No segundo episódio do podcast Mais Valia, Gonçalo Nascimento Rodrigues, especialista em finanças imobiliárias, convidou Sérgio Ângelo, broker da Remax Expogroup e perito avaliador imobiliário.
Nesta conversa, abordaram o papel do broker na mediação imobiliária, assim como os desafios, tendências e estratégias para um setor fortemente concorrencial.
Sérgio Ângelo defendeu a ideia de que a mediação imobiliária deve ser vista como um serviço e que o agente que se destaca é aquele que tem a “capacidade de resolver um problema”. Sendo que o perito avaliador imobiliário admitiu haver alguma falta de humanização na mediação imobiliária.
O convidado defendeu que “devia ser obrigatório recorrer à mediação”, justificando com a importância do cumprimento das normas de compliance e legislação.
A importância da formação na área foi destacada nesta conversa. “Temos clientes cada vez mais informados e, se não formos capazes de evoluir, vamos estar mais perto de perder o jogo do que de o equilibrar”, afirmou Sérgio Ângelo.
Quando questionado sobre a possibilidade de uma pessoa conseguir comprar uma casa sem recorrer a um agente humano, o convidado reconheceu “achar difícil, mas não impossível”. Sérgio Ângelo acrescentou, em tom de brincadeira, que “há pessoas que simplesmente não gostam de estar com pessoas e isso vai acontecer”. Porém, na sua opinião, o toque humano é essencial.
Sobre o mercado residencial, o convidado admitiu que, apesar dos preços elevados das casas, ainda “há muito capital disponível”, acrescentando que “50% do negócio [da Remax Expogroup] é feito sem recurso a financiamento bancário.”
A conversa conta ainda com conselhos para quem quer iniciar uma carreira na área da mediação imobiliária.
Ouça aqui o episódio 1 com Patrícia Barão.
