Finanças pessoais

Precisa de controlar os gastos com o seu carro? Estas apps podem ajudar

Se ter carro é um grande peso no seu orçamento familiar, pondere usar as apps que o podem ajudar a controlar os gastos.

Finanças pessoais

Precisa de controlar os gastos com o seu carro? Estas apps podem ajudar

Se ter carro é um grande peso no seu orçamento familiar, pondere usar as apps que o podem ajudar a controlar os gastos.

O carro é um bem essencial nas nossas vidas, mas também pode ser uma grande fonte de despesas. Com a subida do preço dos combustíveis, nunca fez tanto sentido poupar. Para tal, existem algumas aplicações (apps) que podem ajudar a controlar os gastos com o seu carro.

Neste artigo, reunimos alguns exemplos destas apps, no entanto, deve ter em conta que grande parte de uma eventual poupança depende sempre de si enquanto condutor.

Escolha os melhores itinerários: GPS e apps com GPS

Em primeiro lugar, os GPS tradicionais, um equipamento que se compra de forma separada e se coloca no carro, estão cada vez mais “fora de moda”. Isto porque, hoje em dia, além de outras funcionalidades, os smartphones já incluem a função de GPS.

Neste sentido, as apps com GPS têm, cada vez mais, um papel importante, especialmente nos grandes centros urbanos onde o trânsito é mais intenso. Ou seja, esta ferramenta permite ao utilizador conhecer os trajetos mais rápidos e económicos para chegar ao local pretendido. Dessa forma, o condutor pode poupar alguns euros em combustível e na manutenção do carro pois faz menos quilómetros. Por fim, ganha tempo e tempo é dinheiro.

Por outras palavras, o GPS ajuda, essencialmente, a evitar gastos desnecessários relacionados com o tempo que perde no trânsito e em locais que desconhece.

Em seguida, conheça duas apps, entre as mais populares. Estas soluções destacam-se, desde logo, por serem gratuitas e terem GPS, mas também existe uma oferta variada de soluções pagas.

Leia ainda: Quer poupar nos combustíveis? 7 dicas para mudar ou ajustar hábitos

Waze

Com GPS incluído, a app Waze indica os caminhos mais rápidos. Logo, permite-lhe poupar tempo no trânsito..

Google Maps

Apesar desta app ser muito popular entre quem opta por andar a pé ou de transportes públicos, tem vindo a ganhar importância nos últimos anos junto dos condutores. Ou seja, esta app permite ao condutor, em tempo real, ver as informações de trânsito em qualquer local e assim escolher os trajetos mais rápidos.

Caso esteja disponível para pagar este tipo de serviço, tem também uma oferta variada de apps que pode utilizar, como por exemplo a TomTom Go Mobile.

TomTom Go Mobile

Esta app é um exemplo entre as soluções pagas. Esta tem um custo de 19,99€ para sistemas operativos Android como em iOS (os iPhone e iPad). Contudo, o valor só cobre um ano, dado que se trata de uma licença anual.

Esta app permite descarregar os mapas que escolher para a memória do seu telefone. Ou seja, pode navegar no estrangeiro sem usar a ligação de dados". Por outro lado, permite ao utilizador encontrar uma morada mesmo que só introduza parte da mesma.

telemóvem mostra uma aplicação com GPS que indica o melhor itinerário

Controlar os gastos com o seu carro

Ao instalar apps para controlar gastos com o seu carro pode obter estatísticas detalhadas quanto aos consumos do mesmo, bem como sobre a sua condução e como esta pode ajudar a poupar.

Ainda assim, estas apps não fazem milagres. O modo como conduz e os quilómetros que faz, só depende de si. Afinal de contas, o condutor é uma peça chave, no que diz respeito aos registos e conclusões que uma app pode dar.

Tudo depende do conhecimento que tem sobre o modelo que conduz, sobre a tipologia e rendimento do motor e, principalmente, sobre o seu modo de condução. Uma app apenas regista os valores médios de consumos e indica algumas técnicas de condução para se poupar combustível.

Seguem-se alguns exemplos de apps para controlar os gastos com o seu carro.

Leia ainda: Conheça 5 aplicações amigas do seu carro

Carrorama

A app Carrorama permite registar os gastos de combustível do seu carro, manutenções e outros diversos serviços. Por outro lado, ajuda a controlar os gastos e ao mesmo tempo avisa o condutor acerca de informações recolhidas sobre o veículo.

Com os dados inseridos, dá ainda informações sobre o consumo do motor por quilómetros percorridos, independentemente do tipo de combustível que o condutor utiliza.

Fuelio também ajuda a controlar os gastos com o seu carro

A app Fuelio informa sobre os gastos do veículo, apresenta várias estatísticas relativas a despesas, consumos e ainda faz um acompanhamento do registo de quilómetros. O condutor consegue ter um maior controlo sobre as despesas e ainda poupar com dados detalhados.

Drivvo

A app Drivvo  é bastante simples, regista os consumos médios mensais de combustível e outras despesas relativas ao seu carro. Permite ainda controlar os abastecimentos e manutenções com datas. Por outro lado, através desta app pode saber quais os melhores combustíveis a abastecer com base em relatórios de rendimento. Diz-lhe ainda quais os melhores postos para abastecer com base na localização.

Por outro lado, também cria alertas para manutenções preventivas sobre o seu automóvel.

Controle gastos com o seu carro com a Autocare

A app Autocare permite controlar os custos com o abastecimento, manutenção e registo de consumo médio do automóvel. É completa e fácil de usar. Esta app ainda emite alertas periódicos quando considera ser necessário efetuar uma manutenção preventiva.

No entanto, pode ter duas eventuais desvantagens:  é paga e apenas está disponível para dispositivos iOS. Para quem tem o sistema operativo iOS há a vantagem de poder emparelhar os dados recolhidos pela app com outros aparelhos uma vez que esta faz um backup via iCloud.

Despesa Automóvel: Controlar gastos nos carros elétricos

A app Despesa Automóvel apresenta uma diferença importante na medida em que foi criada para controlar gastos, particularmente, em veículos elétricos.

Através desta app móvel pode gerir e controlar o combustível, obter dados estatísticos sobre o consumo, controlar o seguro automóvel, taxas de rotina, estacionamento em parques públicos, registos de manutenção, entre outras funcionalidades.

Ajude as apps a ajudá-lo

Em todas estas apps, os avisos e recomendações só são possíveis se inserir os diversos dados relativos a abastecimentos e despesas. Ou seja, só depois de registar vários abastecimentos e despesas na app, esta consegue devolver as várias informações relativas aos gastos mensais, consumos médios, custos de combustível por quilómetro percorrido, média de quilómetro por litro, entre outros dados estatísticos.

Em conclusão, estas e outras apps são uma mera ajuda e a chave principal do sucesso está em si e na sua condução.

Leia ainda: 9 dicas para reduzir as suas despesas com o carro

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.