Utilidades

Pagar com o telemóvel: como funciona este serviço?

Em Portugal já é possível utilizar o telemóvel para efetuar pagamentos em lojas. Veja como.

Patrícia Neves Patrícia Neves , 11 Dezembro 2019

Já lhe aconteceu chegar à caixa de uma loja ou supermercado para pagar as suas compras e reparar que se esqueceu da carteira? É mais comum do que pensa, ou porque deixamos a carteira no carro ou mesmo em casa. Hoje em dia já se consegue livrar do embaraço de ter não ter consigo dinheiro ou o cartão multibanco porque, agora, já pode simplesmente pagar com o telemóvel.

O telemóvel faz cada vez mais parte da nossa vida. Se há uns anos, quando este surgiu, servia basicamente para fazer telefonemas e enviar mensagens, atualmente essas são as menores das suas funções. Para muitos é uma ferramenta de trabalho já que consegue criar e editar documentos, gerir a agenda, enviar emails, etc. Se já gere as suas contas bancárias pelo telemóvel, faz pagamentos e compras online, saiba que, em vez de utilizar o cartão de débito ou crédito, pode simplesmente pegar no smartphone e pagar compras em lojas físicas. 

Saiba como funciona este sistema em Portugal, conheça as vantagens e perceba se é ou não seguro. 

Pagamentos com o telemóvel: como funcionam

A tecnologia está sempre a surpreender-nos. Todos os dias são anunciadas novas inovações em todas as áreas e muitas destas têm como objetivo facilitar-nos a vida. Uma das novidades passa pelo pagamento através do telemóvel, ou seja, utilizar o telemóvel como se fosse um cartão de débito ou crédito mas sem necessidade de abrir a carteira. 

QR Codes, Contactless e NFC

A tecnologia por detrás desta pequena maravilha tecnológica pode ser complicada de entender, por isso vamos facilitar. Os QR Codes já não são novidade e basicamente são códigos de barras bidimensionais que são lidos pela câmara do smartphone. O telemóvel lê o código e a partir daqui efetua o pagamento.

O Contactless tem vindo a ser incorporado nos novos cartões bancários e através deste sistema, basta encostar o seu cartão ao terminal de pagamento para que seja lido. Deixa de ser necessário inserir o cartão ou passar a barra magnética. Além disso, nos pagamentos até 20€ basta isso mesmo, encostar o cartão, não sendo preciso marcar o PIN. 

Ler mais: Perdeu o PIN do seu cartão de crédito? Saiba como proceder

A outra sigla é o NFC (Near Field Communication) e de uma forma simples é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio entre dispositivos compatíveis, desde que estes se encontrem próximos um do outro. Existe o Bluetooth, o WIFI e agora o NFC. Este último exige uma maior proximidade entre os dispositivos o que também permite uma maior segurança. Esta tecnologia já existe em alguns telemóveis e ao nível dos pagamentos permite-lhe pagar as suas compras apenas encostando o telemóvel ao terminal de pagamento. Funciona como os cartões contactless, exatamente da mesma forma, com a diferença de que aqui utiliza o smartphone e não o cartão do banco. 

Estas são as tecnologias que permitem o pagamento através do telemóvel mas para começar a utilizar o smartphone nas lojas precisa de, em primeiro lugar, instalar as apps adequadas e proceder à configuração das mesmas. 

Pagar com o telemóvel em Portugal

Em Portugal, o Grupo SIBS é a entidade responsável pela gestão da rede Multibanco. Esta mesma entidade criou uma aplicação móvel chamada de MB Way que, de uma forma muito geral, lhe permite fazer compras online e em lojas físicas, criar cartões virtuais, fazer transferências e utilizar o smartphone para levantar dinheiro num multibanco.

Uma vez que pertence à própria SIBS a MBWAY é aplicação número um em Portugal para pagamentos através do telemóvel, até pela sua versatilidade no que toca a diferentes modelos de smartphone.

Aplicação MB WAY app smartphone

MB Way: como começar a usar

O site da MB Way é bastante completo e explica passo a passo como começar a usar a aplicação e quais as suas maiores vantagens, caso seja cliente ou uma empresa. A secção de Perguntas Frequentes explica-lhe tudo o que precisa de saber e inclui mesmo vídeos explicativos do processo. De qualquer forma, se quer experimentar esta pequena maravilha dos tempos modernos, estas são as etapas que tem que seguir:

  1. Ativar o serviço no multibanco. Para tal deve seleccionar, no multibanco, a opção “MB Way”, inserir o seu número de telemóvel e definir um PIN de segurança para a aplicação. 
  2. Instalar a app no seu telemóvel. Basta pesquisar por MB Way na App Store ou na Google Play Store. 
  3. Na app, deve seguir os passos solicitados. Ou seja, depois de ler e concordar com os termos e condições, confirme que já aderiu no multibanco ao serviço e insira o seu número de telemóvel e o PIN que definiu anteriormente. 
  4. Após receber um SMS com um código de ativação, insira esse código na App. Clique em “continuar” e comece a utilizar a app. 

Tenha atenção ao PIN que cria porque caso precise de o alterar terá que o fazer obrigatoriamente numa caixa multibanco. Afinal, a MB Way é uma espécie de multibanco na sua mão, ou, por outras palavras, uma extensão da caixa de multibanco. 

MB Way: como pagar nas lojas físicas com o telemóvel

Segundo a página do próprio MB Way, é possível utilizar este serviço para comprar em lojas físicas através de duas formas: QR Code e Contactless, sendo que este último está apenas disponível para o sistema operativo Android e claro, para os smartphones que possuam a tecnologia NFC. 

