A ferramenta financeira que aqui colocamos à sua disposição permite converter entre Taxa Anual Efectiva e Taxa Anual Nominal Bruta, a TAE e TANB. Desta forma, verá facilitada a comparação de depósitos entre bancos (porque uns anunciam as taxas nominais - TANB - e outros as taxas efectivas - TAE).

Se quiser converter de TAE para TANB, deve usar o quadro do lado esquerdo. No caso de querer converter entre TANB e TAE, deve usar o quadro da direita.

Em qualquer dos casos o preenchimento é extremamente simples. Coloca a taxa (TAE ou TANB) e o número de períodos num ano e obtém imediatamente a taxa respectiva (TANB ou TAE). O número de períodos num ano corresponde à periodicidade com que os juros são pagos. Exemplo: num depósito a 90 dias, se os juros forem pagos mensalmente, deve colocar 12, pois existem 12 meses num ano. Se o mesmo depósito a 90 dias só pagar juros no vencimento (ao fim de três meses, portanto), deve colocar 4, pois existem 4 períodos de três meses num ano.

Esperamos que esta ferramenta seja mais um suporte à escolha do melhor investimento para o vosso dinheiro. 🙂

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

50 comentários em “Converter entre TAE e TANB
  1. A TAE é superior (para prazos inferiores a um ano) porque contempla o reinvestimento dos juros obtidos. Se investires em dois depósitos de 6 meses (um a seguir ao outro), vais ter um valor total final maior do que se tivesses investido num único depósito a 12 meses, porque no 1º caso, quando efectuas o segundo depósito já vais incluir os ganhos do primeiro.
    Não sei se fui claro…

    Quanto à segunda questão. Seria a TAEB.

  2. achei interessante este conversor de taxas, mas so não percebo uma coisa, tinha a ideia que a TAE seria sempre inferior a TAN. Relativamente ao conversor quando se fala na TAE já é liquida ou bruta é pq existe tambem a TAEB.

  3. Boas,

    Encontrei este blog e achei realmente interessante. Num momento em que acabo de abrir conta no Banco Big, só me ocorre uma questão: qual a melhor conta, o superdepósito a 6 ou a 8%? Ainda n sei bem como se fazem essas contas, por isso gostaria que me fizessem uma simulação dos ganhos ao fim de um período de 6 meses, por exemplo.

    Muito obrigado pela vossa atenção,

    Continuarei fiel ao blog 😉

    Rogério Gouveia

  4. Antes de mais, Muitos Parabéns, pelo contributo esclarecedor prestado por este site. Bem Haja.
    Seria possivel introduzir numa calculadora um campo que mostre a TAEG de um empréstimo.
    Por Ex: Pedindo 10.000€ a pagar em 60 meses 217.78€ indicar qual é a TAEG. Custo total incluindo portes de cobrança, seguro de vida e outros.

  5. @André, estás à vontade! Sempre que posso tenho gosto em contribuir.

    @Cláudia,

    Não precisa de pedir desculpa alguma. Esse depósito a prazo, a 3 meses, só paga juros no vencimento (i.e., no final dos três meses). Nesse caso, num ano haveria 4 períodos (4 trimestres). Portanto, no quadro do lado esquerdo deve colocar 4.04% e no número de períodos num ano deve colocar 4.

    Espero ter ajudado, mas se precisar de mais alguma coisa, avise.

  6. Olá, eu acho esta ferramente importantissima para mim, mas fiz agora uma deposito a prazo no big a 3 meses com TAE de 4,04% e nesta tabela não me dá uma TANB de 3,98. Não sei se estoua fazer alguma coisa mal……..desculpa pedro
    claudia

  7. A propósito da razão que me levou a sugerir este conversor:
    As TAE dos depósitos a prazo do BIG a 3 meses (4,04%) e 6 meses (4,02%), correspondem exactamente à mesma TANB de 3,98% que, por sua vez, é igual à TAE para DP a 1 ano.
    Esclarecedor.

    Mais uma vez o meu muito obrigado ao Pedro Pais!

  8. Eu é que agradeço ao Pedro pela tempo despendido a criar mais esta ferramenta de cálculo!

    Já agora aproveito para o congratular por um excelente blog que se tem revelado de extrema utilidade para quem, como eu, começou há pouco tempo a procurar meios de rentabilizar poupanças.

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.