Literacia financeira

Literacia financeira para crianças: 8 livros que ajudam pais e filhos

Quer educar financeiramente os seus filhos, mas não sabe por onde começar? Eis alguns livros de literacia financeira para crianças e pais

Literacia financeira

Literacia financeira para crianças: 8 livros que ajudam pais e filhos

Quer educar financeiramente os seus filhos, mas não sabe por onde começar? Eis alguns livros de literacia financeira para crianças e pais

Apostar em livros de literacia financeira para crianças pode parecer-lhe supérfluo, mas, na verdade, deve pensar que é um importante investimento na educação financeira de toda a família.

Embora nunca seja tarde para aprender a poupar e a gerir eficazmente o seu dinheiro, a verdade é que a literacia financeira deve fazer parte da vida das crianças desde cedo. E porquê? Para que possam vir a tomar decisões informadas e conscientes, e também porque são elas o futuro.   

Literacia financeira infantil: Como falar de dinheiro com crianças?
Ler mais

Por isso, se tem crianças ou adolescentes em casa, fale com elas abertamente sobre a importância do dinheiro e da poupança. Contudo, e porque esta pode não ser uma temática fácil de abordar, trazemos uma seleção de livros que podem ser uma ajuda para toda a família.

A primeira seleção destina-se ao público mais jovem, podendo ser um ótimo auxiliar na educação financeira. Já a segunda seleção de livros destina-se aos pais e têm por base ajudá-los nesta importante tarefa de ajudar os filhos a perceber a importância do dinheiro e como fazer a sua gestão.  

Leia ainda: Conheça os diferentes perfis das crianças em relação ao dinheiro

Livros para os filhos (crianças e adolescentes) 

“Doutor Finanças e a Bata Mágica”, Doutor Finanças 

Livro Doutor Finanças e a Bata Mágica Dia da criança

“Doutor Finanças e a Bata Mágica” é um livro infantil que tem como propósito ensinar as crianças a poupar através do método “Spend, Save, Share”, que em português significa “Gastar, Guardar, Ajudar”. Este método caracteriza-se por dividir o orçamento total em três mealheiros, cada um com a sua finalidade, isto é, um mealheiro representa gastar, outro guardar e finalmente o terceiro ajudar. 

Com o objetivo de criar um momento entre pais e filhos, ao longo da história, os mais pequenos vão encontrar exercícios úteis no desenrolar da ação, que podem ser feitos em família. 

No final do livro vai poder ainda encontrar mealheiros para os mais pequenos recortarem e montarem

Leia ainda: A técnica dos 3 mealheiros

“Faz Crescer o Teu Mealheiro”, Elisabete Lourenço  

Este livro, destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos, tem como objetivo ajudar as crianças a gerirem e controlar das suas finanças. Pode ser utilizado como um diário/agenda, onde podem ser registadas todas as saídas e entradas de dinheiro, gastos habituais e extras, permitindo assim que sejam as próprias crianças a fazerem a gestão da semanada. Podem ainda fazer o planeamento dos seus próprios objetivos e organização das poupanças, por forma a adquirirem conhecimentos de educação financeira. Para além ser uma excelente forma de introduzir o tema, chama ainda os mais pequenos à responsabilidade de gerirem o seu dinheiro.  

“Pai: Ensinas-me a Poupar?”, Paulo Jorge Silveira Ferreira e Silvia Alambert 

Direcionado a crianças, este é um livro divertido construído a partir de diálogos reais entre pai e filha, no qual vão sendo explicados vários conceitos de finanças pessoais: o que é o dinheiro e para que serve, o que são receitas e despesas, orçamentos, direitos e deveres dos consumidores, por exemplo.

O autor do livro, Paulo Ferreira, que é também a personagem da história, explica ainda aos pais como é que estes podem transmitir aos seus filhos porque saem de casa todos os dias para trabalhar.  

O livro pode ainda ser complementado com a app “Primeira Poupança”, disponível para download para diferentes dispositivos. 

Leia ainda: Apps para poupar nos transportes, lazer, desporto e finanças pessoais

“O Homem mais Rico da Babilónia”, George S. Clason 

Este é um livro que pode ser passado de pais para filhos ou o contrário. A verdade é que é uma excelente opção tanto para pequenos como para graúdos. Este livro já atravessou e influenciou várias gerações através de parábolas da Babilónia que subtilmente mostram mecanismos e estratégias para poupar, investir e fazer crescer as poupanças de forma saudável. 

“Broke Millennial Talks Money”, Erin Lowry 

jovem a ler livro

Destinado a jovens e até mesmo adultos, este livro é um guia completo para ajudar a falar sobre dinheiro em todos os momentos da sua vida, seja no trabalho, com amigos, com a família ou nos relacionamentos.  

Uma vez que falar sobre dinheiro ainda é um tema tabu, esta obra tem como objetivo dar dicas simples para aliviar a tensão e tornar estas conversas mais fáceis.  

O livro inclui guiões, dicas e conselhos para ajudar em vários cenários possíveis onde o tema é o dinheiro:

  • Dizer aos amigos que não consegue ter um estilo de vida igual ao deles; 
  • Perguntar aos pais se eles vão conseguir ter reforma e se vão precisar de apoio no futuro, à medida que forem envelhecendo; 
  • Falar com os colegas de trabalho sobre o seu salário e negociar com a entidade patronal. 

A juntar e para completar esta leitura, o autor escreveu ainda: “Broke Millennial” e “Broke Millennial Takes on Invesment”.

Leia ainda: Como poupar dinheiro da adolescência

Livros para os pais 

mãe a ler livro

“Pai Rico, Pai Pobre”, Robert T.Kiyosaki 

Com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, este livro tornou-se uma referência no que diz respeito à educação financeira. De uma forma simples, o autor mostra aos seus leitores como as pessoas ricas ensinam seus filhos sobre dinheiro e a sua gestão, perpetuando assim a riqueza. 

Como melhorar a literacia financeira da sua família
Ler mais

Kiyosaki utiliza a sua própria vivência na narrativa, com o objetivo de desenvolver uma mentalidade empreendedora nos leitores. 

O milionário americano é filho de um funcionário público que, apesar de ser inteligente e honesto, nunca conseguiu atingir a independência financeira. Ele é o pai pobre. 

Em contrapartida, o pai rico é representado pelo melhor amigo do escritor, um comerciante que conseguiu construir grande riqueza devido à forma como lidava com dinheiro e que ensinou a ele tudo sobre finanças. 

“Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos”, Gustavo Cerbasi 

Segundo o autor, Gustavo Cerbasi, mais importante do que poupar dinheiro durante uma vida para dar aos filhos é ensiná-los a lidar com ele através da educação financeira.  

Neste livro os pais podem encontrar dicas para preparar educar financeiramente os seus filhos, preparando-os para poupar, investir e escolher as suas prioridades. O autor aponta ainda algumas atitudes consideradas financeiramente erradas e que os pais tomam sem perceber.  

“Educação Financeira para Crianças e Adolescentes”, Ricardo Ferreira 

Este livro é dirigido para os pais. Tem dicas bem estruturadas e baseadas em investigação científica que vão ajudar os graúdos a dar bons conselhos e ótimas instruções de poupança aos mais pequenos. 

Com uma linguagem simples, este livro vem acompanhado de um manual de atividades e jogos que vão ajudar os pais a explicar conceitos, para que os mais novos aprendam a gerir o dinheiro.

Para mais dicas espreite a nossa página de Literacia Financeira Infantil.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #literacia financeira infantil,
  • #livros,
  • #livros de finanças pessoais
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.