As férias são um convite ao descanso, ao lazer e à descoberta. No entanto, este período pode facilmente transformar-se numa época de excessos e desperdício. A boa notícia é que é possível aproveitar ao máximo, poupando recursos, dinheiro e criando um impacto positivo à sua volta. Basta levar consigo uma bagagem interna cheia de consciência ecológica e social.
Cuidar das pessoas e do nosso planeta é um compromisso de todos os dias, e não tira férias!
Mas como ter um verão mais sustentável?
Há pequenas dicas que nos podem ajudar, e até ter efeitos positivos na nossa carteira.
A primeira é: manter hábitos sustentáveis mesmo de férias. Não abandone as rotinas positivas só porque vai de férias. Continue a reciclar, a poupar energia e a evitar desperdícios.
Se vai passar férias fora de casa, não se esqueça de desligar os aparelhos elétricos das tomadas, como televisão, máquina de café, micro-ondas e outros semelhantes, para evitar consumos em standby. Este pequeno gesto terá efeitos positivos na sua pegada ambiental e também na conta de eletricidade ao fim do mês.
Escolha do destino
Se está à procura de um destino para as suas férias, escolha sítios próximos e valorize o local! Aproveite para explorar o que Portugal tem de melhor: praias, natureza, cidades e vilas cheias de história. Viajar dentro do país reduz a pegada ambiental, apoia o turismo e as comunidades locais e ajuda a poupar.
O turismo é um motor de crescimento de zonas menos desenvolvidas. Assim, as férias são um ótimo momento para conhecermos as tradições e cultura locais. Ao optar por experiências, refeições e compras em pequenos negócios e produtores da região, estará a ajudar a dinamizar a comunidade.
Leia ainda: Turismo sustentável: Como tirar partido desta nova forma de viajar
Escolha de mobilidade e rotas
A escolha do meio de deslocação até ao local das férias e do transporte que utilizamos enquanto estamos lá também impacta o ambiente e a nossa carteira.
Se vai passar as suas férias em Portugal ou num local perto, prefira o autocarro, comboio ou partilha de carro até ao seu destino. Se for de carro, utilize aplicações que sugerem rotas ecológicas e, consequentemente, mais económicas.
Se o seu destino é fora de Portugal, pode verificar se há possibilidade de deslocação em comboio. No entanto, se tem planeado ir de avião, algumas companhias aéreas disponibilizam informação sobre a pegada carbónica dos voos e sobre os seus projetos de compensação das emissões carbónicas. Desta forma, pode escolher companhias aéreas menos poluidoras e até as que compensam a sua pegada de carbono.
No local, aproveite para andar a pé, de bicicleta ou trotineta: é saudável, económico e não polui. As férias são um ótimo momento para relaxarmos, passearmos e deixarmos o stress do trânsito de lado.
