Finanças pessoais

Quer poupar nos combustíveis? 7 dicas para mudar ou ajustar hábitos

Com os preços em máximos históricos, para poupar nos combustíveis é essencial mudar ou ajustar hábitos. Saiba o que pode fazer a diferença.

Finanças pessoais

Quer poupar nos combustíveis? 7 dicas para mudar ou ajustar hábitos

Com os preços em máximos históricos, para poupar nos combustíveis é essencial mudar ou ajustar hábitos. Saiba o que pode fazer a diferença.

Com o preço dos combustíveis a atingir máximos históricos, mudar ou ajustar hábitos pode ser a solução para poupar algum dinheiro na hora de atestar o depósito. Reunimos 7 dicas neste artigo para que possa, efetivamente, poupar nos combustíveis.

Modere estilo de condução para poupar nos combustíveis

Moderar o estilo de condução é muito importante para poupar no combustível. Desta forma, os especialistas sugerem que:

  • Evite conduzir em excesso de velocidade;
  • Não faça travagens nem acelerações bruscas.

Por outro lado, esteja atento ao conta rotações, pois vai ajudá-lo a perceber qual a mudança correta a utilizar. Desta forma, vai conseguir poupar no combustível. Porém, atualmente, os novos veículos já informam, através do computador de bordo, quando o condutor deve diminuir ou aumentar a mudança.

Verifique o estado dos pneus

Estar atento ao estado dos pneus é fundamental, tanto para poupar no combustível como para a sua segurança.

Assim, antes de fazer viagens longas verifique sempre o estado dos pneus e avalie com frequência se a pressão dos pneus do seu carro é a adequada. Isto porque, conduzir com os pneus com pressão inferior à recomendada aumenta o consumo de combustível.

O alinhamento da direção é também essencial. Caso detete que a direção do seu carro está desalinhada, procure um mecânico.

Tão importante como estar atento ao estado dos pneus é não descurar o estado do veículo no geral. Portanto, não se esqueça de ir ao mecânico com regularidade e de fazer todas as manutenções recomendadas pela marca.

Leia ainda: Como poupar na reparação do carro

Menos ar condicionado, mais poupança nos combustíveis

A utilização do ar condicionado aumenta o consumo de combustível. Isto porque o motor fica mais sobrecarregado e, consequentemente, vai necessitar de mais gasóleo ou gasolina.

Logo, deve, se circular a velocidades baixas, optar por abrir os vidros. Em velocidades elevadas não é aconselhável pois vai interferir com a aerodinâmica do automóvel e, consequentemente, aumentar o consumo de combustível. Se optar por ligar o ar condicionado mantenha sempre os vidros fechados.

Deve ainda fazer, regularmente, a manutenção do ar condicionado.

Casal em viagem de carro

Não transporte objetos desnecessários

Tem por hábito andar com tudo dentro do carro? Se quer poupar nos combustíveis, deve retirar todos os objetos de que não necessita. Isto porque, esses objetos acrescentam peso ao veículo. Logo, exige mais esforço do motor. O que, naturalmente, faz aumentar o consumo de gasóleo ou gasolina.

Desligue o carro quando estiver parado

Sempre que estiver com o carro parado, seja em filas de trânsito ou quando está à espera de alguém, opte por desligar o automóvel. Esta decisão vai permitir-lhe poupar combustível.

Atualmente, todos os carros oferecem o sistema star and stop integrado. Este sistema permite deligar o motor mantendo as restantes funções quase todas ativas quando a viatura se encontra imobilizada.

Evite viagens desnecessárias

Se pretende poupar no combustível, deve evitar viagens desnecessárias. Dependendo do trajeto, pondere ir a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.

Planeie com antecedência e otimize as suas viagens. Caso tenha dificuldade utilize um GPS para saber qual o percurso mais económico.

Mora perto de um colega de trabalho? Perfeito, proponha-lhe dividir o carro. No final do mês, vai notar a diferença na sua carteira. Existem também várias plataformas na internet de partilha de automóvel, pesquise e pondere inscrever-se.

Para evitar viagens desnecessárias ao posto de combustível, se possível, ateste o depósito. Certifique-se sempre que a tampa do mesmo fica bem fechada, pois caso contrário o combustível pode evaporar.

Leia ainda: Como poupar com o carsharing?

Cupões de desconto para poupar nos combustíveis

Aconselhamos que aproveite ao máximo os cupões de descontos e as parcerias que alguns postos de combustíveis têm com determinadas cadeias de lojas.

Se ainda não o fez, deve registar-se na plataforma IVAucher, pois a partir do dia 10 de novembro as compras efetuadas nos postos de combustíveis aderentes dão direito a um subsídio de 10 cêntimos, por litro, até um máximo de 50 litros por mês. O que significa que poder receber até 5 euros por mês. Esta medida vai estar em vigor até março do próximo ano.

Leia ainda: IVAucher: Como vai funcionar o desconto nos combustíveis?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.