Crédito

Mapa de controlo de créditos

Crédito

Mapa de controlo de créditos

O Mapa de controlo de créditos é uma ferramenta automática que lhe permite acompanhar e controlar o seu crédito (por exemplo crédito habitação) de forma simples.

Depois de introduzir os dados do seu crédito, são-lhe apresentadas as diversas prestações mensais (e a sua decomposição), tendo em conta as variações anteriores e futuras da Euribor. Ou seja, pode facilmente verificar os cálculos do seu banco, qual o valor da próxima prestação ou o capital em dívida, além de outras funcionalidades.

De destacar ainda que esta ferramenta suporta alterações de spread, períodos de carência, amortizações antecipadas, Euribor a 3 e 6 meses, alteração do prazo e encargos.

Esta ferramenta é sem dúvida extremamente útil para quem tem um crédito habitação.

Utilize o mapa de controlo de créditos e equilibre as suas finanças.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

128 comentários em “Mapa de controlo de créditos
  1. Olá Pedro!
    Fiz hoje a 2ª tentativa de usar o Mapa de Controlo de Créditos, mas o resultado não é o esperado. O valor das prestações não coincide com o real… Talvez porque optei por prestações mistas?! Há solução para este tipo de crédito neste Mapa?
    Obrigada pela ajuda e pelos interessantíssimos conteúdos do blog

  2. Tenho crédito feito em Fevereiro de 2002. Uma vez que não contempla datas anteriores a 2008, tentei colocar o capital em divida de Fevereiro de 2012, subtraí 120 meses ao prazo de pagamento e coloquei o spread de Fevereiro 2012, está correcto? É que os valores que me apresenta na folha estão errados e com diferenças consideráveis…

    Cumprimentos

    1. Convém acrescentar que o crédito é bonificado… Não sei se isso altera alguma coisa.
      Outra situação que acontece e que acho estranho, é que na 6 prestação, antes da actualização (em Fevereiro e Agosto portanto), o valor é sempre mais alto que nos restantes 5 meses (indexação euribor 6 meses). No banco dizem que é devido a acertos na bonificação, esta é uma situação normal?

  3. Bom dia.
    Gostava de ter um esclarecimento seu sobre os juros a pagar nas prestações mensais de empréstimo à habitação. Ouço e leio desde há muitos meses notícias que nos dão conta das descidas das taxas da Euribor e consequentes descidas nos juros a pagar nas prestações.
    Constato,porém,que nos extractos do meus banco tal não se reflecte com a velocidade com que as descidas estão a ocorrer. Quais são as regras que se aplicam? Pergunto: uma descida de Euribor implica uma descida imediata nesse mês ou no máximo no mês seguinte?
    Antecipadamente agradecido por um esclarecimento sobre esta matéria.
    António

    1. é uma dúvida que os jornalistas não ajudem a esclarecer com as notícias bombásticas sobre redução da euribor. Mas perdoo-oos porque é das poucas boas notícias que se vêem nos dias de hoje!.

      Falta de facto esclarecer que as prestações são actualizadas no mesmo período do que o indexante subjacente: se for a euribor a 6 meses, as prestações serão actualizadas no mês seguinte a cada período de 6 meses, a contar da data da escritura, com base na média da euribor a 6 meses do mês anterior.

      No meu caso, a taxa é revista sempre em dezembro e em junho, com base nas médias de novembro e de maio, respectivamente, com efeito na prestação a pagar em janeiro e em julho.

      se fosse a euribor a 3 meses, era revista 4 vezes por ano; se for a euribor a 12 meses, era revista apenas uma vez por ano.

  4. Há uns anos enviei-te uma folha de cálculo com o título “Simulador crédito taxa variável” com a intenção de partilhá-la no site ao que me respondeste: “confesso que tenho algumas dúvidas sobre a sua aplicabilidade prática”.
    Engraçado como uns anos depois já parece ter aplicação! E a folha de cálculo é tão ig… parecida!

  5. Talvez fosse interessante informar os utilizadores que o ficheiro só serve para anos de 2007 em diante, um simples comentário, evitava o gasto de tempo de muitos utilizadores.

  6. Bom dia Pedro,
    o introduzir datas de 1ªprestação anteriores a 2008 o mapa devolve #NA nos valores. Será que estou a fazer alguma coisa errada? o meu credito foi iniciado a 1998.
    Obgª
    Ana

  7. Bom dia
    Introduzi todos os dados e o resultado bate certo com o banco, gostaria somente de saber como é feita a actualização da euribor, é que chega a um ponto em que até ao final do prazo aparece a euribor de agosto de 2012.
    Obrigada

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.