Finanças pessoais

5 livros que os investidores (mas não só) devem ler

Quando queremos melhorar a nossa gestão de finanças pessoais, encontramos nos livros uma ajuda preciosa. Conheça 5 livros que podem ajudar.

Finanças pessoais

5 livros que os investidores (mas não só) devem ler

Quando queremos melhorar a nossa gestão de finanças pessoais, encontramos nos livros uma ajuda preciosa. Conheça 5 livros que podem ajudar.

Como melhorar a saúde da minha carteira? Esta é uma questão que é colocada por muitos de nós, várias vezes. Aprender com os outros pode ser uma boa prática. A pensar nisso, o Doutor Finanças partilha cinco livros que devem ser lidos por quem quer aumentar a sua literacia financeira.

Duvidamos que enriqueça depressa, mas garantimos que ficará mais rico em conhecimento e que se aplicar alguns dos conceitos e experiências destes autores, poderá melhorar a sua vida financeira.

Pai rico pai pobre de Robert Kiyosaki

Um dos livros de finanças pessoais mais vendidos em todo o mundo é um dos destaques. Pai Rico, Pai Pobre foi lançado há mais de 20 anos e ainda hoje é uma referência na literacia financeira. O autor parte dos exemplos de dois pais – o pai do autor Robert Kiyosaki e o pai do seu melhor amigo (o pai rico) – explicando como é que os dois homens se relacionam com o dinheiro e os investimentos.

Neste livro o autor explica que, para uma boa gestão das finanças pessoais, não importa o nosso passado ou as nossas habilitações literárias. O fundamental é como olhamos para o dinheiro e os conhecimentos que desenvolvemos em torno dele.

Na sinopse do livro é possível ler que “muitas pessoas acreditam que é preciso ter dinheiro para gerar dinheiro, mas isso não é verdade. Lembre-se sempre de que pode perder dinheiro em qualquer investimento, mesmo nos que são considerados pouco arriscados.” O fundamental é saber investir. O autor salienta ainda que o que torna uma pessoa rica é a forma como gere os seus rendimentos e os conhecimentos que vai adquirindo (e aplicando) sobre os vários tipos de ativos: ações, ouro, imóveis, etc.

Uma das ideias que o livro partilha é o facto de as classes baixas e médias da população concentrarem-se em comprar coisas que consideram ser ativos, e na verdade são apenas passivos, enquanto as classes mais altas compram efetivamente ativos e acabam por enriquecer mais.

Leia ainda: 5 livros para mudar a sua vida financeira

Os segredos da mente milionária de T. Harv Eker

Neste livro o autor, T. Harv Eker, fala mais da parte do nosso subconsciente e como algumas vezes pomos barreiras ao nosso próprio sucesso, quantas vezes ouvimos dizer que o dinheiro é a raiz de todo o mal ou que as pessoas ricas são egoístas?

O autor pede-nos que reconsideremos estas assunções que nos foram transmitidas, e que formemos as nossas próprias ideias relativamente ao dinheiro e às pessoas ricas.

T. Harv Eker explica que o que faz uma pessoa rica ou pobre não está relacionado com questões de educação, inteligência, talento ou oportunidades, mas sim o modelo pessoal de dinheiro que temos no nosso subconsciente. De forma a ultrapassar esta questão, o autor diz ser necessário que cada um de nós identifique o seu modelo e se for necessário praticar para que possa invertê-lo.

O homem mais rico da babilónia de George S. Clason

A primeira edição deste livro remonta a 1926, mas a sua atualidade mantém-se. O autor, George S. Clason, inspirou-se na antiga Babilónia para escrever sobre como alcançar o sucesso financeiro. A história do livro é sobre um homem pobre que queria ficar rico. E conseguiu atingir o seu objetivo, através de cinco conceitos.  

Entre os conceitos dissecados no livro está o de nos pagarmos em primeiro. Pagamos a conta da água, da luz, do gás, o carro, a alimentação, etc., então porque não nos pagarmos a nós também? E, neste caso, esta seria a primeira fatura a saldar.

O livro recomenda que se guarde, pelo menos, 10% dos nossos rendimentos. Para conseguirmos acumular poupança, sem “dores” maiores, deveremos controlar as nossas despesas, anotando tudo o que são gastos.

Leia ainda: Quanto devo poupar do meu ordenado por mês?

Inabalável de Tony Robbins

Escrito por uma das pessoas mais influentes na área do desenvolvimento pessoal, Tony Robbins, este livro explica que o nosso maior problema no que toca às nossas finanças pessoais somos nós próprios. Sim, é verdade que a vida tem os seus imprevistos, mas não podemos deixar que isso perturbe os nossos objetivos financeiros.

Por exemplo, numa situação de crise muitas pessoas acabam por abandonar os seus objetivos financeiros, no entanto este é um dos maiores erros. Os objetivos podem ser adaptados, mas não devem ser abandonados. E a poupança regular tem de ser uma missão, de forma a que seja possível ter as rédeas do nosso futuro.

A ideia é traçar objetivos financeiros, dentro das possibilidades de cada um, e sermos inabaláveis no seu alcance, só assim, defende o autor, é possível conseguir uma vida plena.

Leia ainda: Como ensinar as crianças a poupar

Como Enriquecer na Bolsa Com Warren Buffett de David Clark e Mary Buffett

Warren Buffett, conhecido no mundo de investimentos como o oráculo de Omaha (uma alusão às suas origens e à riqueza gerada em Wall Street), é o investidor mais influente das últimas décadas.

O livro partilha conceitos e técnicas usadas por Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, na área financeira. Conceitos relacionados com taxas de rendibilidades ou como identificar uma empresa onde investir estão entre as partilhas.

O livro conta como é possível enriquecer-se, através de investimentos, mas deixa o alerta de que dificilmente isto acontecerá do dia para a noite. Por regra, são necessários vários anos para que se consiga enriquecer.

Warren Buffett constituiu a maior parte da sua riqueza através de investimentos no mercado de ações. Este livro explica a filosofia do homem que teve um retorno médio anual de 30% durante 10 anos, período no qual o retorno médio do mercado global foi de 10%.

E agora que já lhe deixámos cinco títulos de livros que podem ajudá-lo a tomar as rédeas da sua vida financeira, boas leituras!  

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “5 livros que os investidores (mas não só) devem ler
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.