REIT, REIT. Quem ri por último, ri melhor

Um REIT é uma ação com ativos imobiliários de rendimento como subjacente. Está disponível para qualquer um investir.

Um REIT, que significa Real Estate Investment Trust (algo similar ao português, Fundo de Investimento Imobiliário), é basicamente uma empresa que é proprietária, opera ou financia imóveis que geram renda. A ideia por trás dos REIT’s é permitir que qualquer pessoa possa investir no mercado imobiliário de uma forma mais acessível.

Como se pode investir num REIT?

Investir num REIT é relativamente simples e semelhante a comprar ações de empresas numa determinada bolsa. Tal como no caso de compra de ações, um pequeno investidor deverá começar por abrir uma conta numa corretora que permita o acesso ao mercado de ações ou ao mercado específico onde os REIT’s estão cotados.

Depois disso, há que:

  • Pesquisar sobre os REIT’s disponíveis: É importante pesquisar e entender em que tipos de imóveis o REIT investe. Existem REIT’s setoriais (que investem de forma especializada num dado segmento de mercado, como seja, escritórios, habitação, retail, etc.), diversificados ou mesmo REIT’s de dívida.
  • Decidir o montante de investimento: Como qualquer investimento, é importante não colocar todos os ovos no mesmo cesto. A diversificação é importante. Veja quanto do seu capital pretende alocar em REIT’s, considerando a sua estratégia de investimento e tolerância ao risco.
  • Compre ações do REIT, da mesma forma que compraria ações de qualquer outra empresa.

Pode, ainda, optar por investir em índices de REIT’s ou fundos de REIT’s (por exemplo, ETF’s). Isto permite obter um nível diversificado de investimento nesta classe de ativos, porquanto seguem a performance dos REIT’s que se encontram cotados em mercado.

Leia ainda: O efeito da alavancagem nos investimentos imobiliários

Para que serve um REIT?

O investimento em REIT pode servir diversas finalidades, em função dos objetivos específicos de cada investidor. No entanto, ao concretizar este tipo de investimentos, tipicamente consegue obter:

  • Exposição indireta ao mercado imobiliário: o investimento em REIT’s permite obter uma exposição indireta ao mercado imobiliário, porquanto se investe em imóveis por via de um ativo mobiliário, financeiro. Fica-se exposto ao risco e rentabilidade do mercado imobiliário sem se ser proprietário de imóveis.
  • Renda passiva: por norma, os REIT distribuem grande parte de seus lucros aos investidores, na forma de dividendos, proporcionando uma fonte de renda passiva.
  • Diversificação: ao investir em REITs, é possível ter uma fatia do mercado imobiliário na sua carteira de investimentos, o que é importante numa lógica de diversificação. O acesso a uma yield, constante e estável ao longo do tempo, permite a obtenção de uma rentabilidade, mesmo em momentos em que os títulos cotados desvalorizem.

Que performance têm tido?

A performance histórica dos REIT’s é bastante interessante, quer pela capacidade que têm de gerar uma yield, como pela possibilidade de apreciação do capital.

Nos últimos 15 anos, os REIT’s acumularam um retorno de quase 370%, isto apesar de em alguns anos esse mesmo retorno ter sido negativo. Tal como num investimento imobiliário em ativos de rendimento, de forma direta, o investimento via REIT’s deve ser visto como sendo um investimento de longo prazo e sujeito a flutuações de capital ao longo do tempo.

Novel Investor Asset Class Returns QuiltSource: NovelInvestor.com

Leia ainda: Imobiliário: Vale a pena financiar os meus investimentos?

Não esquecer

Por lei, os REITs são obrigados a distribuir a maior parte (geralmente 90% ou mais) dos seus lucros tributáveis, na forma de dividendos. Para quem procura a obtenção de uma renda ao longo do tempo, esta opção de investimento pode tornar-se bastante atrativa.

No entanto, existem sempre riscos. Como qualquer outro investimento, os REITs têm seus riscos, incluindo flutuações no mercado imobiliário, alterações nas taxas de juros e riscos específicos do tipo de imóvel em que investem.

Bons negócios (imobiliários)!

Nota: O presente artigo não constitui um conselho de investimento em REIT’s nem em qualquer outro ativo mobiliário.

Leia ainda: Habitação: Preços, rendas, juros e rendimentos

Gonçalo Nascimento Rodrigues é Consultor em Finanças Imobiliárias, tendo trabalhado em empresas como Ernst & Young, Colliers International e Essentia. É Coordenador e Docente numa Pós-Graduação em Investimentos Imobiliários no ISCTE Executive Education. Adicionalmente, exerce atividade de consultoria, prestando serviços de assessoria ao investimento imobiliário. Detém um master em Gestão e Finanças Imobiliárias e um master em Finanças, ambos pelo ISCTE Business School, além de uma licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa. É autor do blogue Out of the Box.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.