Procure saber se a loja é aderente do serviço, caso contrário não poderá efetuar o pagamento com a aplicação. Caso seja, veja como o poderá fazer. 

Pagar numa loja com QR Code:

  1. Abra a app e carregue em “Pagar com MB Way”.
  2. Permita o acesso à câmara caso seja solicitado e leia o QR Code apresentado no terminal Multibanco da loja.
  3. Se o valor for superior a 20€, insira o seu PIN ou confirme a operação através da leitura da sua impressão digital, caso possua um smartphone com essa tecnologia.

Pagar numa loja com Contactless:

  1. Segundo o site da MB Way este serviço apenas está disponível para Android e antes de o utilizar terá que garantir que a app MB Way é a sua app predefinida para pagamentos com NFC.
  2. Pode fazer o pagamento sem abrir a aplicação, apenas encostando o telemóvel ao terminal do multibanco e, nesta situação, o pagamento será feito com o cartão predefinido
  3. Se pretender utilizar outro cartão, basta abrir a aplicação, selecionar o cartão e só depois tocar com o telemóvel no terminal de pagamento
  4. Existe ainda a possibilidade de fazer o pagamento com o ecrã do telemóvel bloqueado, mas para isso terá que configurar previamente essa opção na própria app no menu “Mais - Definições - Segurança - Opções de pagamento”.

Apple Pay: Já disponível em Portugal

Para os utilizadores Apple, ou seja, quem possui iPhones, Apple Watchs ou iPads, existe um novo serviço de pagamentos. Segundo a Apple a premissa é simples - simplificar os pagamentos garantindo o maior nível de segurança. Com o Apple Pay é possível fazer compras em lojas físicas e online sem expor os dados da sua conta. Ou seja, os números dos cartões não são guardados no telemóvel nem muito menos nos servidores da Apple e, caso perca o iPhone ou este seja roubado, o número da conta digital pode ser facilmente desativado. 

Portanto, se tiver um Iphone X ou superior (os modelos anteriores não vêm equipados com a tecnologia NFC) pode pagar com o telemóvel em qualquer terminal de pagamento que seja contactless, sendo apenas necessário tocar com o dispositivo no equipamento da loja. 

No entanto, para além de ter que ser utilizador Apple e ter que possuir um dispositivo com NFC, para usar o Apple Pay precisa também ser cliente de Revolut, N26 ou do Crédito Agrícola. Neste momento são os únicos bancos que em Portugal suportam o serviço. 

Para começar a usar terá que ser cliente de algum destes serviços referidos. Para configurar o iPhone os passos são simples:

  1. Abra a aplicação Wallet e carregue no símbolo +
  2. Selecione o banco, o cartão que deseja adicionar e siga as instruções para adicionar um cartão novo.
  3. De seguida o banco irá verificar as suas informações
  4. Aceite os termos e condições e o cartão será automaticamente adicionado
  5. Volte à Wallet e verá o cartão adicionado

Após a configuração do serviço já pode efetuar pagamentos com o seu dispositivo Apple em lojas com Contactless. Como? Da seguinte forma:

  1. Se o seu iPhone tiver Touch ID, ou seja, se funcionar com o leitor de impressões digitais, mantenha o dedo pousado no leitor para ativar o Apple Pay
  2. De seguida toque com o topo do iPhone no terminal de pagamento
  3. Se em vez do Touch ID, o seu dispositivo utilizar o Face ID, ou seja, se este fizer a autenticação com a leitura da sua face, então carregue duas vezes no botão lateral e olhe para o iPhone para este ler a sua cara
  4. De seguida toque com o topo do iPhone no terminal de pagamento

As instruções são muito simples, até porque o objetivo é mesmo esse, facilitar os pagamentos. A Apple disponibiliza instruções para os restantes dispositivos, e se tiver interesse pode consultar a página criada para o efeito

Vantagens e desvantagens 

Existem sempre vantagens e desvantagens em qualquer serviço e cabe ao leitor decidir o que é mais conveniente para si. No caso dos serviços referidos, a principal vantagem é que são gratuitos, ou seja, não precisa de comprar a aplicação. Atualmente as transferências bancárias atrás da MB Way são cobradas pelos bancos, mas os pagamentos nas lojas continuam a ser gratuitos. 

Além disso, esta forma de pagamento é mais rápida e mais prática do que ter que abrir a carteira, procurar o cartão ou dinheiro físico para pagar as suas compras. O telemóvel, geralmente está sempre à mão, por isso para muitos, esta solução acaba por ser mais vantajosa. 

Por outro lado, existem limitações no número de lojas aderentes, ou seja, este tipo de pagamento ainda não se encontra disponível na maioria das superfícies comerciais. Convém perguntar na caixa ou informar-se de antemão se o comerciante é aderente ao serviço. 

Outra limitação, por assim dizer, passa pelo facto de ter que possuir um dispositivo adequado, ou um smartphone ou no caso do Apple Pay, um equipamento Apple com tecnologia NFC e conta num dos bancos referidos acima. Não podem, também, haver falhas de rede, caso contrário a comunicação não é efetuada e o pagamento não é realizado. 

Como vimos, tanto a utilização da MB Way como da Apple Pay garantem a segurança das suas transações. Caso opte por utilizar outros serviços ou aplicações que não estes referidos no artigo, garanta que são mesmo seguros.

Leia ainda:

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta