Mais Valia é um podcast do Doutor Finanças orientado para o setor imobiliário, conduzido por Gonçalo Nascimento Rodrigues, consultor em Finanças Imobiliárias, no podcast Mais Valia

No terceiro episódio do podcast Mais Valia, Gonçalo Nascimento Rodrigues, especialista em finanças imobiliárias, entrevista Gonçalo Abreu, co-founder da Alfredo AI. O papel da tecnologia no desenvolvimento do setor e os desafios da inteligência artificial num futuro a médio prazo foram os temas em destaque.  

Reconhecendo que a compra de casa é uma “situação muito emocional”, Gonçalo Abreu defendeu que tratar desse processo “única e exclusivamente com tecnologia não é uma coisa que deixa as pessoas completamente descansadas”. É necessário, por isso, “tranquilizar as partes, dar confiança e ter empatia”, acrescentou.

O responsável da Alfredo salientou ainda que a tecnologia também tem erros. “Quando há erros na tecnologia, também é necessário haver operadores”, disse. “A tecnologia não vai substituir o humano.”

A plataforma Alfredo teve também destaque nesta conversa. Trata-se de uma plataforma de inteligência artificial que procura “ajudar aos profissionais do imobiliário a fazerem um conjunto de ações, nomeadamente estimar o valor de imóveis, tratar das leads, fazer uma procura exata de qual é o stock [de imóveis] agora e qual foi o stock no passado.

Para isso, são recolhidos dados públicos que estão disponíveis na internet, mas também dados providenciados por empresas parceiras, que são depois tratados de forma a “limpar as incongruências”, revelou o convidado, que vê uma “aceitação total” deste tipo de ferramentas por parte dos profissionais.

Sobre o futuro, Gonçalo Abreu considera que existe “todo um conjunto de ganhos rápidos e fáceis que o Estado poderia fazer do ponto de vista da infraestrutura dos dados, ou seja, sem mudar um único processo”. O convidado salientou que só “dar maior visibilidade [a este tema] traria uma nova magnitude de confiança ao mercado.” 

Ouça aqui os episódios anteriores com Patrícia Barão e Sérgio Ângelo.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Imobiliário