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Electricidade e Gás: Oferta Endesa vale a pena?

A Endesa tem uma nova tarifa que oferece uma fatura grátis todos os anos, para sempre. A oferta chamou-nos à atenção e fomos averiguar se vale a pena. 

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Electricidade e Gás: Oferta Endesa vale a pena?

A Endesa tem uma nova tarifa que oferece uma fatura grátis todos os anos, para sempre. A oferta chamou-nos à atenção e fomos averiguar se vale a pena. 

A Endesa tem uma nova tarifa onde oferece uma fatura grátis todos os anos, para sempre. A oferta chamou-nos à atenção e fomos averiguar de realmente vale a pena. 

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Antes de tudo importa referir que embora este artigo se refira a um serviço de uma marca concreta, queremos deixar claro que não foi patrocinado. 

Nos últimos tempos a Endesa tem feito publicidade a uma Tarifa Aniversário Luz & Gás, onde oferece uma factura grátis todos os anos, para sempre, a todos os clientes que subscreverem o serviço até ao final de 2016. Achámos a oferta potencialmente interessante e fomos analisá-la melhor, para ver se vale mesmo a pena.

Quem pode aderir?

A oferta aplica-se a clientes em Portugal Continental, de Baixa Tensão Normal - Simples, com potência contratada de 3,45 até 6,9 kVA, não sendo válida para tarifa bi-horária ou tri-horária, e para fornecimentos de gás natural para os escalões 1 ou 2 de consumo, que não sejam alimentados pelas redes de distribuição abastecidas por Unidades Autónomas de Gás (usadas em locais onde não existe rede de gasodutos).

Assim, julgamos que se destinará à esmagadora maioria dos residentes em Portugal Continental, excluindo quem opte pela tarifa bi-horária.

lâmpada pequena ligada no pátio

Detalhes sobre o desconto

O desconto consiste em atribuir anualmente um bónus que anula para o 12.º período de facturação os valores a cobrar referentes a potência/termo fixo, consumos de energia (electricidade e gás), tarifas de acesso, imposto audiovisual e imposto eléctrico. Este bónus é atribuído no 12.º período de facturação e a cada 12 facturas seguintes, caso o cliente mantenha a mesma tarifa após o primeiro ano.

Ou seja, se subscrevesse esta tarifa dia 1 de Novembro de 2016, na factura de Novembro de 2017 a Endesa iria oferecer-lhe um bónus referente aos consumos fixos e variáveis desse mês (desde que dentro do tipo de valores acima mencionados). Este processo repeter-se-ia anualmente enquanto mantivesse a mesma tarifa.

Outros detalhes

Pode consultar o Anexo de Preços e a Ficha contratual padronizada para obter todos os detalhes, mas queremos destacar que esta tarifa não tem período de fidelização e que, conforme já referido, não se aplica a tarifas bi-horárias ou tri-horárias.

Vale a pena?

De uma análise prévia, este serviço parece interessante, uma vez que permite obter um desconto anual na ordem dos 8,3% (1/12), que incide sobre a parte fixa e variável da factura, além de que não obriga a qualquer fidelização. Ainda assim, importava saber se:

  1. Os preços eram competitivos face à concorrência;
  2. A oferta deixa de ser atractiva para quem opta pela tarifa bi-horária, já que o tarifário em análise cobra todos os consumos por igual (tarifa simples).

Para tirar as dúvidas, recorremos então aos simuladores da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), colocando três cenários diferentes, todos eles com consumos de electricidade mensais de 200 kWh:

  1. Tudo em tarifa simples
  2. Bi-horária, com 33% do consumo no vazio
  3. Bi-horária, com 50% do consumo em vazio.

Juntámos ainda uma simulação de 65 kWh no gás, para perfazer o pacote completo.

Na tarifa simples e na bi-horária a 33% a oferta da Endesa é a melhor colocada, oferecendo valores mais baixos. Já na tarifa bi-horária a 50%, aparece num lugar muito distanciado nos lugares de topo. Na componente de gás aparece novamente na primeira posição.

Resumindo

Esta oferta deverá ser boa para si se: i) não estiver de todo interessado em ter uma tarifa bi-horária, ou ii) admite ter tarifa bi-horária mas os seus consumos no vazio são significativamente inferiores a 50% do total.

Por outro lado, existem opções melhores para si se: tem ou admite ter tarifa bi-horária e os seus consumos no vazio ficam próximos ou superiores a 50%.

De qualquer forma, recomendamos que analise o seu caso concreto, o que é bastante fácil. Basta ir buscar as suas últimas facturas de electricidade de electricidade e gás, visitar os simuladores da ERSE, introduzir os dados das facturas e obter o resultado da simulação.

Aproveite para partilhar connosco qual foi a sua decisão.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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38 comentários em “Electricidade e Gás: Oferta Endesa vale a pena?
  1. “A oferta aplica-se a clientes em Portugal Continental, de Baixa Tensão Normal – Simples, com potência contratada de 3,45 até 6,9 kVA, não sendo válida para tarifa bi-horária ou tri-horária,”
    Algo não entendi… se a tarifaria bi-horária não é abrangida pela camapanha, como aparece na imagem 2 a oferta de uma factura por ano?

