Uma das melhores formas de se começar a poupar algum dinheiro é entender onde e quando gastamos mais. Com ajuda desta calculadora de despesas fique a conhecer as suas finanças ao pormenor.

Por vezes, existe uma noção tácita do onde e do quando, mas não há nada melhor do que apontar detalhadamente (e não obsessivamente) as despesas diárias. Para facilitar essa tarefa existem dezenas de ferramentas disponíveis, começando pela muito útil folha de cálculo, altamente configurável. Para facilitar esta tarefa disponibilizamos uma calculadora de despesas que me chegou por email.

Esta calculadora de despesas não é mais do que uma folha de Excel, com várias categorias de despesas e receitas, que o vai ajudar nestes primeiros passos ou servir de modelo para algo mais avançado que necessite. Ao mesmo tempo, tomámos a liberdade de lhe adicionar uns gráficos, estes vão ajudá-lo a ter uma noção gráfica e temporal da evolução dos seus gastos.

A ideia é essencialmente entender onde gasta demasiado, para que entenda o potencial de poupança que têm à sua disposição. Muitas vezes, pequenos gestos como renegociar o contrato de telecomunicações ou cortar nas refeições fora representam grandes poupanças, que sem esta análise não seriam possíveis.

Se achar que fazer esta gestão financeira numa folha de Excel toma demasiado do seu tempo ou que é um exercício mais complexo do que gostaria, pode sempre experimentar o Boonzi, uma aplicação portuguesa que o ajuda a gerir as suas finanças, enquanto planeia também o seu futuro.

E se ter as suas finanças pessoais organizadas é um dos seus objetivos, conte com o apoio do Doutor Finanças. Sem qualquer custo para si, revemos consigo a mensalidade de crédito habitação, analisamos os seus seguros de vida e multirrisco, bem como o de saúde e até outras apólices que tenha. Fazemos ainda a análise a eventuais mensalidades de créditos pessoais, cartões de crédito ou outras linhas de crédito, para que as possa juntar em apenas um crédito consolidado.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

100 comentários em “Calculadora de despesas
  1. ola boa noite Pedro,
    gostaria de saber se me pode enviar alguns mapas. tenho uma pequena empresa e queria controlar as coisas. ela divide-e em area clinica e estetica e noutra a formaçao. axa que me pode ajudar. envie-me email se possivel. muito grata.
    joana

  2. tb nao consigo abrir o documento no Excel 2007. dantes conseguia e a password tb nao da se possivel enviar para o meu mail sff

  3. Olá Pedro, desde já o meu reconhecimento e agradecimento por todas estas ferramentas disponíveis.
    Gostaria de lhe pedir que me enviasse esta calculadora para o meu email, uma vez que não consigo abrir o documento no Excel 2007. Uma vez mais, obrigada.

  4. Boa Tarde.

    Pedia se me fizesse o favor de me enviar o ficheiro de excel, sem estar comprimido, pois não consigo abrir a pasta e dá-me imenso jeito este programa.

    Grato pela atençao

  5. Boa tarde.

    Gostaria que colocasse novamente um link para a calculadora de despesas, pois o link nao esta operacional.

    Grato pela atenção

  6. Boa tarde Pedro,

    Acho que não já não existem muitas mais palavras que possam decrever o resultado deste blog e como tem ajudado a manter as pessoas informadas.

    Gostaria apenas de dar uma sujestão ou então talvez já esteja incluido na calculadora de despesas mas eu não consiga detectar.

    Todos os meses tenho o mesmo rendimento, do qual decidi que cerca de 20% vão para uma poupança e depois ainda tenho um PPR. Onde posso colocar esses dados da calculadora? É que eu assumo que são uma despesa e desta forma consigo precaver um pouco o meu futuro. Mas na realidade é apenas dinheiro que sai do meu vencimento mas é transferido para uma poupança 🙂

    Mesmo que coloque o PPR na divisão dos seguros nos “outros” é verdade que é descontado e considerado uma despesa mas em contrapartida não tenho algo no gráfico que leve ao efeito psicológico do aumento das minhas poupanças.

    Uma boa sujestão seria que de igual forma como tem as despesas, entre as receitas e o saldo fosse contemplado um novo campo para “poupança” e adicionado ao saldo final e estivesse representado no gráfico.

    Com os meus melhores cumprimentos,

    Andreia

  7. ola
    Pedro

    os meus sinceros parabens, pela tua pagina, bem melhor a esclarecer as pessoas que o nosso banco , o de Portugal e até mesmo algumas desefas do consumidor.

    Um grande abraço

  8. Só quero reforçar os parabêns pelo grande trabalho que o amigo fez e faz neste blog , vou frequentar e rcomendar
    Parabêns

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.