Vida e família

Feriados 2024: Quantas pontes e fins de semana alargados temos?

Sabe quantos feriados podemos gozar em 2024? Prepare-se para marcar pontes e fins de semana alargados no novo ano

Vida e família

Feriados 2024: Quantas pontes e fins de semana alargados temos?

Sabe quantos feriados podemos gozar em 2024? Prepare-se para marcar pontes e fins de semana alargados no novo ano

Se já está a equacionar marcar as suas férias para o próximo ano, pode fazer a diferença saber quantos feriados e fins de semana alargados vamos ter. Por lei, as férias têm de ser marcadas até 15 de abril. Regra geral, cada trabalhador tem direito a 22 dias úteis de férias. Mas com os feriados, pontes e fins de semana prolongados pode maximizar o seu tempo de descanso.

Em suma, o novo ano tem 13 feriados obrigatórios e dá-nos ainda a possibilidade de fazer quatro fins de semana alargados e três pontes. Se tiver a possibilidade, aproveite os feriados e pontes para uns dias descanso extra.

Feriados em 2024

Em Portugal, os feriados obrigatórios, em 2024, são os seguintes:

  • Ano Novo – 1 janeiro – 2.ª feira
  • Sexta-Feira Santa – 29 março – 6.ª feira
  • Páscoa – 31 de março – domingo
  • Dia da Liberdade – 25 de abril – 5.ª feira
  • Dia do Trabalhador – 1 de maio – 4.ª feira
  • Corpo de Deus – 30 de maio – 5.ª feira
  • Dia de Portugal – 10 de junho – 2ª Feira
  • Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto – 5.ª feira
  • Implantação da República – 5 de outubro – sábado
  • Dia de Todos os Santos – 1 de novembro – 6.ª feira
  • Restauração da Independência – 1 de dezembro – domingo
  • Dia da Imaculada Conceição – 8 de dezembro – domingo
  • Natal – 25 de dezembro – 4.ª feira

Feitas as contas, são 13 os feriados obrigatórios em 2024. Mas, existem ainda os chamados feriados municipais. Esta lista é extensa e varia de acordo com a localidade e região do país. Nesse sentido, ficamos apenas pelas datas mais populares:

  • Santo António – 13 de junho – 5.ª feira
  • São João – 24 de junho – 2.ª feira
  • São Pedro – 29 de junho – sábado

Por fim, temos ainda o Carnaval (13 de fevereiro – 3.ª feira). Apesar de não ser obrigatório, este feriado é gozado por uma boa parte dos trabalhadores portugueses.

Se tem filhos e quer conciliar as suas férias com eles, então tenha atenção ao calendário escolar.

Leia ainda: 6 dicas para aproveitar as férias sem prejudicar as finanças

Como maximizar os dias de descanso com os feriados em 2024?

Agora que já conhece os feriados no próximo ano, vamos então ver mês a mês as datas em que tem a possibilidade de alargar o seu fim de semana.

Janeiro

O primeiro feriado do ano é, como sempre, o dia 1 de janeiro - Ano Novo. É uma segunda-feira. Assim, pode fazer um fim de semana prolongado e celebrar o réveillon. Mas, atenção que nesta altura os preços estão mais altos. Com as férias escolares e as celebrações, os preços dos voos e alojamentos tendem a estar muito mais caros, sobretudo quando comparados com a chamada época baixa que se segue.

Fevereiro

Este mês apenas tem o feriado de Carnaval (terça-feira) e é opcional. Se lhe for possível gozar este feriado, tem aqui uma oportunidade de fazer uma "ponte”. E se conseguir, tire também a segunda-feira e aí goza quatro dias de descanso com apenas um dia de férias.

Março

Este é o mês com dois feriados e quase seguidos. Temos a Sexta-Feira Santa (29 de março) e o Dia de Páscoa (31 de março, como sempre, ao Domingo). Aqui tem a oportunidade de gozar no mínimo três dias seguidos. Tal como acontece na passagem de ano, esta é uma época festiva e tradicionalmente com muitos turistas. Dessa forma, se está a pensar em viajar, conte com preços altos.