  2. É como diz este amigo:Endesa? Obrigado, mas não. Não me importa que ofertas tenham.

    Esta empresa é fantasma.Falo por mim,no tempo que lá estive,nem contactos tinha.O unico contacto era ir a Bragança.Fui bem roubado por eles.
    Por isso pensem bem antes de modar.

  3. Parabéns pela publicação.

    Cá em casa também já fomos clientes da Endesa, mas não tivemos problemas de maior. Mudámos para a EDP Comercial quando a oferta nos pareceu melhor.

    Os problemas com a Endesa começaram algum tempo após termos deixado de ser clientes deles.

    O contrato de electricidade cá em casa sempre esteve em nome do meu pai, com os contactos do meu pai. Nunca em meu nome.

    Algum tempo depois de termos deixado a Endesa comecei a ser contactado meses a fio para o meu telemóvel pessoal com chamadas de telemarketing a tentar convercer-me a aderir à Endesa. Eu não sei como obtiveram o meu nr, mas vá-se lá saber porquê esta empresa teimou que existia um contrato de electricidade em meu nome e meteram na cabeça que eu haveria de ser cliente deles à força toda.

    Infelizmente há empresas (e pessoas) sem noção.
    Não é com Marketing Agressivo que vão conseguir angariar clientes, antes pelo contrário, só vão afugentá-los.

    Depois descobri uma app fantástica (truecaller) que bloqueia todos esses chatos. E finalmente PAZ!

    Endesa? Obrigado, mas não. Não me importa que ofertas tenham.

  4. Já fui cliente dessa empresa e não me satisfez, pelo que fui obrigado a mudar para a concorrência.
    Não gostei nada da observação do Pedro Pais sobre a “obrigação de pagar o serviço prestado” mesmo sendo ele mal prestado.
    Aconselho todos a não se ligarem a uma empresa como a Endesa.

  5. Já fui cliente da Endesa e tal como alguns comentários que li, tambem me sucedeu que estavam varios meses sem enviar a fatura e de repente quando lhes apetecia enviavam uma com a totalidade…

  6. Obrigada, pelo que percebo nas simulações nao é obrigatório, gas e electricidade, pode ser só um ou so outro, certo? e.. debito direto é obrigatorio? … Se soubesse …. tenho em todo caso caso pensar em mudar, ler o contrato completo…. (evidente!)

  7. Já fui cliente Endesa e tenho o pior a dizer, quando mudei de operador porque as faturas vinhas sempre com 50 a 60 dias, sendo que o contrato era mensal, vi-me confrontado com uma empresa de cobrança de dívidas a quem tive de contactar por não saber do que se tratava, ESPANTO era uma fatura de Endesa que NUNCA recebi.

  8. A Endesa rescincidiu unilateralmente o contrato comigo por eu que recusar a pagar uma factura prescrita (emitida 6 meses depois do consumo).

    Avisei a Endesa dessa prescição, antes do pagamento ser devido, por carta regista com aviso.

    A Endesa reconheceu essa prescição, não propriamente na primeira resposta, nem na segunda, mas reconheceu. De qualquer maneira rescindiu unilateralmente o contrato como referi e as únicas resposta directas são “vamos analizar”, “não detectamos a anomalia”, etc.

    O organismo regulador não deu qualquer resposta à minha reclamação apesar de, pelo que penso, ter forçado a Endesa a parar com a tentativa de me colocar numa “lista negra” de consumidores em falta.

    Uma pessoa amiga diz: algumas companhias só são rentáveis “expulsando” ou os clientes que sabem os seus direitos e “amedrontrando” outros. Pensem bem no que metem.

    1. Será de esperar pagar? Esperaria muito mais que, tendo cumprido os contractos, e a lei geral, não tivesse ficado quase sem a electricidade (o aviso de rescisão veio em correio normal, que se perde muito na minha zona) e não tivesse sido insultado pelo pedido do meu nome figurar na referida lista negra sabendo muito bem a Endesa o facto que justificava o meu pagamento, pois previamente foi informada por correio e recebi de volta o aviso.

      Note-se que nunca recebi nenhuma carta a dizer “tem legalmente razão, mas não acha que devia pagar?” Todas as cartas foram a tentar empatare entretanto tentaram cobrar usando o débito directo (eu anulei!).

      A mim, nunca nenhuma organização me perduou um centavo por motivos morais.

      Os cliente não pagam (com base na lei) ? -> perguntam-me se eu acho bem, etc.

      A Endesa ameaça cortar-me a electricidade e pede a minha inclusão na lista negra sem justificação legal -> nada a comentar.

      Resumindo: o preço não é tudo. Muitas empresas (e não só no na electricidade, olha os bancos, olha as telecoms, em ambos tenho histórias interessantes) fazem modelo de negócio enganar os clientes contando que os poucos que refilam (dá um trabalhão) são um custo aceitável.

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