Imagem de uma tempestade com chuva e ventos fortes

Vários bancos portugueses lançaram um conjunto de medidas financeiras extraordinárias para apoiar as famílias e empresas afetadas pela tempestade Kristin.

Vão desde linhas de crédito com spread 0% até moratórias e alargamento do prazo de pagamento do crédito habitação. Há também medidas direcionadas para o crédito pessoal ou para a ativação dos seguros multirriscos associados ao crédito habitação contratados no banco.

Caixa Geral de Depósitos

O banco público anunciou apoios no valor de 300 milhões de euros. As medidas, de “implementação imediata”, destinam-se tanto a particulares como a empresas.

Para as famílias, as novas operações de crédito habitação com a finalidade “Apoio às Catástrofes Naturais” beneficiam de spread 0%.

Aplica-se ainda a isenção das comissões de formalização, estudo, avaliação e escritura, um montante que, em condições normais, poderia rondar os 1.260 euros, de acordo com a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Estes apoios são válidos tanto para habitação permanente como secundária.

Nos contratos de crédito habitação em vigor, as medidas anunciadas pela CGD são:

  • Moratória (capital ou capital e juros) até 6 meses;
  • Alargamento de prazo até 10 anos, com limite de 80 anos do titular mais velho;
  • Diferimento de capital até 10% e redução de taxa de juro para taxas mistas em vigor ou redução do spread.

No crédito ao consumo, o banco oferece a primeira prestação até 300 euros, incluindo o crédito pessoal (multifinalidades) e auto (usado, novo e ESG) que têm como finalidade o “Apoio às Catástrofes Naturais.”

Na área dos cartões de crédito, há ofertas da primeira anuidade para clientes sem cartão e aumentos de plafond até 500 euros, até 31 de março.

O apoio às empresas passa pela “isenção de comissões de estudo e contratação e gestão, bem como taxas bonificadas, para operações de curto prazo e médio/longo prazo, com a aplicação de uma carência de capital até um ano”.

O apoio à tesouraria de curto/médio prazo terá uma carência até seis meses. Já no médio/longo prazo e leasing (mobiliário e imobiliário) a carência vai até 12 meses.

Também para as empresas há oferta da primeira anuidade para clientes sem cartão de crédito.

Novo Banco

O Novo Banco criou “duas linhas de crédito bonificado, num montante global de 100 milhões de euros, destinadas a apoiar famílias e empresas afetadas pelos impactos da tempestade Kristin”.

As soluções incluem:

  • Uma linha de crédito hipotecário bonificada para famílias, destinada a apoiar obras de reparação e reabilitação de habitações danificadas pela tempestade;
  • Uma linha de crédito bonificada para empresas, direcionada para apoiar a reposição da atividade, a reparação de infraestruturas e a recuperação de danos causados pelo fenómeno meteorológico.

Estas linhas de crédito beneficiam de spread zero e isenção de comissões bancárias.

Millennium BCP

O Millenium BCP divide as medidas em três áreas de apoio: pagamento de empréstimos, indemnização de seguros e financiamento para reconstrução.

No pagamento de empréstimos, o banco disponibiliza apoio pontual de tesouraria sob a forma de moratória do serviço da dívida por um período de 3 meses.

Os clientes podem também pedir crédito pessoal para antecipar o valor previsto das indemnizações a receber, sem comissões e com spread zero. No entanto, isto só e válido para quem tenha feito os seguros multirriscos no Millennium.

Por fim, no financiamento da reconstrução, o banco disponibiliza duas soluções:

  • Crédito hipotecário sem comissões e com spread zero nos primeiros 24 meses e spread bonificado no restante prazo;
  • Crédito pessoal sem comissões e com spread zero nos primeiros 12 meses e taxa bonificada no restante prazo (TAN é de 2,25% no primeiro ano e de 6% no restante prazo).

Crédito Agrícola

O Crédito Agrícola anunciou “condições especiais para a reconstrução ou reparação de habitações, com um LTV máximo de 90% para habitação própria permanente e 80% para habitação própria secundária, com possibilidade de carência de capital até 12 meses e taxa variável Euribor acrescida de um spread de 0,70%”.

Os clientes com contratos de crédito habitação existentes podem alargar o prazo de pagamento até 10 anos.

As famílias podem também beneficiar de “condições especiais de crédito pessoal, com taxa fixa de 2,50% (TAN), para montantes entre 2.500 euros e 30.000 euros, destinados a apoiar necessidades imediatas”.

No apoio às empresas, o banco criou uma linha de crédito ao investimento de médio/longo prazo, com um período de carência até 36 meses e uma linha de crédito à tesouraria de curto/médio prazo com carência até 12 meses. Isentou ainda as empresas de todas as comissões.

Bankinter

Em comunicado, o Bankinter disse que está “em contacto com os clientes das agências das regiões mais afetadas, nomeadamente no Distrito de Leiria, de forma a identificar as suas necessidades concretas, procurando as soluções de apoio mais adequadas”.

No crédito habitação, o banco está a conceder crédito bonificado para financiamento destinado a obras e reabilitação de habitação, com isenção de comissões iniciais.

Para as empresas, “definiu condições de prioridade e celeridade na análise e decisão de operações de financiamento”.

Abanca

O Abanca promete apoio na reparação e reabilitação de habitações danificadas, substituição ou reparação de veículos, e substituição de máquinas e equipamentos de uso doméstico ou profissional.

Para isso, criou uma oferta de crédito pessoal entre 2.500 euros e 50 mil euros com taxa de juro fixa de 1,50% durante o primeiro ano. No restantes anos (de um máximo de sete) a taxa de juro fica associada à Euribor a 12 meses, com um spread de 0,40%. As famílias estão ainda isentas de pagar comissões de abertura, amortização e cancelamento.

Para as empresas e empresários em nome individual, os apoios destinam-se aos setores agrícola, pecuário, florestal, comercial e industrial.

Incluem o financiamento da reparação de danos e reparação ou substituição de maquinaria, viaturas e equipamentos. O crédito concedido pode ir dos mil euros aos 1,5 milhões de euros, com prazo máximo de 10 anos e condições de taxa de juro e de isenção de comissões iguais às dos clientes particulares.

Leia ainda: Quais os apoios para as famílias afetadas pela tempestade Kristin?

Perguntas frequentes

A moratória no crédito habitação permite suspender temporariamente o pagamento das prestações do crédito para habitação própria e permanente. No caso da tempestade Kristin, a moratória tem a duração inicial de 90 dias, com início a 28 de janeiro de 2026. É uma medida excecional, aplicada nos territórios em situação de calamidade, para aliviar a pressão financeira imediata.

É o adiamento da amortização de parte do capital para o final do prazo do empréstimo, reembolsando esse montante apenas com a última prestação.

É um período durante o qual as prestações de um empréstimo apenas são compostas por juros, mantendo-se o capital em dívida inalterado.

É um crédito com condições especiais, com taxas de juro bonificadas e, portanto, mais baixas.

spread é a diferença entre os preços de venda e de compra de um determinado ativo ou instrumento.

No crédito habitação, o spread representa a margem que o banco estabelece ao conceder um empréstimo.

A Taxa Anual Nominal (TAN) representa os juros que são cobrados num crédito. Esta taxa não inclui outros encargos que estão relacionados com a contratação de um empréstimo, e tem uma base anual.

A TAN inclui apenas o indexante do crédito e o spread aplicado ao contrato.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

CréditoCrédito AutomóvelCrédito HabitaçãoEmpresasSegurosVida e família