Finanças pessoais

Devo pedir um crédito pessoal para mobilar a minha nova casa?

Acabou de comprar ou arrendar uma casa e está a pensar pedir um crédito pessoal para a mobilar? Veja as vantagens e desvantagens.

Finanças pessoais

Devo pedir um crédito pessoal para mobilar a minha nova casa?

Acabou de comprar ou arrendar uma casa e está a pensar pedir um crédito pessoal para a mobilar? Veja as vantagens e desvantagens.

Ao comprarmos ou arrendarmos uma nova casa, começamos logo a imaginar como queremos pôr o novo cantinho ao nosso gosto. Mas, por vezes, as despesas de um processo de escritura ou a caução de um arrendamento não nos deixam margem monetária logo de seguida para mobilarmos a casa como desejamos. Aqui, surge a questão: Devo pedir um crédito pessoal para mobilar a minha nova casa?  

Pedir um crédito tem as suas vantagens, mas também desvantagens. Antes de tomar uma decisão destas, deve analisar todos os prós e contras, para que perceba qual a melhor opção para a sua carteira e, essencialmente, tendo em conta as suas necessidades, felicidade e conforto. 

Coloque os pratos na balança

Antes de pedir um crédito pessoal, deve ter em consideração vários aspetos. O primeiro será ter noção de que as taxas de juro associadas a um crédito pessoal são, por regras, mais elevadas do que noutro tipo de soluções. Isto porque, por regra, estamos a falar de um crédito que não tem qualquer garantia associada, pelo que as entidades que fazem estes financiamentos tendem a cobrar juros mais elevados, que servem como uma segurança, no caso de incumprimento.

A seguir é preciso perceber como está o seu orçamento. Ou seja, as suas finanças estão equilibradas? Calcule a sua taxa de esforço para compreender se consegue suportar mais uma despesa mensal. 

Para esta análise, contabilize detalhadamente todas as outras despesas , como contratos de energia, telecomunicações, subscrições de streaming, compras de supermercado, custos com o colégio dos filhos, custos com animais de estimação, entre outros, e perceba que valor lhe resta a partir daí.  

A casa para onde vai já tem eletrodomésticos? Essa pode ser uma condicionante importante na decisão, visto que os eletrodomésticos têm um preço relativamente alto. 

Por fim, faça um orçamento da mobília e decoração que quer comprar para a sua "casa de sonho", para que perceba o valor que precisa para mobiliar a casa como deseja.

Leia ainda: O que é o crédito pessoal?

Desvantagens de pedir crédito pessoal para mobilar casa 

  • Mais um encargo 

Uma das maiores desvantagens de pedir este crédito pessoal é ficar com mais uma despesa mensal a juntar aos seus habituais encargos. De acordo com o Banco de Portugal, o prazo do crédito pessoal não pode durar mais de sete anos e, portanto, à parte de possíveis amortizações, durante esse período de tempo tem esse encargo a mais na sua carteira todos os meses. 

  • Se precisar de contrair outros créditos, pode ser uma condicionante 

Deve também pensar no facto de querer vir a ter ainda outros créditos, como por exemplo um crédito automóvel, como uma desvantagem de fazer um crédito pessoal. Isto porque fazer um crédito pessoal pode dificultar a realização de futuros créditos, uma vez que a sua taxa de esforço se vai tornar ainda mais elevada. 

  • Custo total da mobília mais elevado 

Por fim, deve considerar que com um crédito vêm sempre juros. Quantos mais anos tiver o crédito mais juros pagará. Imagine um crédito de 5.000 euros, associado a uma TAEG de 12,8%, se o contrato decorrer durante sete anos, no final terá pago 7.439,04 euros. Se pagar ao longo de três anos o custo total fica em 5.986,80 euros.

Vantagens de pedir crédito pessoal para mobilar casa 

  • Ficar logo com a casa a seu gosto 

Uma das maiores vantagens de pedir um crédito pessoal para mobilar a sua nova casa, é conseguir de imediato, logo assim que a compra, pôr a casa a seu gosto.  

  • Conforto e necessidades respondidas 

Não só em questão de gosto, mas também do conforto e necessidades, torna-se uma vantagem ter logo acesso, por exemplo, aos eletrodomésticos essenciais (se necessário) e a elementos de mobiliário que vão garantir a sua comodidade na nova casa, como uma cama ou um sofá. 

  • Uma preocupação a menos (mas...) 

A preocupação e o aperto que se pode sentir, juntamente com o sentimento de impotência, por não ter capacidade financeira para conseguir adquirir aquilo de que precisa para mobilar a sua nova casa, pode ser frustrante. Por isso, ao optar pela solução do crédito pessoal, pode fugir a esse provável cenário. No entanto, lembre-se de que um crédito pessoal pode trazer-lhe também o cenário de incapacidade financeira por ser mais um esforço mensal.

Perante estes cenários, deve assim pesar todos estes pratos na balança e ponderar as suas prioridades, e, se for o caso, envolvendo toda a família, para tomar a decisão adequada àquilo de que precisa, às suas preferências e condições monetárias. 

Pondere a possibilidade de ir juntando ao longo de algum tempo e ir comprando as coisas progressivamente.

Leia também: Qual o impacto das novas regras do crédito pessoal na vida das famílias

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #crédito pessoal,
  • #vantagens e desvantagens
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido