Investimentos

Vai subscrever um fundo de investimento?

Os fundos são um investimento escolhido por muitas pessoas para investir. Conheça alguns cuidados que deve ter se decidir fazer este tipo de investimento.

Investimentos

Vai subscrever um fundo de investimento?

Os fundos são um investimento escolhido por muitas pessoas para investir. Conheça alguns cuidados que deve ter se decidir fazer este tipo de investimento.

Os fundos de investimento são uma forma prática de investir num determinado mercado (geográfico, de actividade ou de outro tipo). Neste artigo, fique a conhecer alguns cuidados a ter se decidir fazer este tipo de investimento. 

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Muitos investidores optam por este tipo de investimento pois obtêm uma exposição alargada a um mercado e, necessariamente, diminuem o risco específico.

Infelizmente há cada vez mais a tendência de perseguir rentabilidades passadas mas, como os bancos dizem, rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. E não são mesmo.

analisar graficos da bolsa no computador de fundo preto

Regra geral não há fundos com retorno "certo", mas existem algumas dicas que pode seguir para decidir que fundo de investimento vai subscrever:

  1. Defina qual o risco que está disposto a assumir. Certos mercados, como os emergentes, são extremamente arriscados e em certos períodos pode obter significativas rentabilidades negativas.
  2. Defina bem o prazo de investimento. Se for de curta duração não opte por investimentos muito arriscados, no curto prazo têm uma volatibilidade  extremamente elevada.
  3. Escolha o mercado onde quer investir (China, América Latina, matérias-primas, ouro, etc...). Estude as notícias, faça as suas previsões económicas, "especule". Ajuda se entender o que faz o mercado "mexer", pelo que é preferível optar por mercados que conhece.
  4. Olhe para os fundos que investem no mercado escolhido e opte por aquele que, ao longo do tempo, se tem destacado em relação ao índice de referência. Na Morningstar consegue obter essa informação.
  5. Invista 🙂

Partilhe connosco as as suas experiências. Queremos saber! 🙂

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #fundos de investimento,
  • #fundos de investimento 2018,
  • #investimento
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

17 comentários em “Vai subscrever um fundo de investimento?
  1. Claro que para obteres o maximo rendimento num investimento em fundos, terás de fazer diversificação. Para o conseguires teras de comprar os melhores fundos de cada categoria(continente, sector, etc), sendo que provavelmente nao serão da mesma instituição. Sendo assim só o conseguirás fazer se tiveres mais do que uma conta aberta. Isto é obviamente uma desvantagem, mas de que outra forma jovens com rendimentos limitados invistirá??Custos com corretagem ainda são actualmente muito altos para pequenos investidores, sendo na minha opinião os fundos a melhor maneira de entrar no mercado para a classe jovem “pobre” lol.

    Cumprimentos

  2. Pedro,

    todas as instituiçoes que referi têm um site oficial onde poderás abrir conta e comprar os diversos fundos que quiseres. Terás de preencher um formulario e depois envia-lo por correio assinado. Nesse mesmo formulario definiras quais os fundos que queres adquirir e os montantes investidos.

    Cumprimentos

  3. Se queres comprar fundos…aconselho-t plenamente em compra-los no estrangeiro…instituiçoes como fidelity, vanguard, schwab, allianz entre outras permitem-t comprar os mesmos fundo que sao distribuidos nos bancos portugueses tipo active 7, best, big com taxas de administraçao bem melhores.

    Cumprimentos

    Parabens pelo blog

  4. Pedro, não sei se está enquadrado ou não, mas conheces o produto Fidelity Poupança do BEST. Achas que para quem quer simplesmente algo para poupar durante 10, 20 ou mesmo 30 anos é bom o suficiente? Ou existem outros produtos do género melhores?

    Obrigado. e continua com o bom trabalho. Abraço.

  5. Andava eu aqui pela net a ver a melhor instituição para rentabilizar o meu dinheiro e eis que surge a dúvida do TANB…faço a pesquisa e pimba, vou parar ao Blog do Pedro…e pronto teve logo que ir para os favoritos! Ja aprendi umas coisas…obrigado! e continua com o bom trabalho!
    Abraço

  6. João, por acaso nunca fui a uma dessas sessões, nem do Big, nem do Best. Mas tinha alguma curiosidade em saber se dizem ou não alguma coisa de interessante, mas tenho ideia de, como dizes, servir para “puxarem à brasa à sardinha deles”.

    Em relação aos investimentos “loucos”, eu ouço com cada história… Penso que tens toda a razão, muitas das pessoas não sabem no que se metem e consideram que rentabilidades dos anos anteriores são 99% de garantia de rentabilidades semelhantes.

    Mais importante que ganhar o “euromilhões da bolsa”, é enveredar por investimentos continuados.

    Abraços

  7. Óptimas dicas, Pedro.

    Recentemente assisti, pela 3º vez em 3 anos, às sessões Big do Banco BigOnline.
    Muito esclarecedoras, exceptuando da parte de ‘puxar a brasa para a sardinha’ das casas de investimento cujo orador pertence…
    Mas isto apenas para dizer que com as ‘amostras’ do tipo de perguntas que as pessoas faziam, acho que o mercado português ainda está muito imaturo neste tipo de investimento. Há muito boa gente e esperar fazer fortunas investindo com alto risco… a curto prazo…
    E muita gente a ‘jogar’ na bolsa (sim, para alguns é um jogo…) e a jurar a pés juntos que nunca jogaria em casinos…
    Vá se lá perceber isto…

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.