Cama de quarto com mala de viagem aberta com roupa por cima

Abril

Neste mês, conte com o Dia da Liberdade (25 de abril – quinta-feira). Ou seja, mais uma oportunidade para fazer uma ponte e ter um fim-de-semana mais alargado.

Maio

Maio inicia com um feriado - Dia do Trabalhador (Dia 1), mas é um Domingo. Em contrapartida, se tiver férias para gozar, pode aproveitar a proximidade com o feriado 25 de abril e juntar os dois fins de semana. Ou seja, pode tirar 11 dias de descanso, gastando apenas cinco dias de férias.

Não esquecer que esta é uma altura que antecede a época alta -a chamada “shoulder-season”. Assim, se quer viajar com “preços em conta”, pondere esta oportunidade.

Por fim, o mês termina com o feriado de 30 de maio (Corpo de Deus - quinta-feira). Pode aproveitar, fazendo ponte, e ter mais um fim de semana “grande” e soma quatro dias de descanso.

Junho

Junho é o mês dos tradicionais Santos Populares. Assim, a juntar ao feriado nacional 10 de Junho (Dia de Portugal – segunda-feira) tem ainda os seguintes feriados populares:

  • Em lisboa, o Santo António – 13 de junho – 5.ª feira.
  • No Porto, o São João – 24 de junho – 2.ª feira.

Assim sendo, se trabalha em Lisboa, pode aproveitar estes feriados da seguinte forma:

  • gozar nove dias de descanso (8-16 de junho), gastando apenas três dias de férias;
  • ou se pretender umas férias grandes e tiver essa possibilidade, pode sempre tirar o período de 8 a 23 de junho (16 dias seguidos e, neste caso, gasta apenas oito dias de férias).

Se é da Invicta, pode logo contar à partida com um fim de semana prolongado (22-24 de junho). Mas se pretender “esticar as suas férias, pode gozar 17 dias consecutivos de descanso (8 a 24 de junho), aproveitando o feriado de 10 de junho e os fins de semana deste período. Além disso, neste caso, só gasta nove dias de férias.

Este mês tem ainda o feriado de São Pedro – 29 de junho, para os seguintes municípios: Sintra, Seixal e Montijo (sendo se trata de um sábado).

Leia ainda: Como utilizar o subsídio de férias para melhorar as minhas finanças?

Julho

Se procura feriados e pontes, "esqueça" este mês. Para descansar em julho, tem mesmo de aproveitar os fins de semana ou tirar dias de férias.

Agosto

Agosto é tradicionalmente o mês de eleição para os períodos mais extensos de férias dos portugueses. No que diz respeito a feriados, este mês apenas tem o Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto – quinta-feira). Mais uma vez, tem a possibilidade de fazer ponte e assim ter um fim de semana longo (15 a 18 de agosto). Se optar por tirar férias na primeira quinzena de agosto, gasta menos um dia de férias.

Setembro

Tal como em julho, setembro também não tem qualquer feriado.

Outubro

O mês de outubro traz-nos o feriado da celebração da Implantação da República (dia 5). No entanto, tem lugar a um sábado pelo que não vai ter mais descanso por este feriado. Mas caso trabalhes ao fim de semana, este dia é para ti!

Novembro

Mais um mês que inicia com um feriado – Dia de Todos os Santos (1 de novembro – sexta-feira). Tal como acontece na Passagem de Ano e Páscoa, tem a possibilidade estender o seu fim-de-semana. No entanto, este feriado acontece na chamada “época baixa”, pelo que pode ser uma oportunidade para tirar umas férias “low cost” já que nesta altura os preços dos voos e estadias estão mais acessíveis.

Dezembro

E assim chegamos ao último mês do ano. No que diz respeito a feriados, os dias da Restauração da Independência (dia 1); e o Dia da Imaculada Conceição (dia 8) são sábados. Contudo, se ainda tiver dias de férias para gozar, pode marcar oito dias consecutivos e só gasta quatro dias de férias.

Leia ainda: Subsídio de Natal: 6 sugestões para a gestão do seu este ano

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.