Tanto no ensino pré-escolar como no primeiro ciclo, muitos pais precisam de manter os filhos ocupados e acompanhados antes e depois do período diário das aulas ou atividades educativas. Afinal, as crianças precisam de ser estimuladas com outras atividades e devidamente acompanhadas, enquanto os pais estão no seu horário de trabalho ou nas interrupções do próprio ano letivo. Por isso, é que foram criadas as AEC (atividades de enriquecimento curricular) para dar respostas sociais no domínio do apoio à família.
As Atividades de Enriquecimento Curricular são uma estratégia alargada de articulação entre o funcionamento das escolas ou agrupamentos escolares e as respostas sociais promovidas pela Direção-Geral da Educação.
Entre o ensino pré-escolar e o 1º ciclo, as AEC dividem-se em três vertentes: As AAAF (Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar), as AEC e a CAF (Componente de apoio à família no 1º ciclo do Ensino Básico). No entanto, há pais que preferem, em determinadas situações, optar por colocar os seus filhos em centros de estudo, substituindo algumas destas opções facultativas.
Para perceber melhor como funcionam todas estas opções, de seguida, explicamos o que deve saber sobre as AEC, CAF, AAAF e centros de estudo.
Leia ainda: Regresso às aulas: Faça-o de forma saudável e poupada
A importância das AAAF no ensino pré-escolar
As atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar (AAAF) têm como objetivo assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e depois do período das atividades educativas, mas também nos períodos em que existem pausas letivas.
Na maioria dos casos, estamos a falar de atividades que são asseguradas pelos jardins de infância da rede pública, onde existe o acolhimento das crianças entre as 8h e as 9h, quando as famílias assim o necessitem, e após o período diário de atividades educativas, das 15h às 19h. Contudo, este horário pode sofrer pequenas alterações consoante o agrupamento escolar.
Em termos de valores, a comparticipação das AAAF está associada ao posicionamento do escalão de rendimentos do agregado familiar. Por isso, confirme com antecedência o escalão em que está inserido para saber quanto irá pagar. Além disso, consoante o concelho, existem jardins de infância que não cobram por receber as crianças uma hora mais cedo no estabelecimento de ensino.
Quanto às atividades, estas também variam. Contudo, mesmo sendo definidas e executadas em parceria com o agrupamento de escolas, estas são atividades lúdico-pedagógicas, podendo envolver atividades artísticas, desportivas, entre outras.
Por fim, importa salientar que, para beneficiar do AAAF, precisa de inscrever o seu filho nestas atividades dentro dos prazos anunciados pelo agrupamento escolar.
AEC e CAF: Quais as diferenças para os alunos do 1º ciclo?
As AEC e CAF são vertentes distintas da estratégia das Atividades de Enriquecimento Curricular que se destinam aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
No caso das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) estas são de caráter facultativo e de natureza lúdica, formativa e cultural. Ou seja, nestas atividades podem incluir-se atividades relacionadas com desporto, o domínio artístico, científico e tecnológico, mas também como uma forma de ligação da escola com meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação.
Já a CAF é uma componente de Apoio à Família no 1.º ciclo do Ensino Básico. Os alunos que frequentam a CAF têm direito a um conjunto de atividades que asseguram o seu acompanhamento antes ou depois das componentes curriculares e das AEC. Além disso, estas atividades também são proporcionadas durante as férias escolares.
Na CAF, a oferta de atividades é adaptada consoante a escola do seu filho, tendo em conta os interesses dos alunos, os profissionais envolvidos, recursos e materiais que existem.
Tal como acontece com as AAAF, as AEC e a CAF têm mensalidades estipuladas de acordo com o escalão de rendimentos do agregado familiar.
O que deve ter em consideração antes de inscrever o seu filho nas AEC e na CAF?
Antes de inscrever o seu filho nas AEC ou CAF, deverá:
- Consultar o prazo para inscrever os seus filhos nas AAAF, AEC ou CAF;
- Informar-se sobre os documentos que precisa para formalizar a candidatura ou a renovação da inscrição;
- Saber qual o valor a pagar pela inscrição. Este varia consoante a escola onde o seu filho vai estudar.
- Esclarecer todas as suas dúvidas quanto às atividades, horários, e valores a pagar mensalmente.
- Estar ciente que, ao inscrever o seu filho, este deve ser assíduo nas atividades que vai frequentar.
Ler mais: Atividades extracurriculares: O que saber antes de inscrever o seu filho
Devo dar preferência a um centro de estudos em vez de uma AEC ou CAF?
As AEC e a CAF têm as suas vertentes e servem para ocupar os seus filhos com atividades no meio escolar em que estão envolvidos. No entanto, não existe uma resposta certa para esta questão. Cada família é que deve ponderar qual é a opção mais benéfica para a criança ou jovem, consoante as suas necessidades. Se acha que um centro de estudos pode ser mais benéfico, então é aconselhável analisar com antecedência o que procura e definir um valor para a mensalidade que pode pagar.
Os centros de estudo prestam apoio pedagógico às crianças e jovens. Este tipo de apoio pode e deve ser personalizado e especializado consoante o tipo de alunos que frequentam o centro. Depois, consoante as necessidades e orçamento, deve definir se pretende que o seu filho seja acompanhado de forma individual ou em grupo, mas também em uma ou mais disciplinas. Além disso, existem centros de estudos que oferecem outro tipo de serviços, como:
- Psicomotricidade;
- Psicologia;
- Terapia da Fala;
- Terapia Ocupacional;
- Musicoterapia;
- Terapia Cognitivo-comportamental;
- Entre outras.
Contudo, atenção às expectativas que coloca, não se precipite a tomar uma decisão, pois deve analisar bem vários fatores antes de escolher o local mais indicado para o seu filho.
Leia ainda: Como escolher o melhor centro de estudos para o seu filho?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário