Quando faz um crédito habitação, é pedido para fazer um seguro de vida com ou sem atualização automática do capital assegurado. Saiba quais os custos e benefícios desta medida.

Ao realizar o seu seguro de vida, o prémio do seguro está ligado ao valor do imóvel. Este seguro de vida é pedido ao requerente que faça um seguro de vida, para que em caso de sinistro, o banco tenha o pagamento do capital em dívida do empréstimo.

Este seguro, quando acionado devido a um sinistro, irá liquidar o crédito habitação, não ficando com a dívida para o banco.

No decorrer do seu crédito habitação, irá estar a pagar a prestação mensal ao banco bem como o prémio do seguro, quer seja mensal, trimestral ou anualmente. À medida que for pagando o seu crédito, o capital em dívida para com o banco vai diminuindo, sendo que o seu prémio de seguro poderá ser ajustado.

Quando fizer a sua apólice do seguro de vida ligado ao crédito habitação, poderá escolher em ter atualização de capitais automática.

Ao escolher a atualização de capitais automática, o banco informa a seguradora de qual o capital em dívida. Assim, o valor do seguro acompanha o valor em dívida, permitindo-lhe pagar menos de prestação à seguradora.

Um exemplo: faz um crédito habitação no valor de 100 mil euros e o seu seguro de vida tem um prémio sobre este valor. Após vários anos, o capital em dívida é de 80 mil euros.

Se preferir fazer a atualização de capitais automática, o prémio do seguro é automaticamente atualizado para 80 mil euros, podendo reduzir a sua prestação mensal de seguro.

Contudo, se não preferir fazer esta atualização, o prémio do seguro continua a ser 100 mil euros. Em caso de sinistro, o banco apenas ficará com o capital em dívida, neste caso seria os 80 mil euros. O restante valor fica para os herdeiros legais.

Como posso saber esta informação?

Quando realizar o seguro, tem a opção de indicar no início se quer ter a atualização do capital em dívida automática. Caso pretenda mudar a sua situação, aconselhamos a falar com a seguradora nos aniversários do contrato.

Custo e benefício

Escolher ter atualização de capitais automática é uma decisão individual e familiar. Caso prefira não atualizar o capital em dívida, poderá pagar um prémio superior, pois está a pagar por um capital superior ao que tem em dívida. Contudo, poderá assegurar algum valor extra para a sua família em caso de sinistro.

Caso prefira atualizar o capital em dívida, paga um prémio inferior e estará apenas coberto pelo capital em dívida. Caso ocorra um sinistro, o banco ficará com o valor correspondente à dívida no momento e a dívida fica saldada.

A decisão familiar deve ter em conta que quanto mais custo suportar (prémio) irá ter mais benefício.

No entanto, esse custo deve ser pesado no seu orçamento familiar, uma vez que os seguros são uma fatia fundamental na sua vida financeira.

Se quiser ter um seguro mais barato, contacte-nos.

Os nossos consultores especializados poderão ver quais as melhores propostas do mercado para o seu caso, ajudando-o a reduzir a sua despesa e a poupar todos os meses. Poupe nos seguros de vida e multi-riscos.