O atual contexto social e económico, aliado ao elevado número de pedidos de formação de finanças pessoais por parte de entidades que não têm como suportar o custo da formação – ONG, escolas, universidades, organismos públicos e associações – levou-nos a criar o Banco de Horas, para levarmos conhecimento financeiro a mais pessoas.
Perante a impossibilidade de terem uma vida autónoma, a ansiedade aumenta
Conclusões do estudo “A comunicação do BCE com o público em geral”
Devido à subida da inflação e das taxas de juro
O Bison Bank foi o primeiro parceiro do Banco de Horas, através da realização de 50 ações de formação apoiadas por esta instituição em temas relacionados com a vida adulta e a fase de transição para o mercado de trabalho.
A CORUM Investments também vai apoiar esta iniciativa , garantindo 5 formações “Investir com sucesso: primeiros passos”, direcionadas aos estudantes do Ensino Superior.
A Real Vida Seguros dá o seu contributo para o projeto com 5 sessões de formação, para levarmos o tema da literacia financeira a mais pessoas.
Este é um projeto de parceria: as empresas que se juntam à iniciativa escolhem o número de sessões de formação que desejam apoiar.
A primeira edição do Banco de Horas é direcionada para estudantes universitários. Nós recebemos os pedidos de associações de estudantes, núcleos de alunos ou outras organizações e gerimos todo o processo.
A Academia Doutor Finanças realiza uma sessão de formação em finanças pessoais focada nos temas mais relevantes para o grupo.
Formação presencial destinada a estudantes do ensino superior, mediante candidatura através de instituições de ensino, associações de estudantes ou outros organismos associados, como núcleos de estudantes.
Formação presencial “Investir com sucesso: primeiros passos” para estudantes do ensino superior.
Formação presencial para ONG, Associações, Escolas, Instituições do Ensino Superior.
Vamos analisar e retornar o seu contacto com a maior brevidade possível
Este é um projeto de impacto social alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, contribuindo para os seguintes “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”:
・Objetivo 4: Educação de Qualidade
・Objetivo 17: Parcerias para a implementação dos objetivos
Em 2023 continuamos no último lugar da Zona Euro, no que diz respeito ao conhecimento financeiro dos portugueses. Ao fazer parte do Banco de Horas, está a contribuir para aumentar o nível de literacia financeira do nosso país.
Jovens com maior literacia financeira são adultos mais equilibrados e funcionais, com mais ferramentas para preparar o futuro, prosperar e ultrapassar imprevistos. Pessoas com maior literacia financeira estão menos vulneráveis a situações de fragilidade e precariedade.
Vamos trabalhar juntos?