Acompanhamento

do início ao fim do processo

Especialistas

em Crédito Habitação

Tratamos de tudo por si

de forma simples e rápida

Serviço gratuito

e personalizado

Como funciona o processo? É simples!

1
Preencha o formulário e aguarde o nosso contacto

Em menos de 24h, um especialista vai entrar em contacto consigo para iniciar o processo.

2
Analisamos as suas necessidades e documentação

Facilitamos a recolha de documentos e analisamos todos os detalhes do seu caso.

3
Negociamos as melhores condições para si

Apresentamos as melhores propostas. No fim, a decisão será sempre sua.

Fale com o Doutor e prepare-se para comprar casa

Preencha o formulário e receba o contacto de um especialista em menos de 24h.

0€

Serviço gratuito

Perguntas frequentes

Um intermediário de crédito é alguém – pessoa ou empresa – que faz a mediação entre o cliente e o banco ou a instituição de crédito. Os intermediários de crédito estão registados no Banco de Portugal e precisam da autorização do regulador para atuarem no mercado. No Doutor Finanças, além de fazermos a mediação entre o cliente e o banco, apoiamos na recolha de documentação necessária, esclarecemos todas as dúvidas do cliente nas várias etapas da análise e contratação do crédito habitação (e produtos associados), ajudando assim a tomar melhores decisões financeiras.
Em suma: O Doutor Finanças encontra as melhores condições e trata de toda a burocracia, de forma simples, eficaz e, o melhor de tudo, sem custos para o cliente.

Trabalhamos em parceria com os principais bancos, financeiras e seguradoras, tendo assim acesso a canais privilegiados. O que fazemos é negociar com os bancos e as seguradoras até conseguirmos a melhor proposta de crédito habitação para o seu caso. Sim, porque conseguir a melhor prestação num crédito habitação passa por negociar todas as condições, desde o spread até aos seguros e produtos associados.

O Doutor Finanças trata de toda a burocracia e negociação por si, sem ter de se preocupar em falar com vários bancos. Quanto aos documentos, um trabalhador por conta de outrem precisa de entregar os seus últimos três recibos de vencimento, os extratos bancários dos últimos três meses, apresentar a sua última declaração de IRS, a nota de liquidação do IRS e o Mapa de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal. Já se for um trabalhador independente, terá de apresentar os seus recibos verdes dos últimos seis meses, e todas as outras obrigações referidas para os trabalhadores dependentes.

O nosso serviço de aconselhamento e acompanhamento de Crédito Habitação é completamente gratuito para si. Recebemos uma pequena comissão do banco com que escriturar o seu crédito. Não escolhemos o melhor crédito em função da comissão, mas sim das melhores condições para o cliente. Porque para o Doutor Finanças, o bem-estar e os interesses do o cliente estão sempre em primeiro lugar.

Sim. O Doutor Finanças apresenta as diferentes propostas e condições, faz as suas recomendações, mas a decisão a final é sempre do cliente.

É fundamental garantir que tem tudo em ordem para a aprovação do seu crédito à habitação. Ou seja, se tiver algum incidente bancário, não será possível conseguir pedir financiamento para comprar casa. Tente dar o máximo de informação possível aos nossos Doutores, sem omitir factos relevantes para o caso, pois a entidade bancária saberá de todos os detalhes ao avaliar o seu processo.

O spread é definido no momento do contrato e só muda se houver alterações contratuais. Esta taxa depende do risco de financiamento e das garantias do cliente, como o valor do imóvel e o montante do crédito. Quanto maior o risco, maior o spread aplicado. Num crédito com taxa variável, a taxa de juro resulta da soma do spread + indexante (Euribor), fazendo com que a prestação oscile conforme o mercado.

TAN: sigla para Taxa Anual Nominal, que reflete os juros que são cobrados num crédito. Esta é uma taxa obrigatória para todos os contratos de financiamento e é aplicada durante um ano, tal como o nome indica. Se os juros forem pagos em períodos mais curtos (1, 3 ou 6 meses), a TAN deve ser dividida proporcionalmente para saber o seu valor. No crédito habitação, a TAN resulta da soma do indexante (Euribor ou taxa swap) e do spread definido no contrato. Esta taxa não inclui comissões ou seguros, servindo apenas para calcular os juros do empréstimo;

TAEG: sigla para Taxa Anual Efetiva Global representa, em percentagem anual, o custo total do crédito habitação para o consumidor. Inclui não só os juros, mas também comissões, despesas, seguros obrigatórios e outros encargos associados ao crédito. É a taxa que deve ser usada pelos clientes para escolher entre várias propostas e tomar decisões mais informadas. Quer saber mais?

 

O MTIC é, à semelhança da TAEG, um indicador que permite comparar propostas de crédito, uma vez que inclui todos os custos associados a um financiamento.

Taxa variável – um crédito habitação com esta taxa variável é influenciado por duas componentes: o spread estipulado pelo banco e o indexante mais comum do crédito habitação, que é a taxa Euribor. Consoante o prazo da taxa Euribor (3, 6 ou 12 meses), a prestação sobe ou desce ao longo do contrato;

Taxa fixa – esta taxa permite-lhe manter a mesma prestação do início ao fim do contrato, sem ter de se preocupar com a oscilação das taxas de juro. O valor da taxa fixa é definido pelo banco, tendo por base a taxa swap negociada no mercado (à semelhança das taxas Euribor), consoante o prazo corresponde;

Taxa mista – implica que se tenha um contrato com dois períodos distintos. Num primeiro momento,, o crédito tem uma taxa fixa por um período definido (geralmente 2, 5 ou 10 anos). Após esse prazo, a taxa torna-se variável, sendo calculada com base na Euribor + spread, o que pode fazer as prestações oscilar conforme o mercado.

O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é um imposto anual que incide sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis e é pago pelos proprietários ao município onde o imóvel se localiza. A taxa varia consoante o município e o tipo de imóvel. O IMI é pago em maio e as Finanças notificam os contribuintes a partir de abril. Contudo, é possível saber qual o valor que terá de pagar e se pode dividir o imposto por prestações.
Use o nosso simulador e saiba com o que pode contar: Simulador de IMI: Quanto vou pagar de imposto?

O IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) é um imposto pago aquando da aquisição de um imóvel. O seu valor depende do preço de compra ou do valor patrimonial tributário, aplicando-se a taxa sobre o maior dos dois. Este imposto é pago antes da escritura de compra e venda;

O Imposto do Selo é cobrado pelo Estado português e aplica-se a diversos atos não sujeitos a IVA. Na compra de uma casa com crédito habitação, há dois tipos de Imposto de selo: 0,8% sobre o valor da escritura e 0,6% sobre o montante financiado.

A Taxa Euribor (European Interbank Offered Rate) é uma taxa de referência que se baseia na média dos juros praticados por um conjunto específico de bancos da União Europeia (sendo a Caixa Geral de Depósitos o único banco português do painel) nos empréstimos que fazem entre si, num determinado período.
Contudo, a Euribor não é apenas uma taxa, mas sim várias. Existem várias maturidades: uma semana, um mês, três meses, seis meses e 12 meses. Todos os dias, os valores de cada taxa Euribor são publicados às 10h de Lisboa.

A Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) reúne todas as informações sobre contratos de crédito habitação e/ou hipotecário, permitindo identificar os custos totais e condições. Como tem um formato padrão, facilita a comparação entre propostas de diferentes entidades financeiras. É sempre disponibilizada em simulações de crédito e na aprovação do contrato.

Na compra de uma casa, é feito um Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV) entre o comprador e o vendedor com o objetivo de estabelecer um acordo para a compra do imóvel. Na prática, este contrato vai salvaguardar os direitos tanto do comprador como do vendedor até ao momento da escritura da casa

A avaliação bancária determina o valor de mercado do imóvel e influencia o montante que o banco pode financiar. É realizada por peritos certificados e considera fatores como localização, área e estado de conservação.

Serviço gratuito