Voluntários a fazer reciclagem

As férias são um convite ao descanso, ao lazer e à descoberta. No entanto, este período pode facilmente transformar-se numa época de excessos e desperdício. A boa notícia é que é possível aproveitar ao máximo, poupando recursos, dinheiro e criando um impacto positivo à sua volta. Basta levar consigo uma bagagem interna cheia de consciência ecológica e social.

Cuidar das pessoas e do nosso planeta é um compromisso de todos os dias, e não tira férias!

Mas como ter um verão mais sustentável?

Há pequenas dicas que nos podem ajudar, e até ter efeitos positivos na nossa carteira.

A primeira é: manter hábitos sustentáveis mesmo de férias. Não abandone as rotinas positivas só porque vai de férias. Continue a reciclar, a poupar energia e a evitar desperdícios.

Se vai passar férias fora de casa, não se esqueça de desligar os aparelhos elétricos das tomadas, como televisão, máquina de café, micro-ondas e outros semelhantes, para evitar consumos em standby. Este pequeno gesto terá efeitos positivos na sua pegada ambiental e também na conta de eletricidade ao fim do mês.

Escolha do destino

Se está à procura de um destino para as suas férias, escolha sítios próximos e valorize o local! Aproveite para explorar o que Portugal tem de melhor: praias, natureza, cidades e vilas cheias de história. Viajar dentro do país reduz a pegada ambiental, apoia o turismo e as comunidades locais e ajuda a poupar.

O turismo é um motor de crescimento de zonas menos desenvolvidas. Assim, as férias são um ótimo momento para conhecermos as tradições e cultura locais. Ao optar por experiências, refeições e compras em pequenos negócios e produtores da região, estará a ajudar a dinamizar a comunidade.

Leia ainda: Turismo sustentável: Como tirar partido desta nova forma de viajar

Escolha de mobilidade e rotas

A escolha do meio de deslocação até ao local das férias e do transporte que utilizamos enquanto estamos lá também impacta o ambiente e a nossa carteira. 

Se vai passar as suas férias em Portugal ou num local perto, prefira o autocarro, comboio ou partilha de carro até ao seu destino. Se for de carro, utilize aplicações que sugerem rotas ecológicas e, consequentemente, mais económicas.

Se o seu destino é fora de Portugal, pode verificar se há possibilidade de deslocação em comboio. No entanto, se tem planeado ir de avião, algumas companhias aéreas disponibilizam informação sobre a pegada carbónica dos voos e sobre os seus projetos de compensação das emissões carbónicas. Desta forma, pode escolher companhias aéreas menos poluidoras e até as que compensam a sua pegada de carbono.

No local, aproveite para andar a pé, de bicicleta ou trotineta: é saudável, económico e não polui. As férias são um ótimo momento para relaxarmos, passearmos e deixarmos o stress do trânsito de lado.

Reduza os seus seguros e entre nas férias com menos peso na carteira

Escolha do alojamento

A escolha do alojamento para as suas férias também pode fazer a diferença. Procure hotéis, hostels, parques de campismo ou alojamentos locais com práticas ecológicas, tais como energias renováveis, gestão eficiente da água e resíduos, e apoio à comunidade local. Muitas empresas de hotelaria já têm esta informação pública nos seus sites, e nos portais de busca de alojamento já podemos optar por sugestões sustentáveis/ecológicas. 

No dia a dia, seja responsável. Apesar de não estarmos nas nossas casas, há comportamentos e rotinas que podemos continuar ou iniciar, tais como apagar luzes, tomar duches curtos, colocar a temperatura do ar condicionado corretamente – desligando-o sempre que não esteja a ser necessário – e evitar trocas desnecessárias de toalhas.

Escolhas no dia a dia das férias

Há pequenas rotinas ou escolhas que podemos fazer no dia a dia, durante as férias, que nos levam a comportamentos mais ecológicos e, até, a um menor peso na nossa carteira.

Reduza o consumo e compre com consciência: planeie o que realmente precisa para as férias. Queremos estar na moda e podemos ter a sensação de que precisamos de roupa especial para as férias. No entanto, não necessitamos de fatos de banho, sacos e toalhas de praia novos todos os anos. Evite, por isso, compras por impulso, opte por reutilizar ou adquirir o que necessita em segunda mão.

Proteja a sua pele e os oceanos: no que respeita à essencial proteção da pele, existem muitos protetores solares que têm cuidados e que são biodegradáveis, eliminando os efeitos negativos nos ecossistemas marinhos.

Use e abuse dos reutilizáveis: seja na praia ou no campo, em dias de calor, a hidratação é essencial. Assim, leve sempre a sua garrafa de água reutilizável. Não se esqueça também de levar sacos para compras e recipientes para refeições. Ajuda a reduzir o lixo e poupa dinheiro.

Faça reciclagem por onde passar: leve sacos para o lixo e separe os resíduos, mesmo na praia ou campo. Aproveite os ecopontos disponíveis em muitos locais turísticos e dê continuidade à sua rotina de reciclagem.

Alimentação local e planeada: prefira produtos sazonais e de origem local. Ao fazê-lo, não só mergulha na cultura local, como apoia os produtores e o comércio local. Ao mesmo tempo, planeie as refeições, evitando o desperdício alimentar e tornando a experiência mais saudável e económica. É verdade que as refeições compradas nos supermercados são mais práticas e não dão trabalho. No entanto, implicam uma grande quantidade de plásticos e recursos no seu embalamento. Por isso, evite-as: cozinhar no alojamento pode ser divertido, sustentável e mais barato.

Deixe a sua marca positiva: aproveite as férias para se envolver em atividades de voluntariado, como limpezas de praias ou trilhos, ou participe em iniciativas sociais locais. Pequenos gestos criam grandes impactos.

Por fim, aproveite a férias para se inspirar e criar novos hábitos. Este período é o momento perfeito para experimentar novos comportamentos e rotinas mais amigas do planeta e da sua carteira.

Que este verão seja inesquecível não só pelo descanso, mas pelo exemplo que deixa e pelas mudanças que inicia. E que cada viagem seja uma oportunidade de cuidar do mundo e das pessoas que conhece pelo caminho. Boas férias – sustentáveis, conscientes e cheias de inspiração!

Leia ainda: Dicas para poupar nas férias para quem tem o orçamento contado

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Cultura e LazerVida e família