Carreira e Negócios

Seis tipos de reuniões de trabalho

Desde reuniões de acompanhamento até às mais criativas, ou de "brainstorming", conheça neste artigo seis tipos de reuniões de trabalho.

Carreira e Negócios

Seis tipos de reuniões de trabalho

Desde reuniões de acompanhamento até às mais criativas, ou de "brainstorming", conheça neste artigo seis tipos de reuniões de trabalho.

Existem diferentes tipos de reunião de trabalho de acordo com a sua natureza. Estes tipos de reuniões empresariais requerem diferentes níveis de organização e planificação.

1. Reuniões de acompanhamento

Quando são contratados novos trabalhadores numa empresa é costume realizarem-se pontualmente reuniões de acompanhamento para orientar os novos trabalhadores no desempenho dos seus trabalhos.

2. Reuniões de avaliação

As reuniões de avaliação servem para classificar o trabalho de um colaborador, fazendo o ponto de situação e estabelecendo novos objetivos. Elas requerem muita atenção e preparação ao longo dos meses, podendo ser feitas de seis em seis meses, por exemplo.

3. Reuniões informativas

As reuniões informativas são meios de passar informação aos trabalhadores e de receber informações por parte destes. O objetivo é coordenar esforços e colocar todos os intervenientes ao mesmo nível, para se melhorar a eficácia e os resultados do trabalho.

4. Reuniões formativas

As reuniões formativas são lideradas por pessoas especialistas num determinado tema ou tarefa, que passam procedimentos e conhecimentos aos restantes participantes.

5. Reuniões de tomada de decisão

Nestas importantes reuniões são discutidos e levantados todos os dados relativos a um problema, de forma a encontrar um certo número de soluções e de analisar cada uma delas, até se chegar a uma decisão.

6. Reuniões criativas

Este é um tipo mais informal de reunião, onde os trabalhadores pensam em conjunto e lançam ideias abertamente, em brainstorming, para se descobrirem novas estratégias de trabalho.

Tradicionalmente são as reuniões menos objetivas e produtivas, precisando apenas que os presentes estejam de mente aberta para darem boas sugestões.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.