O método dos 5 S tem como principal objetivo organizar a disciplinar o local de trabalho, para alcançar a qualidade máxima.
Esta metodologia japonesa, já transporta para o mundo ocidental, obedece à implementação no seio das empresas, de mecanismos que visam conferir uma gestão mais organizada e disciplinada das tarefas.
Cada S tem uma definição prática que, quando aplicada em conjunto com as restantes, consegue traduzir- se em resultados mais concretos no âmbito da gestão de uma organização.
Para que serve este método?
Esta metodologia tem como objetivo que o local de trabalho do colaborador seja uma ferramenta útil que aumente a produtividade. Ao haver mais organização na secretária ou no edifício onde se trabalha, é possível ter melhores condições de trabalho, aumentando também a motivação pessoal.
Quais os 5 S deste método?
Os 5 S representam cinco palavras japonesas começadas por S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
- Seiri diz respeito à classificação dada por grau de importância nas tarefas a realizar. No fundo, erradica o que não serve para nada em concreto e só atrapalha numa mesa de trabalho, permitindo que o trabalhador esteja mais focado;
- Seiton tem a ver com o capítulo da organização e da ordem colocada. Acredita-se que um local de trabalho deve estar devidamente arrumado e sem grandes elementos de distração;
- Seiso retrata a limpeza que é obrigatória para um espaço mais asseado;
- Seiketsu é o estabelecimento de padrões organizacionais. Trata-se de definir um conjunto de normas e regras para serem cumpridas de modo a que o trabalho seja executado de acordo com a agenda;
- Shitsuke é o método que envolve a disciplina. Está diretamente ligado à organização, contribuindo para estimular a melhoria contínua.
Este modelo organizacional, quando corretamente aplicado, ajuda na motivação das equipas de trabalho sendo mais facilitado o caminho para as metas a que a empresa se propõe.
Assim, verdadeiro objetivo é agilizar e melhorar os meios ao alcance dos trabalhadores e da empresa. Isto para que o essencial seja levado em primeiro plano e que o acessório não influencie negativamente nas tarefas que têm de ser levadas a cabo.
Benefícios da metodologia
O método dos 5 S tem benefícios visíveis e alguns deles mudam comportamentos. Entre os principais benefícios estão:
- Melhoria das condições de produtividade;
- Gestão de tempo mais eficiente;
- Otimização dos materiais utilizados;
- Aposta na redução do desperdício;
- Poupança de tempo e de dinheiro;
- Diminuição dos acidentes de trabalho, com a promoção de organização e autodisciplina;
- Maior motivação dos colaboradores, já que a eficiência permite-lhe terminar o trabalho e ser mais produtivos.
Leia ainda: Alterações ao código do trabalho: saiba o que mudou
Agora que já conhece os 5 S desta metodologia japonesa, inspire-se e melhore o seu local de trabalho, de forma a promover o bem estar e a produtividade.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário