banner publicitário


Plano de Prevenção de Riscos Corrupção e Infracções Conexas

Enquadramento

O Decreto-Lei no 109-E/2021 cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção assente numa proposta de Estratégia Nacional Anticorrupção com a finalidade de alcançar laços de confiança mais sólidos entre os cidadãos, as comunidades e as suas instituições, pois a corrupção ofende princípios fundamentais da democracia, tais como os da igualdade, transparência, livre concorrência, imparcialidade e legalidade, entre outros.

A abordagem sobre tal exigente e complexo problema, chama a atenção para a necessidade de implementar medidas de prevenção e deteção da corrupção, dentro da empresa, enquanto organização produtiva composta de pessoas e capitais, que empreguem 50 ou mais trabalhadores ou pessoas coletivas da administração direta ou indireta do Estado com mais de 50 trabalhadores.


Compromisso

No Doutor Finanças repudiamos a prática de qualquer conduta que, de forma direta ou indireta, possa estar relacionada com corrupção, regulando a sua atuação pelos princípios fundamentais do respeito, integridade, lealdade, ética e cumprimento da lei em vigor.

Neste contexto, a direção do Doutor Finanças, aprovou a presente Política Anticorrupção

enquanto instrumento para impedir que, quer o Doutor Finanças, quer as entidades externas com as quais se relaciona de modo direto ou indireto, incorram em atuações que possam configurar práticas contrárias à lei e aos princípios éticos e de conduta.

Para todos os riscos de corrupção e infrações conexas identificados no contexto da organização e previstos no presente Plano, foram implementadas e são executadas medidas preventivas que permitem reduzir a respetiva probabilidade de ocorrência e o grau de impacto, designadamente:

  1. Procedimentos e normativos internos através da Política Anticorrupção;
  2. Responsável pelo cumprimentos normativo;
  3. Código de Ética e Conduta;
  4. Canal de Denúncias;
  5. Avaliação de riscos;
  6. Controlos internos e auditoria;
  7. Promoção de ações de sensibilização e prevenção;
  8. Programa de formação anual.

Ética e valores anticorrupção

Doutor Finanças não tolera a prática de qualquer conduta que, de forma direta ou indireta, possa estar relacionada com atos de corrupção, pautando toda a sua atuação pelos princípios do respeito e cumprimento da lei geral e demais normativos.

Doutor Finanças não colabora com qualquer causa ilícita, visando prevenir sempre a existência de atos de corrupção e acautelar situações em que haja conflito de interesses.

Implementação e monitorização

Como instrumento de gestão de carácter dinâmico, este Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas está sujeito a atualizações e revisões sendo alvo de avaliação e monitorização anualmente, com o objetivo de acompanhar e ajustar o desempenho das medidas preventivas implementadas.

Este plano bem como os relatórios de execução anual são divulgados no site do Doutor Finanças e junto dos seus colaboradores.

Este plano foi elaborado em junho de 2022 e será reavaliado cada 3 anos.

Relatório Intercalar Outubro 2025

Relatório de Avaliação Anual Abril de 2025

Relatório Intercalar Outubro 2024

Relatório de Avaliação Anual Abril 2024

Relatório de Avaliação Anual Abril 2023

Relatório Intercalar Outubro 2023