é mais fácil perder a sua carteira ou ser vítima de burla com cartões bancários físicos, do que conseguirem aceder ao seu dinheiro numa e-wallet, desde que esta esteja bem protegida.

Concluindo, deve sempre pesar os prós e contras das novas modalidades de pagamento, de forma a tirar o melhor partido da sua utilização no dia a dia.

Ler mais: Pagar em dinheiro, cartão, MBWAY ou cheque: o que fica mais caro?

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)